O que o Fórum Social Mundial defende?

Qual o principal objetivo do Fórum Social Mundial?

O Fórum Social Mundial (FMS) é um encontro anual internacional articulado por movimentos sociais, ONGs e pela comunidade civil para discutir e lutar contra o neoliberalismo, o imperialismo e, sobretudo, contra desigualdades sociais provocadas pela Globalização.

Quais os princípios do Fórum Social Mundial?

Propugna pelo respeito aos Direitos Humanos, por relações igualitárias, solidárias e pacíficas entre pessoas, raças, gêneros e povos, condenando todas as formas de dominação assim como a sujeição de um ser humano pelo outro.

Quais os principais temas debatidos no Fórum Social Mundial?

Entre os temas que serão abordados estão democracia, justiça social, direitos humanos, educação, comunicação, cultura, meio ambiente, racismo e a pandemia.

Quais as principais medidas democráticas propostas pelo Manifesto do Fórum Social Mundial?

Democracia

  • Garantir o direito à informação e de informar, desconcentrando o poder dos detentores da grande mídia. Garantir autonomia para os jornalistas e da mídia alternativa.
  • Reformar instituições internacionais baseadas na Declaração Universal dos Direitos Humanos, e incorporar o Banco Mundial, o FMI e o WTO à ONU.

Qual é a globalização proposta pelo Fórum Social Mundial?

O Fórum Social Mundial (FSM) é um dos pilares de um movimento global que desde o final da década de 1990 questiona a globalização neoliberal, propondo a construção de uma globalização alternativa, solidária e contra-hegemónica.

Qual foi o último Fórum Social Mundial?

FSM 2016. Entre os dias 19 e 23 de janeiro de 2016, ocorreu, em Porto Alegre, o “Fórum Social das Resistências — Democracia e Direitos dos Povos e do Planeta”.

Como foi realizado o Fórum Social Mundial de 2021?

Os diálogos foram estruturados em torno dos Espaços Temáticos: Guerra e Paz; Justiça Econômica; Educação, Comunicação e Cultura; e Feminismos, Sociedade e Diversidade. Os grandes painéis seguiram com os temas dos Povos Indígenas e Ancestrais; Democracia, Justiça Social e Clima, Ecologia e Meio Ambiente.

O que é a globalização?

A globalização é um processo de expansão econômica, política e cultural a nível mundial. Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações.

Onde e como foi realizado o FSM em 2021?

A atividade que será totalmente on-line em função da pandemia do coronavírus será realizada de 25 a 29 de janeiro, em Porto Alegre. … O lançamento foi realizado no Solar dos Câmara, no complexo da Assembleia Legislativa.

Como foi o último Fórum Social Mundial?

O FSM 2015 foi realizado em Túnis (Tunísia), entre os dias 24 e 28 de março de 2015. Reuniu cerca de 45.000 ativistas de 4.400 organizações e movimentos de mais de 120 países. A delegação brasileira contou com mais de 200 pessoas, representando cerca de 100 organizações.

Onde acontece o Fórum Social Mundial?

O Fórum Social Mundial teve como sede a cidade de Porto Alegre em 2001, 2002, 2003 e 2005; em 2004 ele foi extraordinariamente realizado em Mumbai, na Índia, integrando pessoas e movimentos de 117 países.

O que é globalização resposta?

O processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário.

O que é a globalização Brainly?

O que é a globalização: Globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. Porém, o principal destaque dado pela globalização está na integração de mercado existente entre os países.

Quais os países que participam do FSM?

Mais de 800 voluntários de 20 países participaram do FSM 2004. No total, houve 180 intérpretes e tradutores de Argentina, Brasil, Índia, EUA, França, Espanha, Reino Unido, Bélgica, Suíça, Sri Lanka, Tailândia, Indonésia, Japão, Coréia e Palestina.