O que vai acontecer com as pessoas que invadiram o STF?
Os bolsonaristas que participaram da invasão do Congresso, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF), neste domingo, 8, podem ser presos por até oito anos pela ação antidemocrática, além da pena correspondente a atos de violência e depredação do patrimônio público que tenham cometido.
Por que estão invadindo o Congresso?
Manifestantes antidemocráticos invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) para protestar contra a eleição do presidente Lula. No Senado, os atos antidemocráticos foram reprimidos pela Polícia Legislativa da Casa e pela Polícia Militar do Distrito Federal.
Quando foi que os bolsonaristas invadiram o Congresso?
Milhares de manifestantes bolsonaristas invadiram o Congresso Nacional neste domingo (8). Após caminharem do quartel-general do Exército em direção à Praça dos Três Poderes, os golpistas romperam as barreiras policiais e acessaram o saguão principal do Congresso.
Porque estão invadindo Brasília?
Os prédios são as sedes dos três Poderes da República. A invasão aconteceu após diversas convocações feitas em redes sociais como grupos de WhatsApp. Os invasores pedem o fechamento do Congresso Nacional, intervenção militar e são contra a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Quem prendeu os bolsonaristas?
A Polícia Federal cumpriu 5 mandados de prisão nesta sexta-feira (27), no âmbito da Operação Lesa Pátria, que investiga os atos golpistas do dia 8 de janeiro, em Brasília.
Qual a punição para os bolsonaristas?
Crimes de dano ao patrimônio
Esses atos podem ser enquadrados no Art. 163, do Código Penal, que pune quem: "Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia". Por se tratar de bens públicos, a pena é maior: vai de seis meses de detenção a 3 anos e multa.
O que pode acontecer com bolsonaristas?
Neste caso, a pena prevista é de seis meses a três anos de detenção, e multa, além da pena correspondente à violência.
Quem vai pagar o prejuízo em Brasília?
Governo cobrará ressarcimento por danos em Brasília, diz Ministério da Gestão. O Ministério da Gestão informou na tarde deste domingo (8) que vai levantar os prejuízos financeiros gerados pela ação criminosa de grupos em Brasília.
O que os bolsonaristas destruíram?
Os extremistas destruíram quadros a facadas, roubaram peças que valem milhões, depredaram móveis históricos, defecaram e urinaram nos salões dos prédios públicos e filmaram a si mesmos durante toda a ação.
O que os bolsonaristas quebraram?
Os golpistas depredaram o patrimônio público, quebraram vidraças, destruíram documentos (veja detalhes abaixo). Os responsáveis podem responder, em tese, por crimes como: Dano ao patrimônio público da União – crime qualificado.
Quantos bolsonaristas foram presos em Brasília?
Ataques em Brasília: Moraes conclui análise e mantém 942 bolsonaristas radicais presos.
Quem são os bolsonaristas?
O bolsonarismo foi a ideologia predominante do governo Bolsonaro e é associado à retórica de defesa da família, do patriotismo, do conservadorismo, do autoritarismo, de elementos neofascistas, do anticomunismo, do negacionismo científico, do porte de armas, da rejeição aos direitos humanos e da aversão à esquerda …
Quem são os bolsonaristas presos hoje?
Quem são os três bolsonaristas presos na 7ª fase da Operação Lesa Pátria
- Kennedy Alves, bolsonarista preso em Alpinópolis.
- Edmar Miguel, o 'Miguel da Laranja', preso em Areado.
- Aline Cristina Monteiro Roque, empresária presa em Areado.
- Busca e apreensão.
Quanto foi o prejuízo em Brasília?
De acordo com a Presidência da República, o prejuízo foi de no mínimo R$ 8 milhões para o Palácio do Planalto, valor referente ao quadro As Mulatas, de Di Cavalcanti, que foi rasgado pelos invasores.
Qual foi o prejuízo da invasão do Planalto?
O valor total de dinheiro público desembolsado ou estimado para cobrir os prejuízos dos ataques golpistas de 8 de janeiro já supera R$ 20 milhões, informam STF (Supremo Tribunal Federal), Palácio do Planalto e Congresso Nacional.
O que vai acontecer com as pessoas que foram presas em Brasília?
Elas ficarão em liberdade enquanto seus casos são analisados pelo Ministério Público Federal (MPF). O restante dos presos foram encaminhados para prisões do Distrito Federal, onde blocos foram liberados para receber abriga-los — ficarão separados dos outros detentos, segundo a DPU e a DP-DF.
Quantos bolsonaristas presos no Brasil?
Publicado em 9 de janeiro de 2023 às, 06h42. Ao menos 300 pessoas foram presas por invadirem os prédios do Congresso, Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF) neste domingo, informou a Polícia Civil.
Qual é a posição do Bolsonaro?
Jair Messias Bolsonaro GOMM (Glicério, 21 de março de 1955) é um militar reformado e político brasileiro, atualmente filiado ao Partido Liberal (PL). Foi o 38.º presidente do Brasil, de 1.º de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2022, tendo sido eleito pelo Partido Social Liberal (PSL).
Comentários