Qual a mensagem do filme Nise o coração da loucura?
A partir do filme é possível refletir sobre o modo como o saber psiquiátrico era operado, na década de 1950, por meio de métodos que visavam uma intervenção no corpo, um conhecimento fundamentado em um saber que procurava se constituir como uma psiquiatria clínica e neurológica.
Qual era o modelo de tratamento defendido por Nise?
Segundo ela, Nise afirmava que o hospital psiquiátrico colaborava com a doença e acreditava que caberia à terapia ocupacional parte importante na mudança desse ambiente. “O que cura não é o remédio, mas o afeto.
Qual o objetivo da Dra Nise da Silveira?
Nise Magalhães da Silveira nasceu em 1905 e ajudou a escrever e revolucionar a história da psiquiatria no Brasil e no mundo. Nascida em Maceió, Alagoas, ela ficou conhecida por humanizar o tratamento psiquiátrico e era contrária às formas agressivas usadas em sua época, como o eletrochoque.
Qual o papel de Nise da Silveira na arteterapia?
Pioneira nas pesquisas das relações emocionais entre pacientes e animais, defendia o fim de tratamentos tradicionais, como o eletrochoque ( recurso cruel e muito utilizado no passado), insulinoterapia e lobotomia, confinamento clínico e uso de drogas.
Por que Nise da Silveira chamava os pacientes de clientes?
Nise da Silveira rejeitava a palavra paciente em relação aos internos dos hospitais psiquiátricos. Ela determinava o uso de clientes para reforçar a relação de troca, mas preferia sempre se referir a eles pelos nomes. Cada pessoa é um universo.
Como funciona o tratamento de eletrochoque?
A eletroconvulsoterapia é feita sob supervisão do anestesista e psiquiatra e consiste na aplicação de um estímulo elétrico, a partir de dois eletrodos colocados na parte frontal da cabeça, capaz de induzir a convulsão, que só é vista no aparelho de encefalograma.
Qual era a teoria de Nise da Silveira?
Nise da Silveira ressalta que o hospital, ao invés de asilar o doente, deveria restabelecer as relações do mesmo com o meio, diminuindo também o número das reinternações em hospitais psiquiátricos (Silveira, 1966).
O que Nise da Silveira usava para tratar seus pacientes?
Nise trocava constantes cartas com Jung, que se interessou muito pelas iniciativas realizadas em terras brasileiras. A médica também foi pioneira ao enxergar o valor terapêutico da interação dos internos com animais. Ela permitia que seus pacientes cuidassem de vira-latas que viviam nos pátios do hospital.
O que difere a prática de Nise da Silveira da arteterapia?
O que distingue a prática de Nise da Silveira da arte-terapia é a realização de atividades livres e espontâneas.
Como foi o primeiro contato de Nise com os pacientes?
Além da arte, o contato com cães e gatos também foi um dos tratamentos introduzidos por Silveira no Brasil. Os pacientes podiam cuidar dos animais que estavam nos espaços abertos do centro, estabelecendo vínculos afetivos. A psiquiatra escreveu um livro dedicado aos felinos, chamado Gatos, a Emoção de Lidar.
Quando o eletrochoque é indicado?
A indicação primária da ECT é para o tratamento de depressão maior refratária à farmacoterapia, especialmente na presença de sintomas psicóticos, catatonia, ideação suicida persistente e outras condições que exigem uma resposta antidepressiva rápida.
Quais as sequelas do eletrochoque?
Os defensores da terapia eletroconvulsiva (ECT) afirmam que é segura e eficaz e que os efeitos colaterais são de curta duração. No entanto, uma nova revisão, publicada na revista Evidence-Based Mental Health, relata a probabilidade de comprometimento cognitivo e perda de memória permanentes após a ECT.
Qual a importância de Nise da Silveira na reforma psiquiátrica no Brasil discorra sobre o assunto?
Doutora Nise foi uma pioneira ao não considerar o tratamento da época único, suficiente e capaz de compreender toda a complexidade da loucura. Foi ela quem mais nos ajudou a perceber no estudo da esquizofrenia “onde a gata encontra seus filhotes” (Lacan, sobre a psicanálise).
Qual o diferencial proposto por Nise que resultou na criação do Museu de Imagens do Inconsciente Que tipo de Museu é esse?
O método de trabalho no Museu consiste principalmente no estudo de séries de imagens. Isoladas, parecem sempre indecifráveis.Com surpresa, verifica-se que nos permitem acompanhar o desdobramento de processos intrapsíquicos. Não raro verifica-se que essas séries contêm significações paralelas a temas míticos.
Comentários