O que retrata o poema a cidade da Bahia?

Qual é o tema do poema a cidade da Bahia?

Esse poema faz uma crítica à desigualdade social daquela época, ataca os governantes e, ainda, possui um tom preconceituoso ao tratar sobre o afrodescendente. É possível, também, por meio desse poema, abordar algumas características do Barroco e do estilo do autor.

Qual o tema do poema triste Bahia?

Nesse poema ele lamenta a situação da Bahia (outrora rica) que é devastada pela exploração, principalmente na época açucareira em que os recursos naturais eram prejudicados para levar riqueza à metrópole.

Por que Gregório de Matos crítica a Bahia?

Pelas críticas frequentes e impiedosas a políticos (algumas de caráter pessoal) e à organização social da Bahia e da Colônia de um modo geral, o poeta ficou conhecido pelo apelido de “Boca do inferno”.

Qual a crítica que o eu poético faz a administração da Cidade da Bahia?

A descrição satírica que o eupoético faz da Cidade da Bahia (Salvador) configura uma antítese entre o estado antigo e o atual. II. A hipérbole é verificada na oposição entre as expressões “máquina mercante” e “drogas inúteis”, ambas como referência crítica ao pacto colonial.

Por que esse poema é um soneto?

O soneto: é um tipo de poema que se apresenta sob uma estrutura fixa: quatro estrofes, sendo dois quartetos (estrofes compostas por quatro versos) e dois tercetos (estrofes compostas por três versos).

Quais eram os temas da poesia Gregoriana?

Poesia religiosa ou sacra Nesse sentido, a poesia gregoriana sustenta-se, na maior parte do tempo, entre o pecado e a necessidade de se redimir perante Deus. … Relação entre o ato pecaminoso e a obtenção do perdão divino.

Qual o nome desse tipo de composição poética Triste Bahia?

A vertente satírica da poesia de Gregório de Matos concentra-se, em grande medida, na formulação literária de múltiplas críticas à sociedade baiana do século XVII, cujos habitantes são acusados de corrupção e promiscuidade.

O que significa bandeira branca enfiada em Pau forte?

E “Bandeira branca enfiada em pau fortesignifica um pedido de paz, de fim da Ditadura Militar.

Como Gregório de Matos descreve a Bahia?

A Bahia de outrora aparece com um tom nostálgico, e o poeta critica a degradação moral e econômico no qual a cidade se encontra no momento. Os ladrões e oportunistas (comerciantes, etc) são os detentores do poder político e econômico, enquanto os trabalhadores honestos encontram-se na pobreza.

O que Gregório de Matos criticava?

Muitos de seus versos são ácidos, satíricos e refletem uma postura crítica à administração colonial – excessivamente localista e burocrática –, à fidalguia brasileira, ao clero moralista e corrupto e a quem mais compusesse a degradada sociedade colonial, o que lhe rendeu o apelido de Boca do Inferno.

Qual é a atividade profissional desse eu poético?

5 – Qual é a atividade profissional desse eu poético? Lavrador, roceiro, trabalhador rural. 6 – O eu poético define a sua pessoa, o seu jeito de ser poeta, com estas expressões: “Sou fio da mata, cantô da mão grossa”, “Sou poeta das brenha”.

O que afeta o eu lírico?

Em primeira pessoa, o eu lírico não enuncia uma particularidade de sua vida, mas a dissolução de uma relação amorosa – que não necessariamente precisa partir de um dado biográfico. O eu lírico dá voz a um sentimento universal e não é necessário que o autor pessoalmente tenha vivido o que esse eu enuncia.

Quais as principais características de um soneto?

No que diz respeito ao seu formato, o soneto é composto de 14 versos divididos em quatro estrofes, sendo dois quartetos e dois tercetos, organizados pela métrica, isto é, número igual de sílabas poéticas. Normalmente os sonetos são compostos por dez sílabas poéticas, denominados versos decassílabos.

Quais são os tipos de sonetos?

Pode ser apresentado em três formas de distribuição dos versos:

  • Soneto italiano ou petrarquiano: apresenta duas estrofes de quatro versos (quartetos) e duas de três versos (tercetos);
  • Soneto inglês ou Shakespeariano: três quartetos e um dístico;
  • Soneto monostrófico: Apresenta uma única estrofe de 14 versos: