O que pode causar agranulocitose?

Qual tratamento para agranulocitose?

O tratamento da Agranulocitose consiste, primariamente, na interrupção da exposição ao fator causador do distúrbio. O médico especialista nesta condição é o hematologista. Ele saberá diagnosticar a causa, estabelecer o tratamento e determinar as possibilidades de evolução e ou cura.

Quais sintomas da agranulocitose?

Os sintomas mais frequentes são febre, tosse seca e astenia. O espectro clínico varia de doentes assintomáticos ou oligossintomáticos, em sua maioria, a pacientes que desenvolvem desconforto respiratório, sendo que uma parcela destes evolui para insuficiência respiratória aguda com risco de óbito.

Qual fármaco possui agranulocitose como efeito colateral?

O efeito secundário mais grave da Clozapina é a agranulocitose, que é uma doença que se caracteriza por uma redução acentuada no número de neutrófilos – células do sangue responsável pela defesa do organismo.

Quais são os sintomas de leucopenia?

Os sintomas que podem ser descritos pelo paciente são ocasionados pela doença que está causando essa alteração na produção de leucócitos no sangue: Febre; Inflamação dentro e ao redor da boca; Infecções frequentes e que não desaparecem.

Quais países dipirona é proibido?

A dipirona é um dos analgésicos/antipiréticos mais utilizados no Brasil. Entretanto, devido às suspeitas de causar agranulocitose, esse medicamento foi retirado do mercado de mais de 30 países, incluindo: Estados Unidos, Japão, Austrália, e grande parte da União Europeia.

Como usar Metimazol?

Como se usa doses em termos de Metimazol. inicialmente (período de 2 meses) hipertireoidismo leve: 5 mg, três vezes por dia. hipertireoidismo moderado: 10 mg, três vezes por dia. hipertireoidismo grave: 20 mg, três vezes por dia.

Qual medicamento causa agranulocitose?

Existem diferentes etiologias para a causa dessa doença, como o uso de certos medicamentos (clozapina, dipirona e metamizol, por exemplo), exposição à radiação, imunodeficiência adquirida (AIDS), desnutrição, fatores genéticos, entre outros.

Qual dos seguintes efeitos colaterais da Clozapina é considerado o mais grave?

As reações adversas mais graves com a Clozapina (substânca ativa) são agranulocitose, convulsões, efeitos cardiovasculares e febre. As reações adversas mais comuns são sonolência/sedação, tontura, taquicardia, constipação e hipersalivação.

Quais medicamentos podem provocar agranulocitose?

Principais causas

  • Uso prolongado de alguns medicamentos, como aspirina, clozapina, metamizol, dipirona, penicilina, cloranfenicol, analgésicos e naproxeno, por exemplo;
  • Doenças autoimunes, como artrite reumatoide e lúpus;
  • Anemia aplástica;
  • Desnutrição;
  • AIDS;
  • Alterações genéticas;

O que acontece quando os leucócitos estão baixos?

O número menor que o normal de leucócitos no sangue é chamado de leucopenia e pode estar relacionado á infecções, desnutrição, doenças autoimunes, doenças da medula óssea, do baço e tireoide. Em alguns casos, pode ser resultado de uso de medicamentos ou tratamentos como quimioterapia e radioterapia.

O que fazer para melhorar a leucopenia?

Lista de alimentos que já comprovaram benefícios para tratamento de leucócitos baixos:

  1. Frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi)
  2. Legumes (batata-doce, cenoura)
  3. Vegetais verde-escuro (couve, espinafre, brócolis)
  4. Oleaginosas (nozes, amêndoas, castanha-caju)
  5. Peixes.
  6. Mel.

Porque dipirona é proibida em outros países?

A dipirona é proibida ou tem comercialização restrita em pelo menos 33 países por suspeita de causar problemas no sangue. Entre eles estão a anemia hemolítica (diminuição dos glóbulos vermelhos) e a agranulocitose (redução dos glóbulos brancos), uma doença que dificulta a reação do organismo a infecções.

Quais os efeitos indesejáveis com o uso do metimazol?

Os efeitos secundários menores do metimazol e do propiltiluracil (até 15% das pessoas que utilizam um medicamento antitireoidiano tem efeitos colaterais menores) são prurido, erupção cutânea, urticária, dor nas articulações e inchaço, febre, alterações no paladar, náuseas e vômitos.

Para que serve o remédio metimazol?

Indicações. O Metimazol (Tapazol®) está indicado para tratamento clínico do hipertireoidismo.