O que são mecanismos de reparo?
Os mecanismos de reparo de DNA nos protegem de câncer, mas os mesmos mecanismos também protegem as células tumorais contra os quimioterápicos que lesam o DNA, os mecanismos de reparo estão relacionados a mecanismos de resistência de células tumorais, o que pode inviabilizar ou prejudicar as chamadas quimioterapias.
O que são genes de reparo de DNA?
O reparo de DNA é um mecanismo que proporciona o equilíbrio e manutenção de um organismo vivo através da correção de problemas no material genético contido na célula. Um dos principais sistemas de reparo é o Reparo de DNA por Excisão de Nucleotídeos (NER).
Em cache
Como ocorre o reparo do DNA após uma mutação?
– Reparo por excisão de nucleotídeos (NER) retira um segmento da fita de DNA que inclui a lesão, deixando um intervalo que é preenchido pela DNA polimerase e depois ligado (DNA ligase). – Alguns danos são reparados por reversão direta da lesão, por enzimas específicas.
Em cache
Quais os mecanismos responsáveis pela manutenção da informação genética durante a replicação do DNA?
Uma das moléculas chave na replicação do DNA é a enzima DNA polimerase. DNA polimerases são responsáveis pela síntese do DNA: elas adicionam nucleotídeos, um por um, à fita crescente de DNA, incorporando somente aqueles que são complementares à fita molde.
Como é o processo de replicação do DNA?
A replicação ocorre antes do início da divisão celular, durante a fase S da interfase. A replicação originará duas moléculas de DNA constituídas por uma fita que pertencia à molécula original e uma fita recentemente sintetizada. Na replicação, a molécula de DNA será duplicada.
Quais são as formas de dano ao DNA?
De maneira geral, os danos podem ser divididos em danos à fita simples (SSBs) e danos à fita dupla (DSBs). Os SSBs são os tipos mais comuns de danos, surgindo com uma freqüência de dezenas de milhares por célula ao dia (Caldecott, 2008).
Por que os mecanismos de reparo de danos no DNA necessitam de dois filamentos de DNA?
→ muitos dos danos sofridos pelo DNA podem ser reparados porque a informação genética é preservada em ambas as fitas da dupla-hélice.
Qual a importância dos mecanismos de reparo do DNA?
Os sistemas de reparo de DNA consistem em mecanismos essenciais que protegem a integridade do genoma e garantem a evolução de organismos vivos na terra. A reparação ocorre em todas as células e em todos os organismos.
Quais são as etapas do processo de replicação do DNA?
A replicação do DNA envolve três etapas:
- Iniciação.
- Ampliação ou alongamento.
- Término.
Quais são as três etapas da replicação do DNA?
Iniciação, alongamento e terminação.
Como o próprio nome diz, essa fase corresponde ao início da replicação do DNA, na qual as enzimas helicases agem separando a dupla fita de DNA.
Quais são as etapas da replicação?
A replicação do DNA envolve três etapas:
- Iniciação.
- Ampliação ou alongamento.
- Término.
Onde ocorre o processo de replicação do DNA?
Onde ocorre a replicação do DNA? A replicação do DNA ocorre no núcleo da célula e se inicia em um local específico da molécula de DNA que apresenta uma sequência de bases específica, na qual é reconhecida pela DNA polimerase e por outras enzimas, proteínas e cofatores que estão envolvidos no processo de replicação.
O que é reparo por Fotorreativação?
Reparo por fotorreativação – feito pela enzima DNA-fotoliase, que age quando a luz UV gera dímeros de Timina no DNA de bactérias. A enzima se une ao dímero no escuro e quando a molécula se expõe a luz ( por meio de um fóton), desfaz o dímero.
O que significa 5 Linha 3 Linha?
Em geral, sequências de DNA são escritas na direção 5' para 3', o que significa que o nucleotídeo na extremidade 5' vem primeiro e que o nucleotídeo na extremidade 3' vem por último.
Quais são as formas de replicação do DNA e as características de cada uma delas?
Os três modelos de replicação do DNA
- Conservativo. A replicação produz uma hélice feita inteiramente de DNA antigo e uma hélice feita inteiramente de DNA novo.
- Semiconservativo. A replicação produz duas hélices que contêm uma fita de DNA antigo e uma fita de DNA novo .
- Dispersivo.
O que é replicação transcrição e tradução do DNA?
– Replicação: processo que permite ao gene produzir outras unidades iguais a si próprio. – Transcrição: processo pelo qual a informação genética é transferida para o local apropriado (ribossomo) e é traduzida. – Tradução: processo pelo qual são produzidas as proteínas, a partir de uma seqüência de nucleotídeos.
Quais são os processos de replicação?
O processo de replicação ocorre nos dois sentidos da fita de DNA. Na replicação, uma cadeia de DNA separa-se, nucleotídeos livres ligam-se nas fitas simples e, assim, duas novas moléculas surgem. As helicases movem-se sobre as fitas de DNA, separando as cadeias.
Qual a sequência da replicação do DNA?
A replicação ocorre antes da divisão celular, durante a interfase. O processo de replicação inicia-se com a separação das duas fitas que formam a molécula de DNA. Em seguida, ocorre a ligação dos nucleotídeos livres no núcleo a um nucleotídeo correspondente em uma das fitas.
Comentários