O que são caspases Qual a importância das caspases na apoptose?

Qual a importância das caspases na apoptose?

As caspases (proteases aspárticas de cisteína) são uma família de endoproteases importantes para manter a homeostase através da regulação da apoptose (morte) e inflamação das células.

O que são caspases e como elas estão relacionadas ao evento de apoptose?

Caspases. As caspases são um tipo de proteases, ou classe de enzimas que decompõe outras proteínas. As caspases estão envolvidas na iniciação e execução de apoptose (morte celular programada).

Qual o papel das caspases no processo de morte celular explique?

As caspases executoras ativam a endonuclease, que é uma enzima que promove a fragmentação do DNA. Promovem também a degradação do citoesqueleto celular.

O que ativa as caspases?

A ativação das caspases ocorre por duas vias principais: uma via extrínseca, mediada por receptores localizados na membrana celular, chamados receptores da morte, ou por uma via intrínseca, mediada por estímulos internos de estresse intracelular, tais como lesão do DNA ou perturbações no ciclo celular ou nas vias …

Quais os principais fatores que levam a ativação das caspases?

A cascata das caspases pode ser ativada pela granzima B liberada por linfócitos T citotóxicos que ativam caspases-3 e -7; receptores de morte (como o ligante FAS, o TRAIL e o TNF) que podem ativar caspases-8 e -10; e o apoptossomo, regulado pelo citocromo c e a família bcl-2, que ativa a caspase-9.

Por que após ativar a cascata de caspases o processo de apoptose Torna-se irreversível?

Uma vez ativadas, as caspases podem ativar outras procaspases, de forma que essa cascata proteolítica amplifica a via de sinalização da apoptose e leva a uma rápida morte celular. Uma vez que as caspases são inicialmente ativadas, o processo de morte celular programada parece se tornar irreversível.

O que é depleção do ATP?

DEPLEÇÃO DE ATP A atividade da bomba de Na/K fica reduzida, levando ao influxo de sódio, cálcio e água, causando uma tumefação celular, mitocondrial e no retículo endoplasmático rugoso, levando à perda das microvilosidades, formação de bolhas na membrana e diminuição da síntese proteica.

Quais são os processos envolvidos na morte celular?

A morte celular, definida como perda irreversível da estrutura e funções vitais da célula, ocorre por dois processos morfologicamente distintos: necrose e apoptose.

Qual a ação desencadeada pelas caspases 3 6 e 7?

Essa fase é iniciada com a ativação das caspases executoras (caspase3,-6,-7), que ativam endonucleases citoplasmáticas, degradando o material nuclear, e proteases que degradam proteínas nucleares e citoplasmáticas.

O que ativa a apoptose?

As células têm um conjunto de proteínas capazes de atuar como armas de autodestruição. Enquanto a célula é útil ao organismo, ela reprime este mecanismo. Se a célula comprometer a saúde do organismo ou deixar de ser necessária, a apoptose é desencadeada, levando à morte celular.

O que são proteínas pro Apoptóticas?

As proteínas próapoptóticas da família BCL-2, incluindo Bax e Bak, atuam normalmente na membrana mitocondrial para promover a permeabilização e liberação do citocromo C e ROS, sinais importantes na cascata da apoptose.

O que é uma lesão irreversível?

Confira o vídeo: A lesão celular ocorre quando as células são estressadas tão excessivamente que não são mais capazes de se adaptar, podendo ser reversível até um certo ponto, mas se o estímulo persistir ou for intenso o suficiente desde o início, a célula sofre lesão irreversível.

Como acontece o processo de apoptose?

A apoptose é um processo organizado, no qual o conteúdo da célula é processado e compactado em pequenos pacotes de membrana para “coleta de lixo” por células do sistema imunológico. Ao contrário da necrose (morte por lesão), no qual o conteúdo da célula é expelido e causa inflamação.

O que acontece com a falta de ATP?

Os baixos índices de ATP disponíveis na célula ou sua ausência, levará a uma redução do seu metabolismo e, também, alterações morfológicas da célula, que resulta na inatividade da bomba de Ca2+, e o aumento da concentração de Na+, levando à inatividade da troca de Na+/Ca2+, aumentando assim a quantidade Ca2+ …