O que retrata a obra Os sertões?

O que a obra Os sertões retrata?

“Os Sertões” é uma das obras mais emblemáticas do escritor pré-modernista Euclides da Cunha (1866-1909), publicada em 1902. A obra regionalista narra os acontecimentos da sangrenta Guerra de Canudos, liderada por Antônio Conselheiro (1830-1897), que ocorreu no Interior da Bahia, durante 1896 e 1897.

Qual é o foco narrativo da obra Os sertões?

Narrador/foco narrativo A obra Os sertões, de Euclides da Cunha, possui narrador observador em terceira pessoa, isto é, conta a história a partir do ponto de vista de um observador dos acontecimentos, sem participar das ações.

Qual o objetivo do livro Os sertões?

Os sertões é uma obra de Euclides da Cunha, publicada em 1902. O autor, que era jornalista, foi enviado aos sertões da Bahia para cobrir a Guerra de Canudos que ocorria no final do século XIX. Assim, seu objetivo era descrever o local, as pessoas e os conflitos que estavam acontecendo.

Qual foi o foco do relato diário de uma expedição?

Diário de uma expedição reúne uma série de reportagens, pouco conhecidas, que Euclides da Cunha fez durante a Guerra de Canudos. Escritas no coração da batalha, sem tempo para hesitações ou reflexão, essas reportagens são o embrião de Os sertões, o “livro vingador”, como o definiu seu autor.

Qual o propósito da luta em Canudos?

Os motivos que teriam levado à guerra ainda são objetos de discussão, havendo duas teses principais: a Euclidiana, interpretando Canudos como um foco de restauração monárquica; e a de Rui Facó, marxista, tendo como epicentro a luta pela abolição dos latifúndios, pelo direito à terra e contra a opressão.

Que tema Euclides da Cunha aborda em seu livro Os Sertões?

Os Sertões é um livro do escritor e jornalista brasileiro Euclides da Cunha, publicado em 1902. É considerado como o primeiro livro-reportagem brasileiro. Trata da Guerra de Canudos (1896-1897), ocorrida em Canudos, cidade do interior da Bahia.

Como é a linguagem do livro Os sertões de Euclides da Cunha?

PortuguêsOs Sertões / Idioma originalA língua portuguesa, também designada português, é uma língua indo-europeia românica flexiva ocidental originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal. Wikipédia

Que tipo de linguagem Euclides da Cunha utilizou na obra Os sertões?

O estilo de linguagem científica, poética e rebuscada do autor também chama atenção dos leitores. Alguns críticos literários e escritores consideram a linguagem de Os Sertões como um “Barroco Científico”. A obra também apresenta características de diversos tipos de textos: literário, científico e jornalístico.

Que tema Euclides da Cunha aborda em seu livro Os sertões?

Os Sertões é um livro do escritor e jornalista brasileiro Euclides da Cunha, publicado em 1902. É considerado como o primeiro livro-reportagem brasileiro. Trata da Guerra de Canudos (1896-1897), ocorrida em Canudos, cidade do interior da Bahia.

Qual foi o principal motivo da Guerra de Canudos?

Causas da Guerra de Canudos O governo da Bahia, com o apoio de latifundiários, não concordava com o fato de os habitantes de Canudos não pagarem impostos e viverem sem seguir as leis estabelecidas. Afirmavam também que Antônio Conselheiro defendia a volta da Monarquia, que havia sido substituída pela República em 1889.

Qual foi o motivo da invasão de Canudos?

O pretexto para a guerra contra Canudos foi a pretensa invasão de uma vila, por Conselheiro, para conseguir madeira. Na verdade, por trás de tudo, o motivo real era destruir um “mau exemplo” de liberdade popular. Havia também o interesse político no episódio, favorecendo as disputas entre os republicanos.

Qual a importância da Guerra de Canudos?

A Guerra de Canudos ocorreu no arraial de Canudos, sertão da Bahia, entre 1896 e 1897. … Desta maneira, o governo da Bahia e o governo central resolveram acabar com suas instalações. O conflito é considerado o maior movimento de resistência à opressão dos grandes proprietários rurais realizado no Brasil.

Qual tema Euclides da Cunha?

Euclides da Cunha é autor da obra Os Sertões, na qual retrata o sertão baiano, o sertanejo e o conflito ocorrido em Canudos, em 1897, liderado por Antônio Conselheiro.

Que tipo social Euclides da Cunha aborda em Os sertões?

Euclides da Cunha afirmava que a formação étnica da sociedade brasileira bem como as condições de exclusão social tinham que ser tomadas como pano de fundo para explicar como o líder de Canudos tornou–se uma autoridade única e inconteste nos sertões da Bahia.