Para que serve o dreno depois de uma cirurgia?

Quanto tempo fica com dreno após cirurgia?

Na maioria dos casos, o dreno é inserido abaixo da cicatriz da cirurgia e, é fixado com pontos ou grampos, e pode ser mantido por cerca de 1 a 4 semanas. O dreno pode ficar colocado em várias regiões do corpo e, por isso, existem diferentes tipos de drenos, que podem ser de borracha, plástico ou silicone.

Como funciona o dreno Pós-cirúrgico?

Na maioria das vezes utilizam-se drenos que funcionam por sucção. Os drenos são tubos maleáveis de silicone que ligam o local da cirurgia a um reservatório que cria uma pressão negativa. Costuma-se tirar os drenos conforme a quantidade de líquido que sai em 24 horas, e isto depende de qual cirurgia você fez.

Porque sai líquido da cirurgia?

O seroma pode acontecer em qualquer cirurgia. É a complicação pós-cirúrgica que consiste no acúmulo excessivo de líquido próximo à cicatriz cirúrgica, causando inflamação. Ocorre após alguns dias da cirurgia e pode demorar semanas para desaparecer totalmente.

Como cuidar do corte do dreno?

Depende do tamanho do abscesso, de como foi feita a drenagem e se houve cicatrização completa do ferimento da drenagem. O corte deve ser sempre lavado e estar sempre seco, oriento meus pacientes a usar uma gaze próxima ao ânus para absorver secreção, mas cada médico tem suas próprias condutas.

Quem pode retirar o dreno?

Considerando parecer COREN-SP 053/2013-CT, o Conselho Regional de São Paulo define que os cuidados com os drenos são da equipe de enfermagem e a retirada dos drenos sucção, tubular, laminar etc. competem exclusivamente ao enfermeiro desde que prescritos pelo médico.

Quais são os tipos de dreno?

Drenos

  • Dreno de Penrose. É um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam em possível acúmulo local de líquidos infectados, ou não, no período pós-operatório. …
  • Dreno de Sucção (Portovac) …
  • Dreno de Abramsom. …
  • Dreno de Kerr.

27 de fev. de 2013

Qual a cor do líquido do dreno?

Observe se o líquido esta amarelo citrino (cor de urina), caso esteja dessa cor costuma ser habitual esse líquido. Mas se tiver dúvida ou realmente em grande quantidade, procure seu cirurgião para que ele possa avaliar melhor.

É normal sair líquido dos pontos?

Isso é uma resposta do seu organismo a cirurgia. Existem pacientes que produzem em pouca quantidade e outros em grande quantidade. Enquanto estiver saindo a cicatrização completa não acontece. O mais importante é sempre que puder drenar a ferida operatória para que o líquido saia e não acumule para não infectar.

O que fazer quando a cirurgia está saindo secreção?

É recomendável realizar compressa fria nas primeiras 48 horas e, após esse período, é indicada a compressa quente. O paciente deve ficar atento caso apresente sintomas de infecção, como calor local, febre, secreção de pus e vermelhidão.

Como fazer curativo após retirada do dreno?

Fixa-se o curativo com esparadrapo ou fita microporosa na pele. Caso o dreno utilizado seja rígido e conectado a algum sistema coletor (de sucção ou não), o curativo é feito da mesma maneira, sendo que não podemos colocar gazes sobre o dreno e, sim, manter várias abraçando o dreno.

O que passar no buraco do dreno?

3:125:04Clipe sugerido · 55 segundosClube da Plástica: Meu dreno está vazando – e agora? – YouTubeYouTube

Como tira o dreno da barriga?

0:545:19Clipe sugerido · 60 segundosComo é a retirada do dreno? – YouTubeYouTube

Como tirar o líquido do dreno?

0:000:43Clipe sugerido · 43 segundosOrientações para o uso de Dreno a Vácuo – YouTubeYouTube

Quais os tipos de drenos e os cuidados de enfermagem?

Cuidados Gerais com Dreno de Tórax

  1. Sempre que for manipular o dreno, lavar as mãos, secar e aplicar álcool gel 70%. …
  2. Manter o selo d’água com 300-500 mL de SF 0,9% (~ 2,5 cm de altura), e trocá-lo a cada 12-24 horas. …
  3. Mensurar o débito do dreno a cada 6 horas, ou menos, caso haja drenagem superior a 100 mL/hora.