Para que serve o cimento asfáltico?
CAP – Cimento Asfáltico de Petróleo São utilizados para a aplicação de tratamentos superficiais e macadames por penetração a quente, além da produção de misturas asfálticas diversas, dentre elas o concreto asfáltico (CA) e areia asfalto a quente (AAUQ).
O que é o cimento asfaltico?
É um derivado de petróleo de alta viscosidade, sólido ou semissólido à temperatura ambiente, de cor preta ou marrom. São obtidos por refino de petróleo e possuem propriedades impermeabilizantes e adesivas, não voláteis.
Como aplicar o cimento asfaltico?
O aquecimento deverá ser efetuado até obter-se a consistência adequada a sua aplicação, sendo a temperatura ideal de emprego obtida pela relação viscosidade/temperatura. Não deverá ser aplicado em dias de chuva, em superfícies molhadas e em temperaturas ambiente inferior a 10°C.
Qual a diferença entre asfalto e betume?
O betume é um resíduo refinado que vem da destilação do petróleo cru. Trata-se de uma mistura complexa contendo diversos componentes petroquímicos. Asfalto é uma mistura de betume e componentes minerais, com o betume servindo como uma espécie de ligante.
Para que serve o CAP 50 70?
O asfalto CAP 50/70, é disponibilizado ao mercado, através das Refinarias da Petrobrás, e comercializados pelas empresas distribuidoras. O asfalto CAP–50/70 é empregado especificamente em serviços de pavimentação, com o emprego de massas asfálticas usinadas e aplicadas à quente (ligante e agregados aquecidos).
Qual é a vantagem de trabalhar com usinas Gravimétricas de asfalto?
O grande diferencial é a qualidade do asfalto e durabilidade da pavimentação, reduzindo custos de manutenção. A não necessidade de fundações e fácil mobilização também integram os fatores que a tornam a melhor indicada para este perfil de obra.
O que é ligante asfáltico?
Os ligantes asfálticos de petróleo são materiais constituídos por misturas complexas de hidrocarbonetos de elevada massa molar, cujos componentes principais são o carbono e o hidrogênio, contendo também outros elementos como o oxigênio, enxofre e alguns metais.
Como é feito o CBUQ?
DEFINIÇÃO DE CONCRETO BETUMINOSO USINADO A QUENTE (CBUQ) Também chamado de CBUQ, é uma mistura normalmente composta de agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita), material de enchimento (Filler-cimento ou pó calcário) e ligante (CAP – Cimento Asfáltico de Petróleo), obtido da destilação fracionada do petróleo.
Como preparar o solo para colocar o asfalto?
Para atender a essa faixa granulométrica faz-se a composição de materiais como: MS (material selecionado) + Brita 0 + Brita 1 + Areia. As vezes alguns projetos são compostos apenas de MS e Brita 1, em percentuais, por exemplo 70% MS e 30% Brita 1.
Quanto tempo demora para secar o asfalto?
Segundo informações obtidas pela Usina de Asfalto da Prefeitura de Fortaleza, quando bem compactado, a secagem do asfalto é praticamente instantânea ao contato com o solo. Às vezes, a via é liberada logo em seguida à aplicação ou se espera de 12h a 24h.
O que é betume na Bíblia?
Histórico. O nome betume era aplicado para designar essa forma de petróleo naturalmente encontrada, recebendo diversas denominações além das duas: asfalto, alcatrão, lama, resina, azeite, óleo de São Quirino. A Bíblia cita lagos de asfalto, usado como impermeabilizante, para acender fogueiras e nos altares.
Em que é usado o betume?
Serve para dar acabamento envelhecido em trabalhos feitos com qualquer tipo de tinta e superfícies porosas. Pode ser aplicado sobre cerâmica, madeira, metal, gesso, papelão, couro, cortiça, etc.
Qual a diferença entre CAP 30 45 e 50 70?
Uma das alternativas que vêm sendo estudadas é a substituição do CAP 50–70, ligante asfáltico mais utilizado no país, por CAP 30–45, devido à maior consistência e viscosidade deste último.
O que é o CAP e como ele é classificado?
Os CAP’s são classificados por penetração em todo o território nacional e suas especificações estão prescritas no Regulamento Técnico 03/2005 da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Bicombustíveis). Tipos de CAP: CAP-30/45, CAP-50/70, CAP-85/100, CAP-150/200. Vias urbanas e rodoviárias. Manutenção de pavimentos.
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