O que o barroco defende?

O que o barroco valoriza?

Com a missão de resgatar as ideias teocêntricas e de conter a Reforma Protestante, o Barroco foi marcado pela estética extravagante. Sua arte possuía requinte e foi caracterizada pelo excesso de ornamentos e representações do divino. Dessa forma, se expandiu como uma arte eclesiástica.

Qual o pensamento do barroco?

O barroco opôs-se francamente aos ideais de equilíbrio e proporção da escola classicista, valorizando, na verdade, os excessos, as metáforas e as contradições em suas obras.

O que o barroco expressa?

A literatura barroca se caracteriza pelo uso da linguagem dramática expressa no exagero de figuras de linguagem, de hipérboles, metafóricos, anacolutos e antíteses.

Qual é a principal característica do barroco?

As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.

O que o barroco recuperou na arte?

O barroco recuperou o gosto pelo pictórico, pela movimentação das formas e pelo jogo incessante de planos, revelando a dualidade intrínseca do homem da época, ligado aos ideais humanistas mas preso à realidade do Absolutismo e da Contra-Reforma. Mais do que um estilo artístico, expressou um modo de ser.

Como identificar o Barroco?

As principais caraterísticas do estilo barroco são:

  1. Contrastes, dualidades e excessos;
  2. Temas religiosos e profanos;
  3. Estilo exuberante e decorativo;
  4. Figuras de linguagem: antítese, paradoxo, hipérbole, metáfora, prosopopeia.

Quais são as principais características da literatura barroca?

As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões.

Qual é a essência da arte barroca?

Toda a produção do período barroco tinha como objetivo atingir os estados emocionais e os sentidos, apelando até mesmo para o drama, uma de suas principais características. Também são aspectos do estilo barroco a riqueza sensual, a tensão, o movimento, a grandeza, vitalidade e o apelo às emoções.

Como é o amor no barroco?

O amor tinha duas faces nessa época, o amor possível e o amor impossível (platônico). O amor possível era expresso nas cantigas de amigo – cantigas com eu lírico feminino que falavam sobre festas nos feudos, a relação carnal, mas não vulgarizada e a saudade do amado.

Quais são as principais características do barroco brasileiro?

As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões.

Qual foi a maior influência do barroco brasileiro?

Literatura. O barroco no Brasil ocorreu entre 1601 e 1768, e sofreu influência das medidas da Contrarreforma Católica, ocorrida na Europa. Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo.

Por que o barroco tem esse nome?

O que é o barroco (arte e estilo): O estilo barroco é marcado pelo rebuscamento, requinte e exagero de adornos. Este movimento surgiu com a missão de resgatar as ideias teocentristas e conter a Reforma Protestante de Martinho Lutero. Desta forma, agia como uma ferramenta da Contrarreforma.

Quais são os traços principais do estilo barroco?

O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.

Quais as características da arquitetura barroca?

Principais características da arquitetura barroca A exaltação da Igreja também é feita por meio de muitos ornamentos, de uma decoração extravagante que traz a ideia de grandiosidade, poder e riqueza. O barroco é ousado e as irregularidades de proporção são comuns nesse estilo.