O que ocorre em um terreiro de umbanda?
O ritual é iniciado com um pedido de proteção aos orixás (deuses africanos) protetores do terreiro. Também é feita uma defumação do ambiente, do peji, dos médiuns e do público, para preparar a chegada das entidades. Ao som dos atabaques, as entidades baixam.
O que se prega na Umbanda?
A religião prega também a imortalidade da alma, a reencarnação, e a existência e a interação com entidades espirituais. Abaixo de Olorum, são reverenciados os orixás da tradição iorubá, reconhecidos como entidades superiores, que variam de acordo com cada vertente da religião.
Como são feitos os rituais da umbanda?
Ritos. Os rituais da Umbanda visam evocar o Orixá ancestral e toda sua hierarquia composta por Orixás menores, Guias e Protetores. Os rituais não têm forma ou modo definido de modo que variam de casa para casa e estão subordinados às decisões de cada Pai-de-santo e cada entidade protetora do terreiro.
Como funciona o atendimento na Umbanda?
Na consulta, a pessoa pode tirar todas as suas dúvidas e ainda ser encaminhada a tratamentos, como a limpeza espiritual e a reconciliação espiritual, no caso de problemas amorosos. “A pessoa pode fazer perguntas ou apenas ouvir. Dos dois jeitos, ela conseguirá as respostas para seus problemas”, diz.
Como é feito o santo na umbanda?
A pessoa entrar em um transe profundo (como um desmaio) durante uma cerimônia aos orixás, que significa que o orixá está pedindo a iniciação. Nesse caso, o sacerdote consulta o jogo de búzios para saber qual é o caso, qual o orixá e suas condições, se pode esperar ou se é um caso urgente.
Precisa raspar o cabelo na umbanda?
“Portanto, nossos fundamentos e ritos estão garantidos por lei. O ato sagrado de ‘raspar a cabeça’ faz parte da ritualística iniciática e jamais deve ser confundido com ato de tortura ou lesão corporal.
Quem é da umbanda Faz macumba?
Macumba é uma espécie de árvore africana e também um instrumento musical utilizado em cerimônias de religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda. O termo, porém, acabou se tornando uma forma pejorativa de se referir a essas religiões – e, sobretudo, aos despachos feitos por alguns seguidores (veja boxe).
O que incorpora na umbanda?
Não há o fenômeno de incorporação, na Umbanda, sem corpo. É pelo corpo que a entidade ancestral se manifesta e, assim, se comunica. O corpo do umbandista, durante as giras (cerimônias), ganha novas formas, multiplica-se em outros corpos possíveis. São corpos incorporados, transformados em meios de comunicação.
Como se faz a cabeça na umbanda?
O candidato à iniciação é mantido confinado em um quarto por 21 dias. Ele (ou ela) tem a cabeça raspada e recebe marcas no braço ou na cabeça, geralmente feitas com espinhas de peixe. Essas cicatrizes simbolizam a porta de entrada do orixá durante a incorporação.
Como um orixá escolhe uma pessoa?
O sacerdote escolhe alguém para ser o padrinho de Oruncó, que é a pessoa que vai ouvir o nome do orixá. No caso de um ogã ou uma equede, o orixá que te suspendeu dirá o nome do seu orixá e escolherá o padrinho.
Como se comportar em uma gira de umbanda?
Como estar dentro do terreiro de Umbanda? Um terreiro não é local para conversas, futilidades, fofocas, vendas, vícios ou brincadeiras. Este é um local de encontro com Deus. Por isso, permaneça em silêncio e se deixe envolver por todos os rituais.
Como se preparar para uma sessão de umbanda?
Nestes terreiros, existem vários processos até o adentrar de fato à gira. Precisamos, geralmente, nos colocar descalços, receber a defumação do pai de santo, mentalizar boas energias, entoar cantos umbandistas, ou seja, precisamos nos preparar para que o nosso corpo esteja apto a qualquer tipo de chamado espiritual.
Como é feita a iniciação na Umbanda?
O candidato à iniciação é mantido confinado em um quarto por 21 dias. Ele (ou ela) tem a cabeça raspada e recebe marcas no braço ou na cabeça, geralmente feitas com espinhas de peixe. Essas cicatrizes simbolizam a porta de entrada do orixá durante a incorporação.
Como é feito uma iniciação na Umbanda?
Uma delas é o ritual de iniciação, na qual uma pessoa se prepara para se tornar filha de um orixá. “Primeiro ela tem que agradar a todos os orixás da natureza, Oxum, Xangô, Oxossi, os orixás do rio, da mata e das cachoeiras. Ela fica no roncó por 16 dias.
Comentários