Qual a função da bronzina no motor?
As bronzinas são peças que têm como função alojar outras peças, tais como mancal, biela e eixo. Elas reduzem o atrito das peças do motor, evitando assim o seu desgaste precoce e garantindo o movimento de rotação entre os componentes internos do motor, suportando a carga gerada no movimento.
Como saber se tem que trocar as bronzinas?
A bronzina não tem uma vida útil definida.
O que ocasiona virar bronzina?
Como consequência do contato incorreto, há um aumento de calor que pode ocasionar o fundimento de algumas peças e até o travamento do motor. Para não ter erros na hora da montagem, basta posicionar corretamente o furo da bronzina no duto. Assim, a lubrificação do motor ocorre normalmente.
Quando trocar as bronzinas do carro?
Quando é necessário trocar a bronzina de biela? Não existe uma vida útil definida para a bronzina de biela. A troca sempre será necessária quando der algum tipo problema.
Qual a diferença entre bronzina de biela e bronzina de mancal?
As bronzinas de biela são alimentadas com óleo a partir da bronzina de mancal e através do virabrequim com a ajuda dos furos. As bronzinas de mancal garantem o apoio do virabrequim.
Como saber a medida de uma bronzina?
A bronzina de biela fica localizada na parte inferior do motor. Ela vai dentro da biela e existem diversas medidas quando colocadas nas fábricas. As medidas são Stander e após os virabrequins serem retificados ela vai de STD, 0,25, 0,50, 0,75, 1,00 e alguns casos 1,50, dependendo do desgaste do virabrequim.
Como saber se o eixo virabrequim está ruim?
Para saber se o virabrequim está com problemas, preste atenção a alguns sinais que indicam possíveis danos, como: presença de metais ou água no óleo lubrificante; excesso de barulhos de metal com metal; alto consumo do óleo lubrificante; aumento no consumo de combustível; superaquecimento do motor etc.
O que pode travar o motor?
O óleo sujo, adulterado ou a presença de defeitos na bomba aumentam o risco de travar o componente. Fundir o motor é um problemão! Se acontecer, você terá que contratar um serviço especializado para consertar. Esse costuma ser um custo bem alto.
O que causa o travamento do motor?
Isso porque quando o motor chega a temperaturas muito altas, essas peças podem perder sua função devido à alta dilatação e à própria fusão. Nesse estado, o motor manifesta um forte ruído, ocasionado pelo atrito excessivo entre as peças, o que provoca seu travamento.
Como saber se o mancal está ruim?
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Como saber qual bronzina usar?
Bronzinas de Mancal São utilizadas nas medidas STD, 0,25, 0,50, 0,75, 1,00 e alguns casos 1,50 de acordo com o virabrequim. A bronzina de mancal é feita de aço e revestida com material fino. Ela deve estar na medida compatível com o virabrequim para que o conjunto funcione corretamente.
O que é mancal de biela?
Mancal. O que é mancal? Qualquer dispositivo cuja função seja a de apoiar um eixo recebe o nome de mancal. Esse componente deve receber as cargas do movimento vertical que as bielas fazem sobre o virabrequim e permitir que o referido eixo se movimente com o menor nível possível de atrito.
O que é medida Stander?
Os pistões são fornecidos em diversas medidas que variam de STD (Stander) – 0,25mm – 0,50mm – 0,75mm e 1,00mm ou STD, 0,50mm e 1,00mm. Portanto conclui-se que pelo ponto de vista dos fabricantes, considerando a utilização de peças genuínas, o serviço de restauração é tecnicamente viável.
Como saber a medida de um virabrequim?
As medidas são: standard 0,25mm ou 0,50mm; 075mm e o máximo de l,00 mm. Em motores pesados são utilizadas as duas primeiras medidas. Depois, mede-se com um cálibre o raio de concordância para saber se estão dentro das especificações do fabricante.
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