O que passa pela fissura orbital superior?

Qual estrutura passa pela fissura orbital superior?

As asas maior e menor do osso esfenoide contém a fissura orbitária superior, que permite que muitas estruturas passem através do crânio, incluindo o ramo nasociliar, o ramo frontal e o ramo lacrimal da divisão oftálmica do nervo trigêmeo (NC V/I), o nervo oculomotor (NC III), o nervo troclear (NC IV), o nervo abducente …

Qual nervo passa pela fissura orbital?

ACIDENTE ÓSSEO ELEMENTOS ANATÔMICOS
1. Incisura (forame) supraorbital nervo e artéria supraorbitais
2. Canal óptico nervo óptico e artéria oftálmica
3. Fissura orbital superior nervos oculomotor, troclear, oftálmico, abducente e veias oftálmicas
4. Fissura orbital inferior nervo maxilar, veia e artéria infraorbitais

Qual o conteúdo da fissura orbital superior?

O conteúdo desta fissura consiste no terceiro, quarto e sexto nervos cranianos, na primeira divisão do quinto nervo craniano e em veias oftálmicas superiores. O ápice orbitário contém a fissura orbitária superior e o forame óptico.

Quais nervos saem do crânio por meio da fissura orbital superior?

Entre o corpo e as asas maior e menor existe uma grande abertura, conhecida como fissura orbital superior, por onde numerosos nervos e vasos cursam (→ veia oftálmica superior, nervo oftálmico e seus ramos, nervo abducente, nervo oculomotor, nervo troclear).

Qual osso delimita a fissura orbital superior e inferior?

As aberturas posteriores são limitadas pelas asas maior e menor do osso esfenoide e pelo osso etmoide. A fissura orbital inferior é uma exceção, e possui somente a asa maior do osso esfenoide e a maxila definindo suas margens, e não o osso etmoide.

O que passa no forame palatino?

Os nervos nasais posterior e superior e a artéria esfenopalatina também passam através do forame (buraco) esfenopalatino para entrar na cavidade nasal. Os nervos alveolares posterior e superior passam pela fissura pterigomandibular, que continua para a fossa infratemporal.

Quais nervos passam pelo forame jugular?

A veia jugular interna, principal via de drenagem venosa do cérebro, e três nervos cranianos, o nervo glossofaríngeo ou o nervo craniano IX, o nervo vago ou o nervo craniano X e o nervo acessório ou craniano XI, atravessam o forame jugular, também chamado forame lacerum posterior, 3.

Qual o nome do nervo que apresenta localização abaixo da órbita?

o nervo abducente, e as veias oftálmicas superior e inferior.

O que passa no forame Palatino?

Os nervos nasais posterior e superior e a artéria esfenopalatina também passam através do forame (buraco) esfenopalatino para entrar na cavidade nasal. Os nervos alveolares posterior e superior passam pela fissura pterigomandibular, que continua para a fossa infratemporal.

Como é formado e qual é o conteúdo da fenda Esfenoidal?

O esfenóide é um osso complexo situado na base do crânio. Sua porção central, o corpo do esfenóide, é constituída por tecido ósseo esponjoso, em que os espaços medulares estão preenchidos basicamente por tecido adiposo (daí o característico hipersinal na ressonância magnética de crânio).

Qual nervo não abandona a caixa craniana?

VIII- Nervo vestibulococlear não abandona a caixa craniana.

Quais os ossos que delimitam a cavidade orbital?

A órbita óssea é formada por 7 ossos, denominados etmoide, frontal, esfenoide, lacrimal, zigomático, maxilar e palatino.

Quais os ossos que compõem a cavidade orbital?

Elas são constituídas por sete ossos que se articulam em 4 paredes: lateral (zigomático, esfenóide e fron tal); medial (maxilar superior, lacrimal, etmóide e esfenóide); superior ou teto (frontal e esfenóide) e inferior ou soalho (zigomático, maxilar superior e palatino).

O que passa pelo forame da mandíbula?

O forame da mandíbula é uma abertura do canal da mandíbula. O forame é a entrada do canal, é por ele que passam os vasos e o nervo alveolar inferior, antes de entrarem no canal da mandíbula.