O que significa o CID K76?

O que quer dizer CID K76?

CID10 – K76 – Outras Doenças do Fígado.

Qual o CID de hepatopatia grave?

A hepatopatia é um termo empregado para designar um conjunto de doenças que acometem o fígado. Segundo a Classificação Internacional de Doenças 10a versão (CID-10), compreende as doenças de CID-10 K70 a K77. A hepatopatia crônica criptogênica refere-se a doença hepática sem etiologia conhecida (K73. 9) (1).

O que é degeneração gordurosa no fígado?

A degeneração gordurosa, também conhecida pelas designações de metamorfose gordurosa, esteatose, lipidose, e infiltração gordurosa (COELHO, 2002), é uma doença provocada pelo desequilíbrio entre a captação hepática dos ácidos graxos e sua utilização (AROEIRA, 1998, JONES; HUNT e KING, 2000).

O que é esteatose hepática de grau leve?

Esteatose hepática é um distúrbio que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no interior dos hepatócitos (células do fígado) – órgão situado no lado direito do abdômen por onde circula grande quantidade de sangue. De coloração marrom-avermelhada, o fígado exerce mais de 500 funções fundamentais para o organismo.

O que é hepatopatia crônica com sinais de hipertensão portal?

A hipertensão portal é definida como um aumento anormal da pressão sanguínea na veia porta (a veia de grande calibre que transporta o sangue do intestino ao fígado) e suas ramificações. (cicatrização que altera a estrutura do fígado e compromete a sua função) é a causa mais comum em países ocidentais.

Qual o CID para dor na coluna?

M54 – Dorsalgia

CID 10 – M54 Dorsalgia
CID 10 – M54.5 Dor lombar baixa
CID 10 – M54.6 Dor na coluna torácica
CID 10 – M54.8 Outra dorsalgia
CID 10 – M54.9 Dorsalgia não especificada

Quais são as hepatopatias graves?

As enfermidades que mais frequentemente causam o quadro de hepatopatia grave são as hepatites (autoimune, crônica, viral, tóxica, metabólica, vascular), principalmente a hepatite B e a hepatite C, os tumores hepáticos, as doenças hepatobiliares e quando o processo de cirrose já está instalado.

O que é considerado doença grave?

Deficiência e doenças graves são patologias de evolução prolongada e permanente, para as quais ainda não existe cura, que comprometem severamente a saúde e a funcionalidade dos que delas padecem – o que acaba, quase sempre, afetando-lhes também a situação econômico-financeira.

O que ocorre na degeneração gordurosa?

– Esteatose hepática ou degeneração gordurosa do fígado é a condição na qual ocorre acúmulo de triglicerídeos dentro dos hepatócitos (Robbins & Cotran, 2015). … A esteatose resulta de desequilíbrio entre a captação de gorduras, sua oxidação e exportação.

Quais as principais causas da degeneração gordurosa?

Pode ser causada por medicamentos, intoxicações, infecções, hipoxemia, diabetes mellitus, distúrbios metabólicos, obesidade, hiperlipidemia, desnutrição, alcoolismo, etc. Nos tecidos os lipídeos são corados com Sudan ou Oil Red O, não podendo os cortes histológicos serem tratados com xileno, que dissolve os lipídeos.

Como tratar a esteatose hepática?

Geralmente a medida mais eficaz para controlar a esteatose é a perda de peso, uma redução de 7% no peso corporal pode trazer bons resultados. Para isso deve-se ter uma dieta hipocalórica, evitar frituras, gorduras e doces e aumentar a ingestão de frutas, legumes, verduras e carnes magras.

Quais são os sintomas de quem tem gordura no fígado?

Quais são os sintomas de gordura no fígado?

  • dor no abdômen;
  • barriga inchada;
  • aumento do tamanho do fígado;
  • dor de cabeça constante;
  • cansaço;
  • fraqueza; e.
  • perda do apetite.

Qual a principal complicação da hipertensão portal?

As complicações principais da hipertensão portal incluem ascite, sangramento de varizes gastrointestinais (GI), encefalopatia hepática (EH), insuficiência renal e infecções bacterianas.

O que pode causar hipertensão portal?

A hipertensão portal é a elevação da pressão na veia portal. Ela é causada mais frequentemente por cirrose (em países desenvolvidos), por esquistossomíase (em áreas endêmicas) ou por alterações vasculares hepáticas. Como resultado, pode haver sangramento por varizes esofágicas e encefalopatia portossistêmica.