Que são necessidades educativas especiais?
Consideram-se estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) aqueles que, por apresentarem determinadas condições específicas, podem necessitar de um conjunto de recursos educativos particulares, durante todo ou parte do seu percurso escolar, de forma a facilitar o seu desenvolvimento académico, pessoal e sócio …
Quais são as necessidades especiais?
Portadores de NecessidadesEspeciais são aqueles que apresentam ausência ou deficiência de estrutura ou função psíquica, fisiológica ou anatômica. Podendo ser visual, motor, mental e auditiva. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) pelo menos 10% da população é constituída de pessoas com algum tipo de deficiência.
Como podemos classificar às necessidades educativas especiais?
- as dificuldades de aprendizagem específicas;
- os problemas de comunicação;
- a deficiência intelectual (deficiência mental);
- as perturbações emocionais e de comportamento;
- a multideficiência;
- a deficiência auditiva;
- a deficiência físico-motora;
- os problemas de saúde;
Qual o objetivo do uso da expressão necessidades educativas especiais?
A expressão necessidades especiais, utilizada desde a década de 60, na busca de especificidades de intervenções em auxilio às pessoas com deficiência, tem elaborado novas terminologias a fim de especificar seus âmbitos de atuação.
Quais são os alunos com necessidades especiais?
Expressão utilizada com relação à crianças e jovens cujas necessidades decorrem de sua elevada capacidade ou de suas dificuldades para aprender. Está associada, portanto, a dificuldades de aprendizagem, não necessariamente vinculada a deficiências.
Quais são os alunos especiais?
Alunos com alguma deficiência, seja ela intelectual, mental, física, auditiva, visual e múltipla devem ter acesso a recursos diferenciados identificados como necessidades educacionais especiais (NEE).
Quais são as quatro fases da educação especial?
Assim, realizamos um resgate histórico das pessoas com deficiência e destaca- mos quatro fases: “fase da exclusão”, “fase da segregação”, “fase da integração”, e “fase da inclusão total”.
Qual o principal objetivo do trabalho com alunos com NEE?
“O AEE tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem” (BRASIL, 2009).
Por que é importante que o professor entenda as dificuldades que passam os alunos com NEE?
4. Porque é importante que o professor entenda as dificuldades que passam os alunos com NEE? Para que possa adaptar as atividades a fim de proporcionar um ambiente inclusivo e atividades acessíveis. … Para que possa buscar o encaminhamento dos alunos com NEE para salas especializadas (multifuncionais).
Quem são os alunos de inclusão?
Inclusão escolar é acolher todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino, independentemente de cor, classe social e condições físicas e psicológicas. O termo é associado mais comumente à inclusão educacional de pessoas com deficiência física e mental.
Qual a diferença entre PNE e PcD?
Os termos “portador de deficiência” e “portador de necessidades especiais (PNE)” não devem ser mais usados. O correto é usar apenas “pessoa com deficiência” ou na forma abreviada “PcD”. A sigla PcD é invariável, por exemplo: a PcD, as PcD, da PcD, das PcD.
Como identificar um aluno especial?
Alunos que apresentam deficiência/necessidades especiais também precisam de experiências educacionais fundamentadas, adequadas, dinâmicas e estruturadas, o que é determinante para que sejam estimulados e tenham garantido o direito de acesso ao conhecimento científico e ao desenvolvimento de suas potencialidades.
O que são as barreiras atitudinais?
barreiras atitudinais: atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas; f.
O que é exclusão segregação integração e inclusão?
SEGREGAÇÃO ▶ Significa “separar ” as pessoas num só lugar e por último . INTEGRAÇÃO ▶ As pessoas com deficiência têm de se adequar à sociedade dominante, às suas regras. INCLUSÃO ▶ É na realidade ainda é um sonho significa: Aceitar as diferenças , valorizar cada pessoa, conviver dentro da diversidade humana .
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