Quando o militar deve prestar continência?
22. O militar, quando tiver as duas mãos ocupadas, faz a continência individual tomando a posição de sentido, frente voltada para a direção perpendicular à do deslocamento do superior. § 1º Quando apenas uma das mãos estiver ocupada, a mão direita deve estar livre para executar a continência.
O que significa a continência militar?
Continencia é a saudação militar. Ella é o signal de respeito dado pelo militar individualmente a seus camaradas, – superiores, iguaes ou subordinados, – ás autoridades, á bandeira ou ao hymno nacional, á tropa, na conformidade deste regulamento, ou dado collectivamente pela tropa nas mesmas condições.
Porque prestar continência ao terreno?
A continência é a saudação prestada pelo militar e pode ser individual ou da tropa. § 1º A continência é impessoal; visa a autoridade e não a pessoa.
Quem criou a continência militar?
O uso da continência entre os militares alude aos gestos criados pelos cavaleiros medievais. Frutos de uma sociedade isolada e tementes às terríveis invasões bárbaras, os cavaleiros eram um dos mais notórios integrantes do mundo feudal.
Quem tem direito a continência?
Teem direito à continência: a) A Bandeira Nacional: 1º Ao ser içada ou arriada nas fortalezas, repartições públicas e nos fortes, navios de guerra, edifícios militares, segundo as normas estabelecidas no Cerimonial Militar e no Cerimonial Marítimo. 2º Quando conduzida por tropa.
Como um militar deve se comportar?
O militar deve manter alto padrão de comportamento ético, que se refletirá no seu desempenho perante a Instituição a que serve e no grau de respeito que lhe é devido . Decoro da Classe – refere-se aos valores moral e social da Instituição (Exército Brasileiro) e à sua imagem ante a sociedade.
Qual é a origem da continência?
Saudação teria surgido na Idade Média Ao se apresentarem diante do seu soberano antes de uma batalha, os cavaleiros, vestindo armaduras, eram obrigados a usar a ponta dos dedos da mão direita para erguer a viseira do elmo, o capacete medieval: assim teria surgido o gesto.
Qual o significado de continência na Bíblia?
Significado de Continência Moderação nas palavras e nos gestos.
Para quem devemos prestar continência?
Pelo regulamento, “a continência parte sempre do militar de menor precedência hierárquica” e, quando “ocorrer dúvida sobre qual seja o de menor precedência, deve ser executada simultaneamente”. “Todo militar deve, obrigatoriamente, retribuir a continência que lhe é prestada”.
Quais são os 3 três elementos da continência?
São elementos essenciais da continência individual: Atitude, gesto e duração, variaveis de acordo com a situação especial dos executantes.
Como surgiu continência?
A origem dessa saudação militar remonta à Idade Média, inicialmente como sinal de respeito usado apenas para os reis. … Os militares franceses, por exemplo, até hoje cumprimentam-se com a palma da mão voltada para a frente – já os brasileiros batem continência à moda prussiana, com a palma da mão para baixo.
Quando surgiu a hierarquia militar?
Historicamente, essa estrutura começou a ser desenhada no começo do século 20, sob a influência de duas forças armadas diferentes: a francesa, logo depois da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), e a americana, na década de 1940.
Quem deve prestar continência?
O decreto regulamenta ainda que “a continência parte sempre do militar de menor precedência hierárquica” e, quando “ocorrer dúvida sobre qual seja o de menor precedência, deve ser executada simultaneamente”. “Todo militar deve, obrigatoriamente, retribuir a continência que lhe é prestada”.
Como falar com um militar?
Art 8º Para falar a um superior, o militar emprega sempre o tratamento “Senhor” ou “Senhora”. § 1º Para falar, formalmente, a um oficial-general, o tratamento é “Vossa Excelência”, “Senhor Almirante”, “Senhor General” ou “Senhor Brigadeiro”, conforme o caso.
Comentários