Quando uma estrela vira uma gigante vermelha?
Gigantes vermelhas são estrelas que estão em um estágio avançado do processo evolutivo de estrelas cuja massa inicial era de cerca de 0,5 a 5 massas solares. Antes de se tornar uma gigante vermelha, a estrela se sustenta por fusão nuclear (convertendo hidrogênio em hélio).
Quais as principais características de uma estrela em sua fase de gigante vermelha?
Uma gigante vermelha é uma estrela que esgotou o suprimento de hidrogênio em seu núcleo e iniciou a fusão termonuclear do hidrogênio em uma camada que envolve o núcleo. Têm raios de dezenas a centenas de vezes maiores que o do Sol.
Quando uma estrela é chamada de gigante?
Uma estrela gigante é uma estrela com raio e luminosidade substancialmente maiores do que os de uma estrela da seqüência principal de mesma temperatura superficial. Tipicamente, estrelas gigantes têm raios entre 10 e 100 raios solares e luminosidade entre 10 e 1.000 vezes a do Sol.
É possível uma gigante vermelha original buraco negro?
Evolução estelar. Dependendo da quantidade de matéria, uma estrela na fase de supernova, originada de uma gigante vermelha, transforma-se em uma estrela de nêutrons ou em um buraco negro.
O que vai acontecer quando o Sol virar uma gigante vermelha?
No final da fase de gigante vermelha, o Sol ficará muito instável e perderá praticamente de uma vez só todas as suas camadas externas. Essas camadas vão expandir-se pelo espaço, na forma de um dos objetos mais bonitos que podemos observar: uma nebulosa planetária.
O que é uma gigante vermelha?
Estrela gigante com uma temperatura superficial baixa, apresentando por isso uma cor avermelhada. É uma fase pela qual a maioria das estrelas passa depois do seu período de estabilidade, denominado de sequência principal.
Quais são as características da estrela nessa fase?
Estrelas nessa faixa são conhecidas como estrelas da sequência principal, ou estrelas anãs. A maioria das estrelas está na sequência principal, incluindo o Sol. A sequência principal representa o estágio evolutivo em que as estrelas geram energia pela fusão de átomos de hidrogênio em hélio em seu núcleo.
Quais são os principais tipos de estrelas e suas características?
Anãs vermelhas: São as estrelas mais comuns, representam cerca de 73% das estrelas do Universo. Seu brilho é fraco, são estrelas pouco massivas. Gigantes azuis: São estrelas de temperaturas superiores a 10.000 K, muito massivas, podendo apresentar até 250 vezes a massa do Sol.
Quando é que uma estrela é chamada de estrela anã?
São estrelas pequenas e de grande densidade que esgotaram o seu combustível nuclear e em que o seu brilho resulta do calor residual. Tais estrelas cuja história termonuclear está terminada são as anãs brancas. … Não há fusão de elementos leves nem é produzida nova energia.
Qual tamanho uma estrela precisa ter para virar um buraco negro?
Um buraco negro estelar é um buraco negro formado pelo colapso gravitacional de uma estrela massiva (maior do que cerca de 10 vezes a massa do Sol) ao final de seu tempo de vida (entendido isso como suas reações de fusão estelares).
Como o Sol se torna uma gigante vermelha?
O Sol permanecerá como uma gigante vermelha por aproximadamente 1 bilhão de anos, acumulando cada vez mais hélio nas camadas próximas ao núcleo, até que começará a converter hélio em carbono e se tornará cada vez mais instável.
O que pode acontecer se o Sol explodir?
Em vez de explodir como uma supernova, o Sol virará uma “bola de cristal” daqui a mais de 10 bilhões de anos. Quando a fusão do hélio acabar, nossa estrela será envolta por uma nebulosa, resfriando-se gradualmente, até se transformar em uma anã branca, estado no qual permanecerá por mais ou menos 5 bilhões de anos.
O que vem depois da gigante vermelha?
Pergunta: O que é que aparece primeiro: gigante vermelha, anã branca ou supernova? … Depois as camadas mais externas dessa gigante irão soltar-se dando origem a uma nebulosa planetária. No centro ficará uma pequena estrela muito densa e muito quente designada por anã branca. Estrelas como o Sol não explodem em supernova.
Quais são as principais características de uma estrela?
As Estrelas são corpos celestes que têm luz própria. Elas são, na verdade, esferas gigantes compostas de gases que produzem reações nucleares mas, graças à gravidade, podem se manter vivas (sem se explodir) por trilhões de anos. Na nossa galáxia – a Via Láctea – existem mais de cem bilhões de estrelas.
Comentários