O que são relés e quais os tipos?

O que são relés e quais os tipos?

Existem três principais tipos de relés, que são: temporizadores, térmicos e de proteção. Os relés podem ser definidos como componentes elétricos destinados a gerar mudanças repentinas e predeterminadas em um ou mais circuitos elétricos de saída, cada vez que são atingidas certas condições no circuito de entrada.
Em cache

Qual são os relé?

Quais são os tipos de relés que existem? Relé de estado sólido, relé de tempo, relé térmico, relé auxiliar, relé de sobrecarga, relé acoplador, relés automotivos, relés de proteção, relé falta de fase.

Quais os tipos de relé de proteção?

Atualmente no mercado, é possível encontrar 3 gerações de relés, são eles:

  • Relés eletromecânicos;
  • Relés de estado sólido;
  • Relés digitais.

Quais as principais funções dos relés?

O relê é um equipamento eletrônico que permite a abertura e fechamento de um circuito elétrico, ou seja, pode bloquear ou não o fluxo de corrente elétrica.
Em cache

Quais são os tipos de relé térmico?

Os 3 tipos de relés térmicos por princípio de funcionamento são bimetálico, relé de sobrecarga térmica de liga de fusão e eletrônica.

Qual é a função do relé de proteção?

Um relé de proteção sobrecorrente é responsável pela liberação do disjuntor nos casos em que é detectado pelo dispositivo uma condição de funcionamento que fuja da normalidade.

O que é um relé de corrente?

O relé monitor de corrente é um equipamento fundamental para o monitoramento de correntes elétricas monofásicas contínuas e alternadas, destinadas a diversos sistemas receptores.

O que são relés de sobrecarga?

Relés térmicos de sobrecarga são dispositivos eletromecânicos, baratos, de proteção para o circuito à rede elétrica. Oferecem proteção confiável para motores em caso de sobrecarga ou falha de fase. O relé térmico de sobrecarga pode, em conjunto com contatores, compor uma solução compacta para a partida de motores.

Para que serve um relé 12v?

Também conhecidos como relés eletromecânicos, eles têm a função de auxiliar na ligação de diversos componentes automotivos como bomba de combustível, vidros e travas elétricas, farol baixo e alto. Sua estrutura é formada por bobina, contatos, terminais e o núcleo.

Quais os elementos que compõem os relés?

As partes que compõem um relé eletromecânico são:

  • eletroímã (bobina) – constituído por fio de cobre em torno de um núcleo de ferro maciço que fornece um caminho de baixa relutância para o fluxo magnético;
  • Armadura de ferro móvel;
  • Conjuntos de contatos;
  • Mola de rearme;

O que é um relé de fase?

O relé falta de fase é um equipamento fundamental para sistemas trifásicos, pois garante que a carga do motor esteja sempre alimentada pelas três fases, de forma a evitar a destruição total do motor ou equipamento nele aplicado.

Qual é a função do relé de falta de fase?

O relé falta de fase é um equipamento fundamental para sistemas trifásicos, pois garante que a carga do motor esteja sempre alimentada pelas três fases, de forma a evitar a destruição total do motor ou equipamento nele aplicado.

Qual é o símbolo do relé?

A letra K representa dispositivos como relés, contatores.

Para que serve um relé 4 pinos?

Também conhecidos como relés eletromecânicos, eles têm a função de auxiliar na ligação de diversos componentes automotivos como bomba de combustível, vidros e travas elétricas, farol baixo e alto.

O que é um relé de pulso?

Relés de impulso são dispositivos eletromecânicos que ao ser alimentado pela tensão nominal da rede, através do comando de interruptores pulsadores, comandam pontos de iluminação, também sendo possível comandar o mesmo ponto de luz por vários dispositivos de pulso.

O que significa os números do relé?

A tensão nominal dos relés automotivos são: 12V para carros e motos e 24V para ônibus e caminhões. Corrente elétrica (A): É a corrente que passa pelos condutores (bobinas, terminais e contatos). Resistência elétrica (Ω): Resistência da bobina do relé e entre os terminais de ligações.

Como saber a potência do relé?

Um cálculo simples permite descobrir se a resistência pode ser acionada diretamente pelo relé. Basta multiplicar a tensão da rede (em volts) pela corrente máxima do relé (em amperes). Caso o resultado seja superior à potência do dispositivo, o relé poderá acioná-lo diretamente.

Qual a voltagem do relé?

12V

Tensão elétrica (V): O valor da diferença de potencial elétrico para o funcionamento do relé. A tensão nominal dos relés automotivos são: 12V para carros e motos e 24V para ônibus e caminhões.