O que quer dizer mita?

Qual é o significado da mita?

Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios.

O que é mita na história?

A mita era uma instituição de origem inca, utilizada por essa civilização quando da formação de seu império, antes da chegada dos europeus. Consistia na exploração das comunidades dominadas, utilizando uma parte de seus homens no trabalho nas minas.

Qual a diferença de mita e encomenda?

A mita consistia em um trabalho compulsório onde parcelas das populações indígenas eram utilizadas para uma temporada de serviços prestados. Já a encomienda funcionava como uma “troca” onde os índios recebiam em catequese e alimentos por sua mão-de-obra.

O que era a mita em qual Império era praticada?

A mita foi largamente aplicada nas minas e nas propriedades mais importantes, especialmente no Peru e na região conhecida como Alto Peru. … Enquanto este sistema era administrado pelos incas, os trabalhadores se reuniam para realizar trabalhos em comunidade – edificação de pontes, canais, entre outros.

Qual era a função da mita na sociedade inca?

A mita determinava que todo trabalhador inca deveria trabalhar para o estado por um determinado período no ano. Assim, quando o imperador convocasse, os trabalhadores eram levados para trabalhar nas obras públicas de construção de estradas, por exemplo.

Como mita era caracterizado pelo?

O sistema de trabalho conhecido como mita era caracterizado pelo: Trabalho escravo de negros nas plantações de açúcar do Caribe. Trabalho forçado de índios e mestiços nas plantações de café da Colômbia. Trabalho forçado de índios nas minas de ouro e prata do Peru e Alto Peru.

Em que consiste encomienda?

A encomienda, originalmente aplicada na região das Antilhas em 1503, com posterior projeção em outras porções da América espanhola, foi uma instituição jurídica imposta pela coroa com vistas a regular o recolhimento de tributos e circunscrever a exploração do trabalho indígena.

Como funciona o sistema de encomienda?

A encomienda foi um sistema criado pelos espanhóis, e consistia na exploração de um grupo ou comunidade de indígenas por um colono, a partir da concessão das autoridades, enquanto o colono vivesse. Em troca, o colono deveria pagar um tributo à metrópole e promover a cristianização dos indígenas.

O que foi a mita e a encomienda na Mesoamérica?

A encomienda e a mita foram as principais formas de exploração do trabalho indígena realizada pelos espanhóis, causando um grande número de mortos e a condenação de inúmeros clérigos e leigos à ação espanhola na América.

Como os indígenas eram tratados pelos jesuítas?

Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígens.

Quem criou a encomienda?

Hernán Cortés, conquistados dos Astecas e primeiro encomendero da Nova Espanha.

Como surgiu a encomienda?

Este processo ocorreu principalmente na América Espanhola colonial, principalmente entre os incas e astecas, povos detentores de uma rica vida cultural, e que podiam oferecer uma farta mão-de-obra, antes da encomienda ser sucedida pela mita. …

Qual é a diferença fundamental entre a encomienda E o repartimiento?

O repartimiento, na verdade, era uma modalidade já conhecida pelas populações indígenas anteriormente subjugadas ao império inca (mita) e asteca (cuatéquil). … Outra forma de exploração da mão-de-obra indígena foi a encomienda.

O que era a encomienda?

A encomienda era uma instituição em vigor nos reinos de Castela e foi adaptada nas Índias (América). A encomienda permitia ao encomendero, um fidalgo espanhol, a cobrar tributos na forma de trabalho ou de bens materiais à determinada população indígena. … As encomiendas eram hereditárias, mas não perpétuas.