Quais são os medicamentos sulfonamidas?
O grupo das sulfonamidas compreende seis drogas principais: sulfanilamida, sulfisoxazol, sulfacetamida, ácido para-aminobenzóico, sulfadiazina e sulfametoxazol, sendo as duas últimas de maior importância clínica.
Para que é indicado sulfonamidas?
Algumas sulfonamidas são aplicadas diretamente na pele (uso tópico) para tratar queimaduras e infecções cutâneas, vaginais e oculares.
Como tomar sulfonamidas?
A dose inicial recomendada é de 75 mg/kg e a dose de manutenção é de 150mg/kg ao dia fracionada em 4 tomadas. Siga orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem conhecimento do seu médico.
Quais as principais utilizações clínicas das sulfonamidas?
A sulfassalazina pode ser usada por via oral para tratar doenças inflamatórias do intestino. leia mais . , infecções do trato urinário.
Qual a diferença entre sulfadiazina e sulfametoxazol?
As sulfas são divididas em cinco tipos: sulfas de rápida absorção e excreção (sulfatiazol, sulfadiazina), sulfas de rápida absorção e excreção lenta (sulfametoxazol), sulfas de rápida absorção e excreção lenta com ação prolongada (sulfadimetoxina), sulfas de absorção rápida e excreção muito lenta e ação muito …
Quais os tipos de antimicrobianos?
Os antimicrobianos podem ser agrupados em betalactâmicos, aminoglicosídios, tetraciclinas, rimfamicinas sulfonamidas, trimetropim e metronidazol.
Para que serve Sufra?
Este medicamento é indicado para o tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis à associação dos medicamentos trimetoprima e sulfametoxazol, como certas infecções respiratórias, gastrintestinais, renais e do trato urinário, genitais (homens e mulheres), infecções da pele, entre outros tipos de …
Para que é indicado o uso do ácido fólico?
O ácido folínico é utilizado em terapia citotóxica como um antídoto para os antagonistas do ácido fólico (tais como o metotrexato) que bloqueiam a conversão do ácido fólico para tetraidrofolato por ligação à enzima diidrofolato-redutase. Folinato de Cálcio é uma solução estéril, isotônica, sem conservantes.
Estou com infecção urinária como devo tomar sulfametoxazol?
4 comprimidos ao dia em 2 tomadas, após as principais refeições, de preferência da manhã e a noite, durante 10 a 14 dias, ou segundo critério médico. Em casos de infecções graves, esta dose pode ser aumentada em 3 comprimidos a cada 12 horas. Esta posologia pode ser modificada de acordo com o critério médico.
Como tomar sulfa para diarréia?
5 comprimidos de Sulfametoxazol + Trimetoprima (comprimido 400mg + 80mg) ou 2 e 1/2 comprimidos de Sulfametoxazol + Trimetoprima (comprimido 800mg + 160mg) duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, em um único dia de tratamento.
Qual o espectro de ação das sulfonamidas?
5.5.8 Espectro de ação das sulfonamidas O espectro antimicrobiano é amplo: possui atividade contra bactérias Gram negativas e Gram positivas, além de certos fungos e protozoários (Korolkovas and França, 2002).
Quais são os Carbapenemicos?
Imipenem, meropenem e ertapenem são os carbapenens disponíveis atualmente na prática clínica nos EUA, Europa e Brasil. Apresentam amplo espectro de ação para uso em infecções sistêmicas e são estáveis à maioria das ß–lactamases.
Qual o motivo da Associação de trimetoprima e sulfametoxazol?
O sulfametoxazol é comumente empregado em associação com o trimetoprim, uma diamino-pirimidina, associação mais conhecida como cotrimoxazol. O efeito das duas drogas é sinérgico, pois atuam em passos diferentes da síntese do ácido tetra-hidrofólico (folínico), necessária para a síntese dos ácidos nucléicos.
Qual o mecanismo de ação da sulfadiazina?
Mecanismo de Ação: Inibe competitivamente a síntese do ácido fólico pelas bactérias; bacteriostático. — Sulfadiazina se distribui no líquor, onde atinge concentrações equivalentes a até 60% daquela detectada no plasma. Excreção urinária.
Comentários