Quem o Velho do Restelo representa?
O Velho do Restelo é uma das personagens de Luís Vaz de Camões na sua obra “Os Lusíadas” (Canto VI). Ele representa a voz da razão contra a ambição e a cobiça, opondo-se à proposição de Vasco da Gama de partir com a sua armada para a descoberta do caminho marítimo para a Índia.
O que o Velho do Restelo crítica?
O poema faz críticas ao esquecimento dos valores essenciais da vida e à ganância humana em busca do poder e da “Fama” e é exatamente a ultrapassagem dos “vedados términos”, ou seja, as conseqüências causadas pela corrida espacial que condena a voz do Velho do Restelo.
Como você interpreta o alerta do Velho do Restelo?
O Velho do Restelo é variamente interpretado como símbolo dos pessimistas, dos que não acreditavam no sucesso da epopeia dos Descobrimentos Portugueses, e surge na largada da primeira expedição à Índia com avisos sobre a odisseia que estaria prestes a acontecer: No episódio, narra-se a partida de Vasco da Gama aos …
Qual o significado da presença do velho na praia do Restelo como ele é descrito por quê?
Portanto, O Velho do Restelo representa a oposição passado x presente, antigo x novo. O Velho chama de vaidoso aqueles que, por cobiça ou ânsia de glória, por sua audácia ou coragem, se lançam às aventuras ultramarinas. Simboliza a preocupação daqueles que antevêem um futuro sombrio para a Pátria.
O que representa de fato o gigante Adamastor?
O episódio do Adamastor representa, assim, em figuração grandiosa e comovente, as forças da natureza, a sua oposição à audácia dos navegadores portugueses comandados por Vasco da Gama e a predição da história trágico-marítima que se lhe seguiria.
Qual o discurso do Velho do Restelo?
O discurso do Velho contém uma condenação enfática da guerra, de acordo com o ponto de vista do Humanismo, que era antibelicista. Mas o Velho, como Camões, abre exceção (sob a forma de concessão) para a guerra na África (lembremos que o poeta, no início e no fim do poema, recomenda enfaticamente a D.
Qual o significado do título Os Lusíadas?
Título: Lusíadas – significa ‘Lusitanos’, ou seja, são os próprios lusos, em sua alma como em sua ação. … O herói de Os lusíadas não é Vasco da Gama, mas sim todo povo português [do qual Vasco da Gama é digno representante].
O que é narrado na obra Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões?
“Os Lusíadas” é uma epopeia do escritor português Luís Vaz de Camões, que tem como assunto a viagem de Vasco da Gama às Índias. A Narrativa é dividida em dez cantos que são organizados em 1.102 estrofes, cada uma com oito versos, todos decassílabos heroicos, e com rima ABABABCC.
Quem és tu Adamastor?
Adamastor é um gigante baseado na mitologia greco-romana. No épico lusitano, representa as forças da natureza contra Vasco da Gama, ameaçando os que tentavam dobrar o Cabo da Boa Esperança e, assim, chegar ao Oceano Índico. Esse cabo está, geograficamente, no meio, entre, assim como Portugal.
Quais as características da obra Os Lusíadas?
Os Lusíadas é um poema épico do gênero narrativo, o qual está dividido em dez cantos. É composta de 8816 versos decassílabos (em maioria os decassílabos heroicos: sílabas tônicas 6ª e 10ª) e 1102 estrofes de oito versos (oitavas). As rimas utilizadas são cruzadas e emparelhadas.
O que o gigante Adamastor representa na obra Os Lusiadas?
Adamastor, personificação do Cabo das Tormentas ou Cabo da Boa Esperança, anuncia profeticamente os infortúnios que recairiam sobre os portugueses que ousassem trafegar uma nova rota marítima de acesso à Índia.
Quem é o herói da narrativa Os Lusiadas?
Vasco da Gama
Em Os Lusíadas, Vasco da Gama comanda a frota naval na conquista dos mares, mas é o povo português – cuja nação é escolhida por Deus – o verdadeiro herói da epopéia.
Como é feita a narração em Os Lusíadas?
Estrutura narrativa Há uma narrativa principal em torno da qual o poema se articula: A viagem de Vasco da Gama com sua armada. A isto incorpora-se a própria narração que faz Vasco da Gama diante do rei de Melinde, contando a história de Portugal e até mesmo os detalhes de sua viagem.
Qual o gênero literario de Os Lusíadas?
PoesiaOs Lusíadas / Gênero
Comentários