Qual é o significado da sigla ICC?
A Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) acontece quando o coração não consegue enviar para o organismo o oxigênio necessário para o funcionamento de todos os tecidos e demais órgãos do corpo,pois, de alguma forma, não consegue fazer o bombeamento do sangue na quantidade necessária para transportar o oxigênio.
O que é ICC e cuidados de enfermagem?
RESUMO: A Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) é uma patologia que acomete um grande numero da população e apesar dos avanços no seu tratamento a maioria dos casos torna-se progressiva e permanente, refletindo em inúmeras internações que ocasionam um alto custo.
Quais são os tipos de ICC?
Tipos de insuficiência cardíaca
- Direita: quando acomete principalmente as câmaras direitas do coração;
- Esquerda: quando acomete principalmente as câmaras esquerdas do coração;
- Aguda: quando se instala subitamente;
- Crônica: quando se instala lenta e progressivamente.
9 de set. de 2021
Como diagnosticar ICC?
Como fazer o diagnóstico? O diagnóstico da IC é clínico! Deve ser feito por meio da anamnese e exame físico, podendo ser auxiliado pelos exames complementares. Os principais critérios clínicos utilizados na prática são os de Framingham e os de Boston.
O que causa a insuficiência cardíaca congestiva?
As causas de insuficiência cardíaca congestiva incluem hipertensão arterial, infarto do miocárdio, cardiomiopatias, lesões valvares ou do pericárdio, fibrose pulmonar e hipertireoidismo grave. Os fatores de risco são obesidade, diabetes, fumo e abuso de álcool ou de cocaína.
Quanto tempo pode viver uma pessoa que tem insuficiência cardíaca?
A insuficiência cardíaca trata-se de uma doença que reduz a expectativa de vida. Normalmente, cerca de metade das pessoas diagnosticadas podem morrer até cinco anos depois. Já quem apresenta sintomas graves ou foram internadas com algum problema cardíaco podem ter sobrevida ainda menor.
O que são os cuidados de enfermagem?
Quais são os principais cuidados de enfermagem?
- Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. …
- Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. …
- Promover a segurança do paciente. …
- Prevenir complicações de doenças. …
- Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. …
- Prevenção de lesões por pressão.
Qual a conduta de atendimento ao paciente com ICC?
O tratamento do paciente com ICC tem objetivo a curto e longo prazo. A curto prazo o objetivo é melhorar a hemodinâmica e aliviar os sintomas, a longo prazo, é melhorar a qualidade de vida e prolongar a sobrevida do paciente, retardando, interrompendo ou revertendo a progressão da disfunção ventricular(4).
Qual a diferença entre ICC direita e esquerda?
(Insuficiência cardíaca congestiva) A insuficiência ventricular esquerda provoca falta de ar e fadiga; a insuficiência ventricular direita desencadeia acúmulo de líquidos abdominal e periférico; ambos os ventrículos podem ser afetados em alguma proporção.
O que é insuficiência cardíaca grau 1?
Classe I Nenhuma limitação da atividade física; a atividade física habitual não causa fadiga, dispneia ou palpitação desproporcionais. Estágio A Alto risco de insuficiência cardíaca; sem anormalidade estrutural ou funcional; sem sinais ou sintomas.
Quais são os exames feitos para diagnóstico da ICC?
Exames indicados de rotina: Hemograma completo, função renal e eletrólitos, gasometria arterial, lactato, marcadores de necrose miocárdica (troponina, CK-MB), peptídeo natriurético tipo-B e/ou N-terminal proBNP, proteína C-reativa, eletrocardiograma, radiografia de tórax e ecocardiograma.
Como identificar a insuficiência cardíaca?
Sintomas
- Falta de ar.
- Inchaço dos pés e pernas.
- Falta de energia, sensação de cansaço.
- Dificuldade de dormir à noite devido a problemas respiratórios.
- Abdômen inchado ou mole, perda de apetite.
- Tosse com muco “espumoso” ou catarro.
- Aumento da micção durante a noite.
- Confusão.
Quais as complicações da insuficiência cardíaca congestiva?
As pessoas com IC queixam-se frequentemente de ganho de peso (“inchaço”) e de edema de extremidades decorrentes da retenção de fluido. Em casos mais avançados, ocorre emagrecimento. A cardiopatia isquêmica e a hipertensão arterial sistêmica, como as causas mais comuns de IC, também são achados comuns da anamnese.
Quanto tempo uma pessoa com insuficiência cardíaca pode viver?
A insuficiência cardíaca trata-se de uma doença que reduz a expectativa de vida. Normalmente, cerca de metade das pessoas diagnosticadas podem morrer até cinco anos depois. Já quem apresenta sintomas graves ou foram internadas com algum problema cardíaco podem ter sobrevida ainda menor.
Comentários