O que são plantas licófitas?

Quais tipos de folhas encontramos nas licófitas?

A maioria dos membros do agrupamento Lycopodiophyta apresenta uma protostela, tendo como geração dominante o esporófito. Diferenciam-se de todas as restantes plantas vasculares por apresentarem folhas do tipo micrófilo, ou seja folhas com um único feixe vascular formando uma venação linear não ramificada.

Quais as principais características das licófitas e samambaias?

As licófitas e samambaias são plantas que possuem duas fases morfologicamente distintas em seus ciclos de vida. Uma delas é caracterizada pela produção de gametas masculinos e femininos (fase gametofítica, haploide, na qual ocorrem as trocas gênicas entre os organismos).

O que é uma planta Homosporada?

Quase todas as plantas vasculares sem sementes são classificadas como homosporadas, que são plantas produtoras de apenas um tipo de esporo, originando um gametófito bissexuado, isto é, que exibe tanto anterídios (locais de síntese dos gametas masculinos) como arquegônios (locais de síntese dos gametas femininos).

Qual nome recebe as folhas não Microfilas?

Qual nome recebe as folhas não microfilas? Resposta Selecionada: d. Megáfilas.

O que as samambaias não possuem?

A samambaia é uma das pteridófitas mais conhecidas. As pteridófitas, também chamadas plantas vasculares sem sementes, são um grupo de plantas em que se observam a presença de xilema e floema (vasos condutores) e a ausência de sementes, característica esta que surge apenas nas gimnospermas.

Quais são as plantas pteridófitas?

As pteridófitas são um grupo de plantas vasculares e sem sementes que possuem como representantes principais as samambaias e avencas. As pteridófitas são um grupo de plantas que apresentam vasos condutores e não possuem sementes.

Quais são as características das samambaias?

As samambaias são vegetais vasculares membros do táxon das pteridófitas (que deixou de ter validade taxonômica e só é utilizado como uma denominação informal). Elas possuem tecidos vasculares (xilema e floema), folhas verdadeiras, se reproduzem através de esporos e não produzem sementes ou flores.

Quais são as principais características das pteridófitas?

As pteridófitas são um grupo de plantas que apresentam vasos condutores e não possuem sementes. Nesses vegetais, portanto, já é possível observar a presença de xilema e floema, duas estruturas responsáveis pelo transporte de substâncias no interior da planta.

Qual a diferença entre pteridófitas Isosporadas e Heterosporadas?

Isosporadas: quando produzem esporos morfologicamente idênticos. Heterosporadas: quando produzem dois tipos de esporos: micrósporos e megásporos (macrósporos). Gametófito ou Prótalo: são plantas verdes, muito pequenas, comparadas com o esporófito; de forma talosa e com poucas camadas de células parenquimáticas.

Qual a diferença entre folha e Folíolo?

As folhas simples são aquelas em que o limbo não é dividido. As folhas compostas, por sua vez, apresentam o limbo dividido em pequenas porções chamadas de folíolos.

O que é planta vascular e avascular?

As plantas vasculares (Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas) possuem vasos condutores, já as plantas avasculares ou não vasculares (Briófitas) não dispõem de vasos. Nesse último caso, as substâncias deslocam-se por através da osmose e os nutrientes por difusão simples.

O que é uma planta Pteridófita?

As pteridófitas são um grupo de plantas que apresentam vasos condutores e não possuem sementes. Nesses vegetais, portanto, já é possível observar a presença de xilema e floema, duas estruturas responsáveis pelo transporte de substâncias no interior da planta.

O que os musgos não possuem?

Os musgos constituem a maior parte das plantas briófitas. São plantas de pequeno porte e de estrutura simples, eles não apresentam vasos condutores, flores e sementes.

Qual a função da samambaia?

Samambaia: é um umidificador natural. Quando libera umidade a samambaia remove poluentes como benzeno, formaldeído e xileno. A planta se desenvolve melhor em áreas com incidência de luz solar e solos mais úmidos.