O que significa a palavra epistemicídio?
Souza Santos definiu o epistemicídio da seguinte forma: “à destruição de algumas formas de saber locais, à inferiorização de outros, desperdiçando-se, em nome dos desígnios do colonialismo, a riqueza de perspectivas presente na diversidade cultural e nas multifacetadas visões do mundo por elas protagonizadas” (2009, p.
Que tipo de conhecimento o epistemicídio mata?
Por isso o epistemicídio fere de morte a racionalidade do subjugado ou a sequestra, mutila a capacidade de aprender etc. É uma forma de sequestro da razão em duplo sentido: pela negação da racionalidade do Outro ou pela assimilação cultural que em outros casos lhe é imposta.
Quem cunhou o termo epistemicídio?
Boaventura de Sousa Santos, cunhou o termo epistemicídio para se referir à destruição dos conhecimentos, dos saberes e das tradições de povos que foram alvos da exploração colonial. O epistemicidio é a tentativa de apagamento e de invisibilização da cultura negra no Brasil.
O que é o racismo epistemicídio?
Pois, “o racismo epistêmico descura a capacidade epistêmica de certos grupos de pessoas. Pode basear-se na metafísica ou na ontologia, mas o resultado acaba por ser o mesmo: evitar reconhecer os outros como seres inteiramente humanos” (MALDONADO-TORRES, 2008. A topologia do ser e a geopolítica do conhecimento.
O que é conhecimento Segundo Boaventura?
O conhecimento sensível, o conhecimento iluminativo e o conhecimentocientífico são resultados da capacidade infinita da mente humana de conhecer-se,conhecer a realidade que a cerca, e elevar-se, fluir para o ôntico fontal, origem e termode todo conhecimento que é Deus, através dos seus vestígios, imagens, sombras e …
O que é o pensamento abissal?
O pensamento abissal moderno se destaca pela capacidade de produzir e radicalizar distinções. … No campo do conhecimento, o pensamento abissal consiste na concessão do monopólio da distinção universal entre o verdadeiro e o falso à ciência, em detrimento de dois conhecimentos alternativos: a filosofia e a teologia.
O que é epistemicídio indígena e como os povos indígenas vêm resistindo à ele?
Renato Nogueira, professor de filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), define o epistemicídio como a colonização, o assassinato e a recusa da produção de conhecimento de determinados povos, no caso brasileiro, o negro e indígena.
O que é epistemologia negra?
Desenvolve e orienta estudos nas áreas de linguística, literatura, leitura e escrita, análise do discurso crítica, currículo e educação, semiótica, pós-estruturalismo, interculturalidade crítica, gênero, linguística queer, discursos que envolvem o culto aos orixás e as religiões de matrizes africanas, mitologia, …
O que é epistemicídio para Sueli Carneiro?
O epistemicídio se realiza através de múltiplas ações que se articulam e se retroalimentam, relacionando-se tanto com o acesso e/ou a permanência no sistema educacional, como com o rebaixamento da capacidade cognitiva do alunado negro (Carneiro, 2005).
O que é epistemicídio Sueli Carneiro?
O epistemicídio se realiza através de múltiplas ações que se articulam e se retroalimentam, relacionando-se tanto com o acesso e/ou a permanência no sistema educacional, como com o rebaixamento da capacidade cognitiva do alunado negro (Carneiro, 2005).
Qual é o conceito de conhecimento?
De uma forma empírica, podemos afirmar que conhecimento é o fato ou a condição de saber obtida através de uma experiência, vivência, ou de uma associação. Podemos ver o conhecimento como um estado de consciência própria, sobre propriedades, sensações, comportamentos, estados dos mais variados domínios da realidade.
Como Boaventura analisa o senso comum?
O autor acredita que o senso comum é um tipo de conhecimento que está preocupado com a maneira do ser humano estar no mundo, logo ele deseja ser um conhecimento verdadeiro e útil e não, como em geral se pensa, falso e inútil.
Qual o pensamento do sociólogo Boaventura de Sousa Santos?
O pensamento de Boaventura de Sousa Santos está inserido com relevância nas ciências sociais contemporâneas, a assumir uma perspectiva crítica e propositiva em torno de três áreas principais, a saber a epistemologia, a sociologia do direito e a teoria da democracia.
O que significa ecologia dos saberes?
BOAVENTURA – A ecologia de saberes é um conceito que visa promover o diálogo entre vários saberes que podem ser considerados úteis para o avanço das lutas sociais pelos que nelas intervêm. É uma proposta nova e, como tal, exige alguns cuidados.
Comentários