Qual era o objetivo do controle da miscigenação da população brasileira defendido por Francisco José Viana?
Dentro desta discussão, Viana propunha que a solução para mestiçagem brasileira seria através da mistura entre negros/mestiços e brancos. Pois dentro desta mistura o mestiço herdava diretamente aspectos do tipo superior aproximando-se fisicamente do branco.
Como era a formação ética do Brasil por Oliveira Viana?
Oliveira Viana, afirmou que o povo brasileiro, por ainda ser, alegadamente, desprovido do senso de solidariedade social e, portanto, incapaz de se congregar para a defesa de causas de interesse coletivo, seria um povo atomizado, sem coesão interna e refratário à noção de espírito público.
O que o livro Populações Meridionais do Brasil destaca?
Populações Meridionais do Brasil é o estudo clássico de Oliveira Vianna que claramente possui a intenção de constituir uma interpretação acerca da formação da sociedade brasileira e, consequentemente, dos caracteres que a marcaram indelevelmente como um povo sui generis.
Qual foi o livro publicado em 1883 pelo historiador e sociólogo Oliveira Viana?
O clássico Populações Meridionais do Brasil, de autoria do professor, jurista, historiador e sociólogo brasileiro Francisco José de Oliveira Viana (1883/1951), é uma das referências tomadas pelo economista Luiz Alberto Machado no artigo Interpretações do Brasil – Uma antologia, que abriu a nova série lançada pela …
Qual era a intenção da política do branqueamento da população?
As políticas de branqueamento da população, no Paraná, seriam políticas de higienização principalmente da população rural, visto que a grande maioria tinha a pela branca. Não fazia sentido ‘branquear’ a população descendente de imigrantes europeus (brancos), mas sim evitar que os maus hábitos se avultassem.
Qual era a intenção da política do branqueamento da população Brainly?
Tais teses defendiam a ideia de que o homem branco europeu tinha o padrão da melhor saúde, da maior beleza e da maior competência civilizacional em comparação às demais “raças”, como a “amarela” (asiáticos), a “vermelha” (povos indígenas) e a negra (africana).
Qual é a ideia que Gilberto Freyre defende?
Ele defendia a mestiçagem e a maneira de ser do português católico em contraponto com o protestante inglês. Esta mistura de raças será decisiva para construir uma sociedade diferente daquela existente dos países anglo-saxônicos.
Como a mestiçagem brasileira era vista por Gilberto Freyre?
Para Gilberto Freyre, a miscigenação era positiva. … Para Freyre, o Brasil colonial apresentou uma sociedade que miscigenou e integrou africanos, índios e brancos, e era isso que teria formado uma raça mais forte, mais intelectualmente capaz e com uma cultura mais elaborada.
Qual a visão de Oliveira Vianna sobre o Brasil?
Oliveira Viana arguiu que o Brasil precisaria de uma construção política adequada às suas circunstâncias específicas. Encontrou no elitismo e corporativismo a solução que lhe parecia ideal. Suas ideias influenciaram as leis trabalhistas promulgadas por Vargas e também a estrutura do Estado Novo (1937-1945).
O que é a teoria do branqueamento?
A “teoria do branqueamento”,- defesa do branqueamento, ou do “embranquecimento”, tinha como ponto de partida o fato de que, dada a realidade do processo de miscigenação na história brasileira, os descendentes de negros passariam a ficar progressivamente mais brancos a cada nova prole gerada.
Qual era a intenção política do branqueamento da população?
Simpatizantes da ideologia de Branqueamento acreditavam que a raça negra iria avançar culturalmente e geneticamente, ou até mesmo desaparecer totalmente, dentro de várias gerações de miscigenação entre brancos e negros.
O que defende Darcy Ribeiro?
Darcy Ribeiro preocupou-se em identificar uma cultura nacional do povo brasileiro que não anulasse nenhuma das culturas presentes em nosso território e nem separasse, como em “caixas” de classificação, cada uma das diferentes culturas.
O quê Freyre fala da mestiçagem?
Freyre, ao contrário, rejeitou as hierarquias entre as raças e encarou a mestiçagem como fator favorável em si, que teria dado origem a uma sociedade superior às suas matrizes originais, no seio da qual as contribuições das três raças fundadoras (índios, brancos e negros) se complementariam positivamente.
Como Gilberto Freyre vê a miscigenação e como ela se deu no Brasil?
Em outros termos, o que os críticos desejaram demonstrar é que o processo de miscigenação no Brasil não resultou numa amenização das desigualdades sociais entre as “raças” no Brasil e que Freyre foi imprudente ao cair numa armadilha, qual seja, a de valorizar a mestiçagem exaltando o produto dela, colocando-o numa …
Comentários