O que pretendem os bolsonaristas?
O grupo é formado por apoiadores do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas eleições presidenciais, e defende a intervenção militar para evitar a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que é inconstitucional.
O que querem os manifestantes?
A razão parece simples: os ativistas querem paralisar a cidade, irritar a população e demonstrar a ineficiência dos agentes oficiais, enquanto os policiais recebem ordem para apenas acompanhar a movimentação, agindo somente quando alguns atos mais agressivos ameaçam o patrimônio privado ou equipamentos públicos.
Onde estão os manifestantes bolsonaristas?
Os manifestantes bolsonaristas estão em frente ao quartel do Exército desde o fim do segundo turno das eleições, quando o petista Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi declarado vencedor da contra Bolsonaro.
Quem são os manifestantes bolsonaristas?
Empresários, autônomos, aposentados, grupos armamentistas e militares reformados, sendo a maior parte deles brancos e de alto poder aquisitivo.
Como é feita a intervenção militar?
Uma intervenção militar só pode ocorrer de forma legal quando há concordância de sua necessidade pelos poderes constituídos. Intervenção militar é uma ação realizada por forças militares, seja no interior do próprio país, seja contra outro território.
É possível se fazer uma intervenção federal no Brasil?
A intervenção federal é um estado de exceção que pode ser acionado pelo Governo Federal em circunstâncias excepcionais. Esse mecanismo está previsto na Constituição Federal, sendo abordado no artigo 34 da Carta Magna.
O quê Exército diz sobre manifestação?
“Acerca das manifestações populares que vêm ocorrendo em inúmeros locais do País, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira reafirmam seu compromisso irrestrito e inabalável com o Povo Brasileiro, com a democracia e com a harmonia política e social do Brasil, ratificado pelos valores e pelas …
Como está o acampamento dos Bolsonaristas?
De acordo com um levantamento da CNN, todos os acampamentos bolsonaristas em frente aos Quartéis Generais foram desmobilizados no país. A CNN em contato com a Policia Militar, Policia Civil e secretarias de Comunicação de todos os estados, além das prefeituras das capitais.
O que os bolsonaristas querem com a intervenção federal?
“Queremos intervenção federal porque exigimos a nossa liberdade. Não admitimos que um ladrão nos governe”, disse Ângela Cosac, de 70 anos, à AFP ao lado de um cartaz que dizia “SOS Forças Armadas”.
Quantos manifestantes ainda estão presos?
Ao todo, 2.090 pessoas foram detidas pelos atos extremistas em Brasília e 1.148 foram liberadas.
O que acontece se houver uma intervenção militar?
A intervenção militar se caracteriza por uma ação das Forças Armadas de um país em outro, sem a autorização do Estado intervindo. Da mesma forma, pode ocorrer dentro de um próprio Estado, quando as Forças Armadas deste país assumem o comando do mesmo.
É crime pedir intervenção militar?
A incitação ao golpe militar e à intervenção militar pode se enquadrar nessa tipificação, especialmente vinculada às condutas do artigo 359-L e do artigo 359-M da Lei 14.197/2021. A pena para quem incita, publicamente, a prática de crime é detenção, de três a seis meses, ou multa.
Quem decreta a intervenção?
Além disso, a decretação de intervenção federal é de competência privativa do presidente da República (artigo 84, X, da Constituição). Porém, no prazo de 24 horas, o Congresso Nacional deve autorizar a intervenção, apreciando se o decreto observa todos os requisitos e preceitos constitucionais.
O que acontece em caso de intervenção militar?
No caso externo, a intervenção militar ocorre quando uma nação, como forma de atender aos seus próprios interesses, ordena que suas Forças Armadas invadam o território de outra nação soberana (como os Estados Unidos fizeram com o Iraque, em 2003).
Pode haver uma intervenção militar no Brasil?
A intervenção pode ocorrer se uma parte do País se declarar independente (o que é crime, pois, segundo a Constituição, a República Federativa do Brasil é uma união indissolúvel entre estados, municípios e Distrito Federal).
O que Bolsonaro deseja com a nova reunião com os chefes das Forças Armadas?
O encontro do presidente Jair Bolsonaro com os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica nesta quinta, 24, mostra a intenção dele de alinhar o discurso na reta final do governo e se aproximar dos comandantes antes que eles sejam trocados pela próxima gestão.
Quantos dias durou o acampamento Bolsonarista?
'Se não tiver mais acampamento, vamos para WhatsApp': a visão de bolsonarista que passou 70 dias em quartel.
Quanto tempo durou os acampamentos bolsonaristas?
A desmontagem do acampamento que durou mais de 70 dias às margens da BR-232, no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife, foi finalizada nesta terça-feira (10).
Comentários