Quem pode o mais pode o menos?
A expressão latina a maiori, ad minus é uma forma de argumentação jurídica que estabelece que o que é válido para o mais, deve necessariamente prevalecer para o menos, ou “quem pode o mais, pode o menos“.
Quem pode o mais pode o menos STJ?
“DIZ O BROCARDO JURÍDICO, HERDADO DOS ROMANOS:”QUEM PODE O MAIS, PODE O MENOS“( REsp 98.836/GO , Rel. Ministro LUIZ VICENTE CERNICCHIARO, SEXTA TURMA, julgado em 05/05/1998, DJ 01/06/1998, p. 196). As decisões judiciais devem ser lidas com atenção e interpretadas pelas partes.
Quem pode mais pode menos brocardo?
É antiga a máxima de que “in eo quod plus est semper inest et minus” (quem pode o mais, pode o menos). Para ficar em um só exemplo, analise-se a atual discussão sobre poder ou não o Ministério Público promover investigações.
Como usar a fortiori?
A FORTIORI (diga /a forcióri/) é o início de uma expressão latina — a fortiori ratione — que significa “por causa de uma razão mais forte”, ou seja, “com muito mais razão”. Indica que uma conclusão deverá ser necessariamente aceita, já que ela é logicamente muito mais verdadeira que outra que já o foi anteriormente.
Quem dorme o Direito não socorre?
Há uma máxima no Direito que para tudo há solução, desde que pleiteada no tempo devido, “Dormientibus non succurrit jus” – o Direito não socorre aos que dormem”, ou seja, quem se descuida de lutar pelo seu direito, a conseqüência é perdê-lo, logo, para obter-se justiça é preciso agir acionando o poder judiciário na …
O que não está nos autos não está no mundo?
“Quod non est in actis non est in mundo”, o que não está nos autos não está no mundo. Este é um velho brocardo que vem do Direito Romano e que é adotado nos Judiciários de Estados democráticos. “Mundo”, nesse axioma jurídico, tem o sentido de verdade real. Não é verdade se não está nos autos.
O que significa o brocardo in claris cessat interpretatio?
Quando a lei é clara, não é necessário interpretá-la. Cumpre salientar que por esse princípio, quando a norma for redigida de forma clara e objetiva não será necessário interpretá-la.
É também chamado de aforismo brocardo ou máximas da experiência?
Brocardos é o plural de brocardo. O mesmo que: aforismos, máximas, provérbios, rifões, sentenças.
O que é um raciocínio a fortiori?
A fortiori é o início de uma expressão latina — a fortiori ratione — que significa “por causa de uma razão mais forte”, ou seja, “com muito mais razão”. Indica que uma conclusão deverá ser necessariamente aceita, já que ela é logicamente muito mais verdadeira que outra que já o foi anteriormente.
O que quer dizer a expressão a fortiori?
Por maioria de razão.
Quem dorme na Justiça?
No Direito existe o termo em latim que diz: “Dormientibus Non Sucurrit Ius” , ou seja, O Direito não Socorre aos que Dormem….
Como se escreve em latim o direito não socorre aos que dormem?
Dormientibus non succurrit jus (O Direito não socorre aos que dormem)
O que não está nos autos não está no mundo em latim?
Ainda hoje, sua melhor expressão é o brocardo latino quod non est in actis non est in mundo (“o que não está nos autos não está no mundo”), tendo a intenção de estabelecer os limites da prova utilizável pelo julgador para proferir sua decisão, ou seja, a prova constante dos autos.
O que não está nos autos não está no mundo STF?
“Quod non est in actis non est in mundo”. O que não está nos autos, não está no mundo, sustentavam os romanos. O mundo fora dos autos não deve influenciar a justiça, mas é ali que se constrói o direito.
Comentários