O que muda com a PL 410?
Projeto de Lei n° 410, de 2022
Altera a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), para disciplinar as modificações e as adequações destinadas ao uso não convencional dos veículos automotores. A matéria vai à CCJ. Autuado o Projeto de Lei nº 410/2022, proveniente da Câmara dos Deputados.
Em cache
Como vai funcionar a PL 410 22?
PL 410/2022 Inteiro teor. Projeto de Lei
Altera a Lei nº 9.503, de 1997, Código de Trânsito Brasileiro, para extinguir a prévia autorização exigida para a modificação de veículo. Alteração, Código de Trânsito Brasileiro, extinção, autorização, anuência prévia, transformação, veículo.
Em cache
Quando entra em vigor a PL 410?
Referências
Documento | Projeto de lei |
---|---|
Número Legislativo | 410 / 2022 |
Ementa | Determina o reaproveitamento e destinação do material fresado, proveniente da raspa do asfalto extraído de ações de recapeamento, pavimentação ou correção asfáltica de rodovias sob gestão direta ou indireta do Estado. |
Data de Publicação | 30/06/2022 |
Em cache
Foi aprovado alteracoes automotivas?
Nesta semana a Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 410/2022, que propõe que veículos possam ser modificados sem a necessidade de autorização prévia do Detran. Segundo o texto, bastará somente informar aos órgãos de trânsito sobre a alteração.
É possível legalizar suspensão a ar?
Desde 2014 a lei determina que é possível legalizar um carro rebaixado, permitindo que ele tenha esta característica através de uma suspensão fixa, a ar, com rosca e etc.
Pode guinchar veículo rebaixado?
A lei de trânsito mudou e a sua CNH pode estar em risco!
O que acontece depois que a PL é aprovada?
Aprovado, o Projeto será submetido à Comissão de Redação, caso tenham sido acatadas as emendas apresentadas, e publicado um Autógrafo, que é um decreto da Assembleia Legislativa expressando a forma final da proposta aprovada pelos representantes dos cidadãos.
Qual a nova lei para carros rebaixados?
A Resolução nº 292 do Contran permite que veículos com Peso Bruto Total (PBT) de até 3.500 kg possam ter um sistema de suspensão fixo ou um sistema regulável. A lei determina que o veículo precisa ter uma altura mínima de 100 milímetros para poder circular por vias públicas.
Quando o veículo pode ser modificado?
A modificação pode ocorrer com a apresentação do Certificado de Segurança Veicular – CSV, conforme estabelecido pela Resolução CONTRAN Nº 743/2018, somente quando não houver aumento da lotação, e inclusão de janelas, alteração da tara, da capacidade máxima de tração ou da capacidade de carga ou qualquer alteração …
Não precisa mais legalizar carros rebaixados?
Caso você já tenha rebaixado o carro antes de pedir autorização, o processo é o mesmo, porém, é preciso pagar multas e taxas para regularização do veículo. Realizar a vistoria veicular – Para o carro estar de fato legalizado, é necessário obter o Certificado de Segurança Veicular (CSV).
Qual a altura permitida pelo Detran?
100 mm
II – A altura mínima permitida para circulação deve ser maior ou igual a 100 mm, medidos verticalmente do solo ao ponto mais baixo da carroceria ou chassi, conforme anexo I.
Qual a vantagem da suspensão a ar?
Vantagens. + No caso de transporte de cargas pesadas, a suspensão a ar oferece mais consistência e mantém todas as rodas uniformes. O sistema de suspensão a ar mantém os camiões nivelados de um lado para o outro, especialmente em casos onde a carga é difícil de nivelar.
Qual é a nova lei para carros rebaixados?
A Resolução nº 292 do Contran permite que veículos com Peso Bruto Total (PBT) de até 3.500 kg possam ter um sistema de suspensão fixo ou um sistema regulável. A lei determina que o veículo precisa ter uma altura mínima de 100 milímetros para poder circular por vias públicas.
Qual é a altura permitida para carros rebaixados?
Rebaixar o carro tem alta procura
Dentro da regulamentação determinada pelo Contran, conforme a Resolução nº 479/14, é permitido rebaixar o carro desde que o veículo tenha pelo menos 10 centímetros de distância do chão – mas a partir da parte mais baixa do automóvel.
Quando a lei entra em vigor?
Quando a lei não estabelece, expressamente, a data do início de sua vigência, ela começa a vigorar 45 dias após sua publicação, conforme determina a Lei de Introdução ao Código Civil.
Quanto tempo para o presidente sancionar uma pl?
66, § 7º, da Constituição da República. Estamos diante de uma situação na qual o Chefe do Poder Executivo deixa transcorrer o prazo legal de 15 dias úteis sem assinar o projeto, configurando a chamada sanção tácita, proveniente do silêncio.
É preciso legalizar rodas?
Para legalizar rodas no DETRAN é preciso que o veículo modificado passe por uma vistoria. Essa vistoria garante que não vai haver mudanças de características imprescindíveis para a identificação do veículo e que não há componentes que possam prejudicar a segurança do veículo no trânsito.
Qual escapamento esportivo é permitido por lei?
O escapamento esportivo não pode causar ruído que ultrapasse 99 decibéis (para motocicletas fabricadas até 31 de dezembro de 1998). A partir de 1º de janeiro de 1999, o limite máximo passou a ser de 3 decibéis acima do descrito no manual original do fabricante do veículo.
Comentários