O que Robert Merton defendia?

Qual o comportamento defendido por Merton?

Merton, em sua teoria da anomia, evidencia o desequilíbrio entre metas e os meios sociais institucionalizados para alcançá-las, o que desencadeia um grande percentual de comportamentos anômicos, de mais ou menos gravidade e acarreta, muitas vezes, a marginalização de grupos.

Qual a reflexão é feita por Merton sobre o papel de indivíduo e sociedade em sua teoria?

Ele assume uma contradição entre os objetivos culturais legítimos de uma sociedade (por exemplo, consumo em conexão com símbolos de status) e a distribuição desigual dos meios (por exemplo, dinheiro, influência, relacionamentos) com os quais esses objetivos podem ser alcançados.

O que defende a teoria da anomia?

A anomia representa a falta de lei, ou ausência de normas de conduta em uma determinada sociedade. Caracteriza-se pelo abandono das normas sociais de comportamento. A teoria tem o intuito de analisar a desorganização social nas ruas, devido às mudanças repentinas a que o cidadão dificilmente pode se adaptar.

O que é a teoria da anomia apresentada pelo americano Robert K Merton?

A teoria da anomia de Merton explica por que os membros das classes menos favorecidas cometem a maioria das infrações penais, e crimes de motivação política (terrorismos, saques, ocupações) que decorrem de uma conduta rebelde, bem como comportamentos de evasão como o alcoolismo e a toxicodependência.

O que Robert K Merton afirma a respeito do comportamento antissocial?

O indivíduo passa a não respeitar mais as regras de comportamento, e passa a buscar outros meios de ação socialmente aceitos ou não.

Quais são os pressupostos pelos quais se assenta a teoria de Robert K Merton?

De outro modo, a teoria geral da anomia desenvolvida por Robert Merton parte do pressuposto de que a causa da anomia está no fato de a sociedade impor determinadas metas culturais e uma parcela da sociedade não conseguir alcançar essas metas pelos meios institucionalizados, uma vez que a própria sociedade não …

Quais são as disfunções da burocracia segundo Merton?

A esse fenômeno, Merton denomina de disfunções da burocracia, a exemplo da internalização das regras e o apego aos regulamentos, o excesso de formalismo e de papelório, a resistência a mudanças, a dificuldade no atendimento a clientes e os conflitos com o público.

O quê Durkheim classificava como anomia?

O conceito de anomia foi cunhado pelo sociólogo francês Émile Durkheim e quer dizer: ausência ou desintegração das normas sociais. O conceito surgiu com o objetivo de descrever as patologias sociais da sociedade ocidental moderna, racionalista e individualista.

O que diz a teoria do conflito?

“A teoria do conflito defende que a divisão da sociedade em classe burguesa e operária gera conflitos devido às suas naturezas”, explica. Segundo o juiz, o conflito é resultado direto da divisão social pelo poder e riqueza.

O que é anomia e qual sua origem?

O conceito de anomia foi cunhado pelo sociólogo francês Émile Durkheim e quer dizer: ausência ou desintegração das normas sociais. O conceito surgiu com o objetivo de descrever as patologias sociais da sociedade ocidental moderna, racionalista e individualista.

Como a anomia e analisada por Durkheim e por Merton?

Em síntese, a teoria da anomia caracteriza-se por ser teoria es- trutural, pelo determinismo sociológico, pela normalidade e funciona- lidade do crime e pela ideia de que a perda das referências coletivas normativas que orientam a vida em sociedade leva ao enfraquecimento da solidariedade social. 3. Durkheim, Émile.

Qual era a corrente metodológica de Talcott Parsons e Robert Merton?

O Funcionalismo sociológico O funcionalismo marcou fortemente as teorias sociais até os anos 1980, se constituindo neste período como método hegemônico na sociologia. Seus maiores pensadores na teoria social foram Émile Durkheim, Talcott Parsons e Robert Merton.

Quais são as duas principais disfunções da burocracia?

As disfunções da Burocracia são as seguintes:

  • Internacionalização das regras e exagero apego aos regulamentos;
  • Excesso de formalismo e de papelório;
  • Resistência a mudanças;
  • Despersonalização do relacionamento;
  • Categorização como base do processo decisorial;
  • Superconformidade às rotinas e procedimentos;

São exemplos de disfunções burocráticas?

Disfunções da Burocracia

  1. 1 – Apego às regras. …
  2. 2 – Excesso de formalismo. …
  3. 3 – Resistência à mudanças. …
  4. 4 – Relacionamentos frios. …
  5. 5 – Categorização na base do processo de decisão. …
  6. 6 – Super conformidade com rotinas. …
  7. 7 – Exibição de símbolos de autoridade. …
  8. 8 – Conflitos com o público.

14 de mai. de 2020