Quem são os arcossauros?
Os arcossauros (Archosauria) são um grupo monofilético de diápsidos que apresentaram uma rica história evolutiva de diversificação de formas, com os únicos representantes viventes apenas as aves e os crocodilianos. A evolução do grupo durante o Período Triássico é uma das áreas dentro da paleontolog…
Quais são as Sinapomorfias de Archosauria?
A sinapomorfia mais notável das aves é a presença de penas, porém outras adaptações importantes para o voo também surgem como o osso peitoral ou esterno quilhado e redução da cauda, além de membros anteriores modificados para o voo.
Quantas vezes surgiu o voo em Archosauria?
O que leva à conclusão de que o vôo surgiu pelo menos três vezes na história dos vertebrados: primeiro com os pterossauros, depois com as aves e, por último, com os morcegos – um independentemente do outro.
Que tipo de evolução permitiu a formação dos grupos das aves e dos Crocodylia?
Aves e dinossauros em uma só linhagem Os dromeossauros e as aves modernas são muito semelhantes em vários aspectos anatômicos, razão pela qual a maior parte dos estudiosos no assunto concorda que as aves evoluíram de dinossauros terópodos.
Que tipo de evolução permitiu a formação das aves?
A história evolutiva das aves ainda é bastante controversa, porém a teoria mais aceita é a de que elas surgiram de uma linhagem de dinossauros. … Entretanto, apesar da dificuldade, diversos estudos tentam compreender a evolução desse grupo de vertebrados.
O que é uma Sinapomorfia?
Sinapomorfia, para a Biologia, são caracteres homólogos apomórficos compartilhados por dois ou mais táxons. É a situação que se observa quando dois táxons apresentam o mesmo caractere, e este representa uma forma derivada apomórfica frente a outra ancestral plesiomórfica.
Como surgiu o voo?
A teoria cursorial diz que o ancestral das aves antes do voo era um animal terrestre, que corria rapidamente no solo. O animal desenvolveu hábitos de escalar em penhascos e rochas, desenvolvendo o planeio para retornar ao chão. O voo planado, nesta teoria, deu origem ao voo propriamente dito.
Quais as duas hipóteses que tentam explicar o surgimento do voo nas aves?
No primeiro caso, os animais teriam começado a voar a partir do solo através de corridas ou impulsos. Na segunda teoria o voo teria acontecido quando animais arborícolas realizavam pulos nas copas das árvores e usavam as penas para planar durante os saltos.
Quais são as principais novidades evolutivas das aves?
O bico é considerado uma novidade evolutiva. Com ele as aves não somente se alimentam e alimentam seus filhotes, mas são capazes de fazer muito mais coisas, como bisbilhotar, construir seus ninhos e se defender. A paleontologia continua tentando desvendar o passado do homem e dos demais seres vivos.
Como foi o processo evolutivo das aves?
A evolução pode ser definida, em poucas palavras, como o processo de variação e adaptação de populações ao longo do tempo, podendo inclusive provocar o surgimento de novas espécies a partir de uma preexistente.
Como ocorreu a evolução de aves?
Dentre as diversas teorias acerca da origem das aves, a mais aceita e difundida hoje é que esses animais evoluíram a partir de algumas espécies de dinossauros. Esta teoria foi fundamentada na descoberta de um fóssil de dinossauro em 1861 na Alemanha cuja presença de penas chamou atenção.
Quais são as sinapomorfias dos Metazoários?
O grupo tem duas sinapomorfias, a presença de manto, tecido que reveste a superfície dorsal do corpo e onde há células secretoras de espículas calcárias, e a rádula.
Quais são as sinapomorfias das angiospermas?
As chamadas monocotiledôneas, isoladamente, formam um grupo monofilético, suportado por sinapomorfias (características evolutivas em comum) como: folhas com nervuras paralelas, embrião com um único cotilédone, raízes adventícias e caule com sistema vascular disperso no córtex.
Quem fez o primeiro voo de avião?
irmãos Wright
Em 17 de dezembro de 1903, numa praia da Carolina do Norte perto de Kitty Hawk, os irmãos Wright efetuaram aquele que seria considerado como o primeiro voo de um aparelho voador controlado, motorizado e “mais pesado que o ar”.
Comentários