Quais patologias podem ser diagnosticadas com o exame de urografia excretora?
A urografia excretora é um exame de diagnóstico que serve para avaliar a estrutura e funcionamento do sistema urinário, quando existe suspeita de massas renais, como tumores, cálculos ou anomalias genéticas, por exemplo.
Quais os objetivos da urografia?
Urografia excretora é um procedimento radiológico utilizado para observar as anormalidades do sistema urinário, incluindo os rins, ureteres, bexiga urinária e uretra. Para que serve o exame? O objetivo do exame é visualizar toda a porção coletora do sistema urinário e avaliar a capacidade funcional dos rins.
O que é o exame de urografia?
Com este exame, avalia-se o estado do trato urinário do paciente, descobrindo informações sobre a presença de cálculos (pedras) nos rins, na bexiga e nos ureteres, além de tumores que podem surgir no sistema urinário, quadros inflamatórios e infecciosos, obstruções na uretra e hidronefrose.
Para que serve a compressão na urografia excretora?
A faixa de compressão é um dos elementos mais importantes na hora de realizar um exame de urografia. Esse exame consiste na avaliação de todo o sistema urinário, levando em consideração os rins (cálices e pelve), ureteres e bixiga.
O que constitui uma indicação clínica para a realização da urografia excretora?
2 Indicações As principais indicações clínicas da urografia excretora incluem: 1- Aumento da massa abdominal (crescimento anormal que envolve o abdômen) 2- Cálculos renais ou ureterais (pedras) 3- Traumatismo renal (pancada) 4- Dor no flanco 5- Hematúria (sangue na urina) 6- Hipertensão renal ( aumento da pressão …
Qual a importância do jejum e da limpeza intestinal para a urografia excretora?
– Trazer o pedido médico. Para que o exame fique bom, é importante uma limpeza intestinal, pois gases e fezes prejudicam uma melhor avaliação. Obs: Exame NÃO realizado em pacientes com hipertireoidismo ou mieloma múltiplo.
Qual é a importância de se realizar um exame de urografia retrógrada?
Urografia Retrógrada (Pielografia) Este procedimento é indicado em pacientes com obstrução ou disfunção renal, nos quais o sistema coletor da pelve renal e os ureteres têm de ser examinados. Proporciona melhor visualização de pequenas falhas de enchimento pelo material de contraste da pelve renal e dos ureteres.
Qual a importância dos meios de contraste?
Por que os meios de contraste são necessários? Dois órgãos de densidade e número atômico médio semelhantes não são distinguíveis ao raio-X. Os meios de contraste são, portanto, necessários para criar um contraste artificial entre o órgão a ser diagnosticado e o tecido circundante.
Como é feito esse exame urografia?
A Urografia excretora é o estudo radiológico dos rins, vias urinárias e bexiga utilizando o meio de contraste iodado endovenoso. É indicada em casos de hidronefrose e cálculo. O exame é feito com o paciente deitado de barriga para cima e sem anestesia. É feito um Raio X abdominal antes do início do exame.
O que é urografia venosa como é feita?
O que é Urografia Venosa Minutada 1-2-3? Urografia é um exame de imagem do sistema urinário que faz uso de raio-x e contraste. É um procedimento comum, por ser rápido e não invasivo. Neste exame, são usadas pequenas doses de radiação, identificando alterações em ossos e órgãos.
Qual a finalidade da faixa compressora *?
A Faixa de compressão é utilizada para exame de urografia. Pode ser utilizada em qualquer tipo de mesa é fornecida completa com ferragens.
Quando é contra indicado a faixa de compressão?
As meias de compressão apenas devem ser usadas sob indicação médica, sendo contra-indicadas em algumas situações: Doença arterial obstrutiva periférica. Insuficiência cardíaca não controlada. Infecções ou feridas nas pernas.
Qual das condições abaixo é uma contraindicação a realização de urografia excretora?
Contraindicações ao uso do contraste Pacientes com histórico de: alergia ao iodo, reações alérgicas graves a outras substâncias (choque, edema de glote, urticária grave), asma grave, insuficiência renal (permitido apenas se o paciente fizer diálise no dia do exame).
Qual a indicação da urografia retrógrada?
Urografia Retrógrada (Pielografia) Este procedimento é indicado em pacientes com obstrução ou disfunção renal, nos quais o sistema coletor da pelve renal e os ureteres têm de ser examinados. Proporciona melhor visualização de pequenas falhas de enchimento pelo material de contraste da pelve renal e dos ureteres.
Comentários