O que representa a Igreja de Santa Sofia?

O que representa a Igreja de Santa Sofia para esse império?

Construída em Constantinopla, entre 527 e 532, durante o reinado do Imperador Justiniano (527-565), a Basílica de Santa Sofia foi dedicada à Sabedoria de Deus e daí sua denominação latinizada de “Santa Sofia” e no grego “Hagia Sophia”.

Qual o principal destaque da igreja Santa Sofia?

Famosa principalmente por sua enorme cúpula (ou domo), ela é considerada a epítome da arquitetura bizantina e é tida como tendo “mudado a história da arquitetura”. Ela foi a maior catedral do mundo por quase mil anos, até que a Catedral de Sevilha fosse completada em 1520.

Como era a Igreja Santa Sofia?

A Igreja de Santa Sofia foi originalmente construída como uma basílica para a Igreja Cristã Ortodoxa Grega. … Na época da construção da primeira igreja, Istambul era conhecida como Constantinopla, levando o nome do pai de Constâncio, Constantino I, o primeiro governante do Império Bizantino.

Por que Santa Sofia é um local de disputa simbólica entre diferentes grupos religiosos explique?

Alto valor simbólico Os nacionalistas exigem a transformação da basílica em mesquita: ela simbolizaria a tomada de Constantinopla pelos otomanos, constituindo, portanto, um legado islâmico que precisa ser preservado.

Qual o nome da maior igreja construída no Império Bizantino?

Igreja de Santa Sofia
Com 1,4 mil anos, maior catedral da Antiguidade foi construída pelo Império Bizantino. Arqueólogos acreditam ter encontrado o batistério da Igreja de Santa Sofia, situada na atual Istambul, na Turquia. A catedral é o maior templo cristão da Antiguidade e foi construída pelo Império Bizantino entre os anos 532 e 537.

Quais características mais marcantes da Basílica de Santa Sofia indicam elementos da arte construtiva romana e da arte bizantina?

Representa o ramo grego do cristianismo, expandiu-se na Rússia e na Europa Oriental. Santa Sofia é uma Igreja de planta centrada. Tem uma cúpula imensa no espaço central, com trinta e um metros de diâmetro e cinqüenta e quatro metros de altura. A cúpula descansa sobre pilares de mármore, parecendo levitar no espaço.

Qual o principal elemento da identidade bizantina?

catolicismo ortodoxo, sob a liderança do patriarca.

Quem mandou construir a igreja de Santa Sofia?

Catedral de Santa Sofia. Encontrando-se inserida no estilo bizantino, a Catedral de Santa Sofia foi construída durante o Período Justiniano, em Constantinopla, pelos arquitetos Antêmio de Tralles e Isidoro de Mileto.

Quais os principais aspectos da arquitetura bizantina presentes na Igreja de Santa Sofia?

Suas principais características são os mosaicos vitrificados, ícones, pinturas sacras e cúpulas. O período bizantino na arquitetura ficou marcado pela ascensão do cristianismo e criação de novas técnicas construtivas.

Por que a Igreja de Santa Sofia em Istambul é a maior expressão arquitetônica do início do desenvolvimento do Cristianismo?

A Igreja de Santa Sofia é o mais grandioso exemplo dessa arquitetura, onde trabalharam mais de dez mil homens durante quase seis anos. Por fora o templo era muito simples, porém internamente apresentava grande suntuosidade, utilizando-se de mosaicos com formas geométricas, de cenas do Evangelho.

Quem mandou construir a Igreja de Santa Sofia?

Catedral de Santa Sofia. Encontrando-se inserida no estilo bizantino, a Catedral de Santa Sofia foi construída durante o Período Justiniano, em Constantinopla, pelos arquitetos Antêmio de Tralles e Isidoro de Mileto.

Quem construiu a cidade de Constantinopla?

C. No ano de 330, Constantinopla foi construída pelo imperador Constantino. A cidade (atual cidade turca de Istambul) se encontra localizada no estreito de Bósforo, entre o Oriente e o Ocidente, na confluência de importantes rotas comerciais.

Quais as principais características da escultura romana?

De um modo geral, a escultura romana tem as seguintes características: Influência da arte etrusca e grega, mas com características dos próprios romanos; Não tinha um ideal de beleza, mas presava por representações realistas. … O busto humano está entre as obras que mais diferenciam a escultura romana das demais.

Quais elementos caracterizam os mosaicos produzidos na Hagia Sophia?

Suas principais características são os mosaicos vitrificados, ícones, pinturas sacras e cúpulas.