Qual é o significado do visco no Natal?
O visco de Natal Dizem que o simbolismo do visco data de milhares de anos. Algumas culturas antigas, como a grega e a romana, o tinham como planta medicinal, que curava quase qualquer mau. A planta também está associada à vitalidade e à fertilidade desde os primórdios de nossa era.
Porque tem que beijar embaixo do visco?
Acreditava-se que o mesmo tinha o poder da fertilidade, isso porque o Visco é uma das poucas plantas que florescem no inverno, mesmo em condições climáticas que seriam desfavoráveis à maioria das plantações. O conceito de “beijo” foi introduzido desde então. Acredita-se que beijar alguém debaixo da planta traz sorte.
Qual a lenda do visco?
O visco era sagrado entre os Druidas, que acreditavam que ele tinha poderes milagrosos. Os Romanos pensavam que ele trazia paz, e que quando os inimigos se encontravam debaixo dele depunham as armas e declaravam uma trégua. Daí vem o costume de se beijar debaixo do visco.
O que é debaixo do visco?
Diz a antiga tradição natalina que quando um homem e uma mulher se encontram debaixo de um visco, eles devem se beijar. O beijo sob o ramo de visco traria boa sorte, felicidade e amor verdadeiro.
Para que serve a planta visco?
O arbusto é rico em propriedades medicinais tais como antiespasmódica, antitumoral, cardiotônica, diurética, emenagoga, sedativa, purgativa e vasodilatadora.
O que é significa azevinho?
Fortemente associado à época de Natal, o azevinho é um arbusto de médio porte que, vestindo-se de verde e vermelho, caracteriza-se pelas suas folhas espinhosas, bagas vermelhas e uma longevidade que pode atingir os 300 anos.
Para que serve o visco?
Os antigos médicos naturalistas usavam o visco como um remédio eficiente e seguro contra a epilepsia. Essa planta cheia de propriedades, conhecidas por nossos antepassados, foi reconhecida pelo Dr. Bohn, discípulo do padre Kneipp, que recomenda o visco para combater convulsões crônicas e transtornos histéricos.
Qual a diferença entre visco e azevinho?
O Azevinho é uma planta dióica, como tal há plantas machos e fêmeas, mas só as fêmeas é que possuem frutos. … Muitas vezes confunde-se azevinho com visco, nas tradições natalícias, pois é o visco que é pendurado no tecto, onde as pessoas podem-se beijar.
O que você faz se estiver sob o visco?
Uma das mais divertidas é a tradição de pendurar o visco e a exigência de que quem for pego em pé sob ele deve se beijar. Embora a origem exata da prática seja desconhecida, ela tem várias origens históricas que envolvem práticas tanto pagãos e cristãos.
O que é folha de visco?
A planta exibe um arbusto que tem muitos ramos bifurcados. Suas folhas são verdes, ovais ou em forma de lança. Pequenas florações amarelas aparecem no final do inverno e dão origem a pequenos frutos brancos.
Onde achar visco?
Na loja online da Gran Velada encontrará onde comprar visco.
Qual a história do azevinho?
Para os romanos, o Azevinho era considerado sagrado, sendo oferecido como presente durante o festival da Saturnália, que ocorria em dezembro. … Já os cristãos passaram a associar a bela folhagem deste arbusto, de aspecto espinhoso, à coroa de Cristo.
O que significa azevinho no Natal?
Coroas, grinaldas e centros de mesa são algumas das decorações de Natal em que o azevinho (Ilex aquifolium) é presença habitual. … Na mitologia Celta, dizia-se que trazer azevinho para casa era sinónimo de abrigar do frio os espíritos da floresta que, em troca, seriam gentis com a família.
Como o visco se instala no tronco das árvores?
O visco é uma planta semiparasita que cresce no tronco de certas árvores e nunca se enraíza na terra. A raiz modificada do visco penetra na casca da árvore hospedeira e dela extrai água e nutrientes. … A planta exibe um arbusto que tem muitos ramos bifurcados.
Comentários