Quando usar o estepe?
O estepe temporário também tem um ciclo de vida de 5 a 6 anos, a partir de sua data de fabricação. Mesmo que nunca tenha rodado na estrada, o estepe não está livre da ação do tempo e da temperatura. Por isso, depois desse tempo, ele deve ser substituído.
Porque o pneu estepe?
Criado com o objetivo de contribuir para a redução do peso nos veículos, reduzir o espaço ocupado no porta-malas e também para facilitar a troca em caso de emergência, o estepe temporário não é uma unanimidade, já que impede o uso do pneu da roda reserva em uma eventual troca do jogo instalado nas rodas de rodagem.
Pode viajar sem estepe?
De acordo com o artigo 1º da Resolução Contran 14/98, a roda sobressalente (estepe) é classificada como equipamento obrigatório. Ou seja, a priori, a sua ausência poderia gerar uma multa, pelo enquadramento no inciso X do artigo 230º do Código Brasileiro de Trânsito.
Quanto tempo dura o Step?
Cinco a seis anos a partir de sua data de fabricação ele deve ser substituído, ainda que não tenha sido jamais colocado para rodar. A data em questão está registrada na banda lateral, com as letras DOT seguidas de quatro dígitos. Os dois primeiros indicam a semana, os dois últimos o ano em que foi fabricado.
Pode andar com step no carro?
Isso mantém parte da dirigibilidade do carro, mas sua capacidade de fazer curvas e frenagens é seriamente comprometida. Ir além do recomendado pela fabricante é apostar com sua segurança, pois ultrapassar a velocidade ou distância máxima faz com que o pneu superaqueça, podendo até se soltar da estrutura.
Qual a diferença de pneu para estepe?
Eles são bem mais finos e, por isso, ocupam menos espaço no veículo. Porém, diferentemente deles, não podem ser usados como quinto pneu permanentemente. O mesmo serve para modelos com aro menor que o das demais rodas.
Quantos km pode andar com o Step?
Os estepes temporários são mais finos para ocupar menos espaço no porta-malas, e por isso também possuem limitações de velocidade e durabilidade. Normalmente essa restrição é do tipo 80/80, ou seja, deve-se rodar a, no máximo, 80 km/h, por um trecho que não ultrapasse os 80 quilômetros de distância.
Porque o pneu do estepe e menor?
Segundo Buri, o estepe menor costuma ser utilizado para não comprometer o tamanho do porta-malas. … “O estepe não é uma roda sobressalente. Ele existe para a pessoa conseguir se locomover até onde será feito o reparo dos pneus, ou seja, ele não deve rodar grandes distâncias”, explica.
E obrigado ter estepe no carro?
A roda sobressalente (ou estepe) é um item obrigatório no Brasil, porém em determinados casos, o Contran libera os veículos do seu uso. Em alguns países os estepes são oferecidos como equipamentos opcionais, pois, com a evolução tecnológica, é difícil o veículo não se locomover em razão de um pneu furado.
É obrigatório ter estepe no reboque?
Vieira destaca que reboques não precisam trazer estepe de acordo com a legislação, embora seja recomendável que tenham um pneu sobressalente caso utilizem medidas diferentes daquelas empregadas no veículo tracionador.
Quantos km posso andar com o estepe?
80 km/h
Os estepes temporários são mais finos para ocupar menos espaço no porta-malas, e por isso também possuem limitações de velocidade e durabilidade. Normalmente essa restrição é do tipo 80/80, ou seja, deve-se rodar a, no máximo, 80 km/h, por um trecho que não ultrapasse os 80 quilômetros de distância.
Quanto tempo dura a borracha do pneu?
O composto de borracha, desde a data de sua fabricação vai se oxidando, perde as suas características originais, resseca, trinca perde a flexibilidade. É exatamente como remédio, ele fica quietinho dentro da gaveta, mas tem prazo de validade de dois anos, quatro anos.
Quantos km posso rodar com estepe fino?
80 km
Já tem alguns anos que muitas fábricas adotaram o estepe de emergência: um pneu sobressalente, fininho, para uso temporário. E, por ter dimensões reduzidas, aumenta o espaço disponível no porta-malas. Ele não pode rodar em velocidades superiores a 80 km/h e nem trajetos superiores a 80 quilômetros.
Pode usar o Step?
Portanto, o recomendando é nunca utilizar o pneu estepe emergencial para rodar. No caso do estepe regular, ele só pode ser utilizado em uma condição específica: se tiver todas as mesmas características dos outros pneus do jogo a ser utilizado nas demais rodas e menos de cinco anos de fabricação.
Comentários