O que são as nervuras das folhas?

Qual é a função das nervuras de uma folha?

As nervuras têm no seu interior um conjunto de vasos condutores de seiva que prolongam os correspondentes vasos do pecíolo, permitindo a transição de água e nutrientes entre as folhas, o caule e o resto da planta. … A nervura central abastece e sustenta o resto da folha.

O que é a nervura da planta?

Feixe vascular, por vezes saliente, formado pelos vasos condutores (xilema e floema) das folhas e outros órgãos foliares, como sépalas e pétalas. Geralmente, as folhas das plantas Dicotiledóneas apresentam uma nervura principal de que partem nervuras secundárias – nervação reticulada.

Quais os tipos de nervuras das folhas?

Quanto ao aspecto das nervuras, há dois tipos principais:

  • Paralelinérveas: com nervuras paralelas;
  • Peninérveas: com uma nervura mediana da qual saem ramificações.

São encontradas as nervuras?

Eles podem ser encontrados nas raízes, caules e também nas folhas, formando o que chamamos de nervuras foliares. De acordo com a forma com que essas nervuras estão dispostas nas folhas podemos classificá-las em paralelinérveas e peninérveas.

O que são brácteas e qual sua função?

As brácteas são folhas modificadas encontradas na base do pedicelo das flores, ou inflorescências. Em algumas espécies de plantas em que as pétalas são pequenas ou até inexistentes, as brácteas são coloridas, e conseguem atrair animais polinizadores.

O que são padrões de Nervação?

O padrão de distribuição das nervuras no limbo das folhas é chamado de nervação (Figura 1). As nervuras costumam ser mais salientes na fase abaxial ou inferior da lâmina foliar, sendo formadas principalmente pelos tecidos vasculares xilema e floema. Existem diferentes padrões de nervação nas folhas.

O que é Nervação reticulada?

Folha com uma nervura principal de onde saem nervuras secundárias, em geral não apresentam bainha, característica de representantes do grupo das dicotiledôneas. Palavra-chaves: folha, nervuras reticuladas, dicotiledôneas, vegetais, plantas, biodiversidade, botânica.

Como podemos classificar as folhas quanto a Nervação ou Venação?

Tradicionalmente as folhas são classificadas quanto o tipo de venação foliar. Peninérveas ou pinatinérveas – ocorrem quando as nervuras secundárias se originam ao longo da nervura primária central de forma regular e espaçada (semelhante a uma pena). … Trinérveas – ocorrem quando o limbo apresenta três nervuras primárias.

O que são padrões de nervação?

O padrão de distribuição das nervuras no limbo das folhas é chamado de nervação (Figura 1). As nervuras costumam ser mais salientes na fase abaxial ou inferior da lâmina foliar, sendo formadas principalmente pelos tecidos vasculares xilema e floema. Existem diferentes padrões de nervação nas folhas.

O que são os cotilédones?

O cotilédone (do grego kotyledon, concavidade em forma de concha) é a primeira ou cada uma das primeiras folhas de um embrião. Para a maioria das plantas, sua função é o armazenamento de reservas que serão utilizadas na germinação.

O que é acúleos na biologia?

→ O que é um acúleo? O acúleo, diferente do espinho, não é uma modificação foliar nem caulinar. Em geral, é uma projeção pequena e pontiaguda de origem normalmente epidérmica. Também diferente dos espinhos, os acúleos não apresentam tecido vascular.

O que são acúleos e qual a sua função?

Um exemplo desse tipo de espinho são aqueles encontrados no limoeiro. Os acúleos diferem-se dos espinhos foliares e caulinares por não serem nem modificações de ramos nem modificações de folhas. … Tanto espinhos quanto acúleos estão relacionados com a função de defesa de uma planta, evitando que ela sofra herbivoria.

Qual o tipo de Nervação Venação do folíolo?

Venação foliar se refere à distribuição das nervuras na folha. Estas nervuras podem estar presentes em qualquer outro órgão da planta. … A nervura principal ou primária está localizada no centro do limbo e é a maior em espessura do que as demais nervuras.

Qual a função do folíolo?

Folíolos ou pínulas são subdivisões das folhas das plantas vasculares. São normalmente estruturas de aspecto foliáceo, ligadas por pecíolos à raque. Em algumas famílias, os peciólulos apresentam pulvinos, articulações responsáveis pelos movimentos dos folíolos.