Qual o significado do poema motivo de Cecília Meireles?
No poema “Motivo”, de Cecília Meireles, o uso do tempo presente indica a valorização do instante, do momento. O eu lírico nos diz que o mais importante é a plenitude da vida no agora. É quase um aviso, mostra que não se apega ao passado ou ao futuro, pois a vida é boa no presente.
Como pode ser entendida a palavra instante no poema motivo?
Como pode ser entendida a palavra instante no poema? … Ø “Instante”, no poema, não está relacionado apenas a tempo, mas a circunstâncias especiais que o poeta muitas vezes é capaz de captar e que registra em seus poemas. 02 – Nos versos a seguir, porque é uma conjunção explicativa.
De quem é o poema motivo?
e a minha vida está completa. Não sou alegre nem sou triste: sou poeta.
Qual o tema do poema Canção de Cecília Meireles?
Nesse poema, Cecília desfaz liricamente uma realidade para criar outra realidade, marcadamente onírica. Minhas mãos ainda estão molhadas do azul das ondas entreabertas, e a cor que escorre dos meus dedos colore as areias desertas.
Em que consiste a forma tradicional de um soneto?
Soneto é um poema de forma fixa que se apresenta com 14 versos e quatro estrofes, sendo dois quartetos e dois tercetos. De acordo com pesquisadores, o soneto foi criado pelo poeta e humanista italiano Francesco Petrarca (1304-1374).
Quais as características da poesia de Cecília Meireles?
Poeta intimista, próxima à abstração da música, ao sentimento religioso e à fluidez do sonho, seus temas recorrentes são o amor, a morte, o tempo e a eternidade, o que se evidencia já a partir dos títulos de seus livros, como Vaga Música e Mar Absoluto.
Qual é o tema do poema motivo?
Análise do poema Motivo, de Cecília Meireles. 1. O poema é todo escrito em primeira pessoa, mostrando o que há de íntimo, a subjetividade do eu lírico; além disso, é perpassado por antíteses, que serão mostradas no decorrer da análise; Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa 2.
Porque a poetisa diz eu canto?
Sei que canto. … E a canção é tudo. Tem sangue eterno a asa ritmada.
Qual é a temática do poema motivo?
O poema é todo escrito em primeira pessoa, mostrando o que há de íntimo, a subjetividade do eu lírico; além disso, é perpassado por antíteses, que serão mostradas no decorrer da análise; … É quase um aviso: o eu lírico mostra que não se apega ao passado ou ao futuro, a vida é boa no presente.
Quando foi publicado o poema motivo de Cecília Meireles?
Sua poesia lida de forma belíssima com temas como a efemeridade da vida ou o próprio ato de escrever poesia. Este último tema ficou famoso em um de seus mais célebres poemas, Motivo, publicado pela primeira vez no livro Viagem, de 1939.
Quais são os temas que permeiam o poema Canção?
02 – Quais são os temas que permeiam este poema? A tristeza e a melancolia.
Qual é a finalidade de um poema?
Poema é uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e cuja apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção. … O texto poético tem uma forte relação com a música, a arte e a beleza. A poesia presente no texto é a componente que distingue o poema.
Quais são as principais características do soneto?
No que diz respeito ao seu formato, o soneto é composto de 14 versos divididos em quatro estrofes, sendo dois quartetos e dois tercetos, organizados pela métrica, isto é, número igual de sílabas poéticas. Normalmente os sonetos são compostos por dez sílabas poéticas, denominados versos decassílabos.
Qual origem do soneto?
Tipo de poema que apresenta forma fixa, o soneto tem origem na Itália, documentado pela primeira vez na obra de Giacomo da Lentini na primeira metade do século III.
Comentários