Qual era a função das Cartas de Amarna?
As cartas encontradas em de Tell el-Amarna no final do século XIX e início do século XX de nossa era se tornaram a maior fonte de informação sobre as relações políticas entre o Egito e os reinos da Mesopotâmia do período do Bronze Tardio (1550-1200).
Como se caracterizou a arte Amarna?
A arte de Amarna se caracteriza por uma representação dos personagens, especialmente da família real, e é descrita como expressionista ou caricaturesca. Esta representação contrasta com uma representação delicada da natureza, um naturalismo donde abundantes plantas, flores e animais são representados.
Como era a cidade de Amarna?
Estrutura da cidade Amarna estava dividida em vários setores que estavam ligados por uma avenida paralela ao rio, designada nos textos como “Caminho Real”. Era neste caminho que Aquenáton e Nefertiti passeavam no carro perante os seus súditos, acompanhados pela comitiva real.
O que aconteceu com a arte no período Amarna?
A arte do período, chamada “arte amarniana”, traz transformações estéticas únicas, novas formas e representações: a nova estética utilizada; o questionamento acerca das representações dos rei e da família real e os temas que nesse período passaram a ser representados.
Como a arte egípcia pode ser caracterizada?
A pintura egípcia pode ser caracterizada como uma arte que: definiu os valores passageiros e transitórios como forma de representação privilegiada. concebeu as imagens como modelo de conduta, utilizando-as em rituais profanos. adornou os palácios como forma de representação pública do poder político.
Quais as principais características da arte egípcia?
É considerada arte egípcia toda expressão artística feita no Egito Antigo, seja na pintura, nas esculturas, na arte decorativa, na arquitetura e outras formas. As obras da arte egípcia eram muito ligadas à religiosidade desse povo. … Além de dar beleza às peças e pinturas, as cores tinham significados próprios.
Onde fica a cidade de Akhetaton?
Akhetaton era uma cidade do antigo Egito, construída, assim como Brasília, para ser centro político do país pelo faraó Akhenaton, nono rei da 13; dinastia egípcia, antes chamado de Aménofis IV.
Quem é o deus Aton?
Aton era, na mitologia egípcia, fonte de luz, vida e calor, criador de tudo e todos. O culto atoniano estava associado a um arrojado projeto político e religioso, que pretendia revolucionar os mais diversos aspetos da cultura do Egito Antigo.
Quais os impactos do reinado do faraó Amenofis IV na arte egípcia?
Para que isso fosse possível, Amenófis oficializou o culto monoteísta no Egito. … O faraó Tutankhamon, filho de Amenófis IV, assumiu a tarefa de restabelecer o culto dos antigos deuses através da reconstrução de vários santuários e a encomenda de novas estátuas em homenagem aos deuses.
São características da arte egípcia exceto gabarito?
São características da arte egípcia, EXCETO: A) O uso exclusivo para finalidades religiosas. B) A concepção cúbica da forma humana nas esculturas. C) O convencionalismo, a frontalidade e a influência religiosa politeísta na pintura.
É correto afirmar sobre a arte egípcia?
(UFMS) Sobre a arte egípcia, é incorreto afirmar: a) As grandes manifestações da arquitetura egípcia foram os magníficos templos religiosos, as pirâmides, os hipogeus e as mastabas.
Quais são as características da arte grega e da arte egípcia?
Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos, que se dedicavam ao bem-estar do povo. … Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, através da arte, exprimir suas manifestações.
São características da arte egípcia exceto *?
7 – São características da arte egípcia, EXCETO: a) O uso exclusivo para finalidades religiosas. b) A concepção cúbica da forma humana nas esculturas.
Em qual grande rio africano a civilização egípcia se desenvolveu?
Egito e Sudão são os países que compõem o vale do Nilo. Foi exatamente nessa região que a civilização egípcia, uma das mais importantes civilizações da antiguidade, se desenvolveu.
Comentários