O que retrata a obra Os retirantes?

O que retrata a obra retirantes?

Nessa obra, Portinari aborda o tema da migração nordestina, triste realidade de uma parte da população brasileira, que deixa seu lugar de origem em busca de melhores condições de vida em outras partes do país.

O que retrata as obras de arte?

As obras de arte são manifestações humanas que buscam transmitir questionamentos, reflexões e significados através da criação de um produto artístico. Tais produtos geralmente são peças como objetos, pinturas, esculturas e instalações.

Quais objetivos ou pessoas aparecem na obra Os Retirantes?

Conteúdo factual – Nota-se a presença de nove figuras humanas, sendo duas criança de colo e mais três crianças maiores.Um velho com um cajado, duas mulher: uma trouxa na cabeça e uma criança no colo, outra com uma criança no colo.Um homem mais novo também carregando uma trouxa nas costas, um céu escuro, chãos seco, …

O que retrata a obra expressionista de Cândido Portinari?

A imagem da tela expressionista de Cândido Portinari, Menino Morto, que faz parte da série Retirantes e mostra o sofrimento do sertanejo diante de uma realidade muito triste: a mortalidade infantil por falta de condições mínimas de sobrevivência.

Qual o estilo da obra retirantes?

ExpressionismoOs Retirantes / Período

O que são Os Retirantes?

Retirante é o termo que se refere à pessoa ou grupo que abandona a sua terra por causa da seca e da miséria em busca de uma localidade que lhe dê melhores condições de vida. Foi amplamente usado no Brasil para se referir a nordestinos que migravam para as grandes cidades do Sul–Sudeste brasileiro, fugindo das secas.

O que é descrever uma obra de arte?

Com base no seu conhecimento de arte, fale um pouco sobre a obra em si. Descreva o meio usado e a composição, bem como elementos como linhas, cores, texturas e formas. Nas suas próprias palavras, discorra sobre o significado da obra. Qual é o tema da peça em questão?

Quais as características que identificam uma obra de arte?

Obra de arte é uma criação humana com características simbólicas, estéticas ou conceituais. – É marcada por informações estéticas ou conceituais. – É realizada de forma manual.

Quais objetos ou pessoas aparecem na obra Monalisa?

A pintura apresenta uma mulher sentada, mostrando apenas a parte superior do seu corpo; no fundo, uma paisagem que mistura a natureza (as águas, as montanhas) e a ação humana (os caminhos). O corpo da modelo surge numa estrutura piramidal: na base estão as suas mãos, no vértice superior o seu rosto.

Qual o tema principal da obra Os Retirantes?

A obra “Os Retirantes” produzida em 1944 pelo artista brasileiro Cândido Portinari, retrata uma família que precisa abandonar sua terra para fugir da miséria e da fome. … Os retirantes dos dias atuais ainda vagam todos os dias, com seus semblantes cansados, em busca de melhores condições de vida.

Como o expressionismo se manifesta na pintura de Cândido Portinari?

Tratando do Brasil, lançou mão de técnicas e influências expressionistas. Ele fez forte crítica social quando pintou os retirantes nordestinos, os meninos pobres e os espantalhos. Pode-se notar que, no expressionismo, pinta-se com técnica livre e violência dramática, ressaltando sempre a emoção.

O que o artista Cândido Portinari tinha em comum com o movimento expressionista?

No Brasil, Cândido Portinari (1903-1962) destacou-se no estilo expressionista. O artista representou intensamente em suas obras as mazelas do povo nordestino. Além dele, Anita Malfatti (1889-1964), que na Alemanha teve contato com artistas do Expressionismo, também foi fortemente influenciada por essa corrente.

Quais são as características físicas das figuras no quadro de Cândido Portinari?

As pinceladas escuras ao longo da figura dão a impressão de que ela é feita apenas de ossos. No primeiro plano vemos uma criança em pé, com a barriga saliente e o pescoço muito fino. O tamanho da barriga, desproporcional ao resto do corpo, indica que a criança tem barriga d’água.

Quais as características da arte efêmera?

O conceito da arte efêmera remete a um estilo de arte que não tem como principal objetivo apresentar obras que durem longos períodos. Na verdade, é exatamente o contrário, já que essa corrente prioriza exposições de curta duração. Nesse contexto, muitas vezes, elas ocorrem somente uma única vez.