Onde está o navio Dragão do Mar?

Qual o nome da embarcação que o Dragão do Mar usou em março de 1884?

A jangada como símbolo da liberdade já existia no século XIX, antes mesmo da pioneira Abolição no Ceará em 1884.

Como surgiu o Dragão do Mar?

Na ocasião, Chico da Matilde embarcou com seus companheiros para o Rio de Janeiro, onde participou das comemorações pela abolição no Ceará e, junto com ele, levou embarcada uma de suas jangadas, nomeada Liberdade. A recepção e as comemorações abolicionistas na Corte ajudaram a consolidar a alcunha de Dragão do Mar.

Por que Dragão do Mar?

Dragão do Mar, um jangadeiro que trabalhava no porto de Fortaleza, foi uma figura importantíssima nessa luta precursora. Ele liderou a última de quatro greves que os trabalhadores do porto realizaram em 1881. O movimento se recusava a transportar negros escravizados que seriam levados para outras províncias.

Quem é Chico de Matilde?

Francisco José do Nascimento (Canoa Quebrada, Aracati, 15 de abril de 1839 — Fortaleza, 5 de março de 1914), também conhecido como Dragão do Mar ou Chico da Matilde, foi um líder jangadeiro, prático-mor e abolicionista, com participação ativa no Movimento Abolicionista no Ceará, que foi o estado pioneiro na abolição da …

Quem era os jangadeiros abolicionistas?

Além da pesca, os jangadeiros do porto eram os responsáveis por levar a mercadoria da praia para o navio. Por isso a ação deles foi fundamental para o fim da escravidão. A primeira ação ocorreu em 27 de janeiro de 1881, com a participação de mil pessoas.

Quem criou o Dragão do Mar?

Paulo Linhares
Foi criado pelo então secretário da Cultura e atual Presidente do Instituto Dragão do Mar, o sociólogo e jornalista Paulo Linhares, durante a gestão do então Governador do Estado do Ceará, Ciro Gomes, na década de 90.

Quem criou o Centro Cultural Dragão do Mar?

Espaço destinado ao encontro das pessoas, ao fomento e à difusão da arte e da cultura, o Centro Dragão do Mar foi idealizado, em 1993, pelo então Secretário da Cultura do Ceará, o jornalista e antropólogo Paulo Linhares, e o então Governador do Estado do Ceará, Ciro Gomes.

Que homenagem à cidade de Fortaleza ofereceu a Dragão do Mar?

Inaugurado em abril de 1999, o complexo foi batizado de Dragão do Mar em homenagem ao histórico personagem que também era conhecido por Chico da Matilde, pescador símbolo do movimento abolicionista cearense, que, em 1881, recusou-se a transportar escravos para serem vendidos no sul do país.

Qual a profissão de Francisco José do Nascimento?

RevolucionárioFrancisco José do Nascimento / Profissão

Quem foram os principais abolicionistas cearenses?

Junto com as ações da Sociedade Libertadora, que congregava principalmente a elite econômica e intelectual, o pioneirismo cearense foi possível graças, sobretudo, à coragem de um homem de origem humilde, pardo, jangadeiro e abolicionista: Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar ou Chico da Matilde.

O que foi o movimento dos jangadeiros?

A Greve dos Jangadeiros foi uma importante greve que ocorreu a partir do dia 27 de janeiro de 1881 no Porto de Fortaleza, e culminou com a abolição da escravidão no Ceará em 27 de março de 1884. A greve veio a ser decisiva para a Abolição da Escravidão no Brasil.

Qual foi a importância dos jangadeiros nesse movimento de fim da escravidão no Ceará?

Esta foi a Greve dos Jangadeiros que ao paralisar o tráfico por alguns dias, impulsionou a abolição da escravatura no Ceará. Evidentemente, outros nomes desempenharam um papel de destaque nesta luta, ao esconder escravizados, comprar alforrias.

Qual o nome verdadeiro do Dragão do Mar?

Francisco José do Nascimento
Francisco José do Nascimento (Canoa Quebrada, Aracati, 15 de abril de 1839 — Fortaleza, 5 de março de 1914), também conhecido como Dragão do Mar ou Chico da Matilde, foi um líder jangadeiro, prático-mor e abolicionista, com participação ativa no Movimento Abolicionista no Ceará, que foi o estado pioneiro na abolição da …

Quem foram Dragão do Mar e Iracema?

O espaço foi entregue à população pelo governador Tasso Jereissati, em 28 de abril de 1999….

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
País Brasil
Cidade Fortaleza Ceará
Localidade Rua Dragão Do Mar, 81, Praia de Iracema
Coordenadas 3° 43′ 21″ S 38° 31′ 15″ O