O que significa figueira seca na Bíblia?
Sob este ponto de vista, a árvore seria uma metáfora para a nação judaica, que teria uma aparência externa grandiosa (as folhas), mas não estava mais produzindo nada para a glória de Deus (a falta de frutos). Esta interpretação está ligada à Parábola da Figueira Estéril.
O que aprendemos com a parábola da figueira seca?
Quer dizer que todos os sistemas, todas as doutrinas que nenhum bem para a Humanidade houverem produzido, cairão reduzidas a nada. Todos os homens, deliberadamente inúteis, por não terem posto em ação os recursos que trazem consigo, serão tratados como a figueira que secou.
O que significa Figueira infrutífera?
Características da figueira infrutífera. Ela tinha uma aparência enganosa e suas folhas a denunciavam. Essa figueira é um símbolo da hipocrisia da religião judaica e sua falsa aparência de santidade [Mt 15.7-9].
Qual o significado da figueira sem fruto?
Isso quer dizer que todos os sistemas, todas as doutrinas que não produziram nenhum bem para a humanidade, serão reduzidos a nada; e que todos os homens voluntariamente inúteis, que não se utilizaram dos recursos de que estavam dotados, serão tratados como a figueira seca.
Qual a lição da figueira?
Explique aos alunos que as folhas, numa figueira, normalmente indicam que a árvore tem frutos. Na primavera (estação em que o Salvador encontrou a figueira e não achou frutos nela), as figueiras em geral produzem os primeiros figos. Se assim não for, significa que ela não produzirá frutos naquele ano.
O que significa o produto da oliveira minta?
É da azeitona que é extraído o azeite. Logo, pense na decepção de quem olha para uma oliveira tão bela esperando que, ao prensar da azeitona, jorre o azeite. É justamente o que não acontece! Está enxergando na oliveira, tem jeito de que possui azeite, mas quando o aperto vem, o produto mente.
Por que ocupa ainda a terra inutilmente?
Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente? E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar.”
O que representa a parábola da figueira infrutífera em nossas vidas?
Esta pequena parábola faz parte de um texto maior, no qual Jesus está tratando de uma forma muito ruim de viver em Israel. A divisão de grupos, a discriminação de pessoas, a falta de comunhão e de ajuda mútua entre elas.
O que significa infrutífera na Bíblia?
Significado de infrutífero Que não dá fruto; estéril: árvore infrutífera. [Figurado] Que não produz resultado; inútil, infrutuoso: trabalho infrutífero. Etimologia (origem da palavra infrutífero). Do latim infructiferus.a.um.
O que significa a árvore que não dá fruto?
Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis”.
Porque tinha uma figueira no meio da vinha?
As figueiras foram muitas vezes plantadas nos vinhedos. A figueira era um símbolo comum para Israel, e também pode ter esse significado aqui, ou a árvore da parábola pode referir-se à liderança religiosa. Em ambos os casos, a parábola reflete Jesus oferecendo a seus ouvintes uma última chance para o arrependimento.
Qual a importância da figueira?
A figueira contribui ainda na recomposição de áreas degradadas e recuperação de matas ciliares. Além do que já citamos aqui, o fruto dessa árvore alimenta espécies animais, como por exemplo, aves, morcegos e peixes.
Qual a importância da figueira para Israel?
O figo é considerado um fruto sagrado para os judeus. Ele faz parte dos sete alimentos que crescem na Terra Prometida, segundo a Torá (Deut. 8), o Antigo Testamento dos cristãos.
Quando o produto da oliveira mente?
“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. ”
Comentários