O que Iemanjá faz na Umbanda?

Qual a função de Iemanjá na Umbanda?

Iemanjá é a padroeira dos pescadores. Para as religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda, é ela quem decide o destino de todos aqueles que entram no mar. Também é considerada como a “Afrodite brasileira”, a deusa do amor a quem recorrem os apaixonados em casos de desafetos amorosos.

Qual a função de Iemanjá?

“O nome Iemanjá (Yeye omo ejá, mãe dos filhos peixes) nos conduz à função materna e também como divindade protetora da pesca. Mas ela também aparece como guerreira e amante em outros mitos.

Quais os poderes de Iemanjá?

Iemanjá está associAda á foz dos rios e quebra-mares, mãe dos peixes e de todos as cabeças. É invocada para trazer prosperidade e abundância. É um orixá que tem o poder da curar as doenças com água, sem derraMamento de sangue, com sua própria riqueza, os peixes, pode curar um mau ori, no ato do ebóri.

Qual a força de Iemanjá?

O mar é o ponto de força de Mãe Iemanjá. Ela representa a Geração, tem conexão com a Lua, trabalha principalmente o Chakra Básico, e a cor que nos conecta à sua irradiação é o azul claro. Suas pedras são azuis – água marinha, topázio azul – e as principais flores são rosas brancas, hortênsias e palmas brancas.

O que se pode pedir a Iemanjá?

Oh, doce Iemanjá, limpai as nossas auras, livrai-nos de todas as tentações. És a força da natureza, linda deusa do amor e bondade (fazer o pedido). Ajude-nos descarregando as nossas matérias de todas as impurezas e que a vossa falange nos proteja, dando-nos saúde e paz. Que assim seja feita a vossa vontade.

Como Iemanjá se manifesta?

O ponto culminante do culto ao orixá ocorre com os seus iaôs ou eleguns mediante a possessão, onde “Iemanjá manifestase em seu adoxu ou Olorixá (termos genéricos para todos os iniciados capazes de experimentar o transe da possessão; médiuns)”.

Onde Iemanjá atua?

De acordo com as lendas da Umbanda e do Candomblé, Iemanjá é a segunda esposa de Oxalá e a rainha das águas salgadas. Ela é a regente dos lares e protetora da família, atuando em uniões, aniversários, festas de casamentos e todas as comemorações que envolvem a família, seja ela de sangue ou não.

O que se oferece a Iemanjá?

Quais são as oferendas para Iemanjá A senhora dos oceanos gosta de velas brancas, rosas ou azuis, champanhe, calda de ameixa ou pêssego, arroz-doce, manjar, melão e rosas brancas (ela não aceita flores de outra cor). No Ano-Novo, muitas pessoas também oferecem perfumes, jóias e espelhos, já que Iemanjá é vaidosa.

Quem trabalha com Iemanjá?

Iansã – Caboclas de Iemanjá A Cabocla Iansã representa o Orixá com o mesmo nome, junto à Iemanjá. Trabalha sob os fortes temporais e chuvas, cuja força é capaz de proporcionar grande resistência nas dificuldades da vida.

Por que filha de Iemanjá não pode cortar o cabelo?

Dizem que os cabelos da filha pertencem mais à Orixá do que a própria pessoa. Sendo assim, recomenda-se que a filha de Iemanjá peça o aval da mãe de cabeça para poder mexer neles, seja para cortar ou usar química em seus cabelos.

O que Iemanjá gosta de receber?

Quais são as oferendas para Iemanjá A senhora dos oceanos gosta de velas brancas, rosas ou azuis, champanhe, calda de ameixa ou pêssego, arroz-doce, manjar, melão e rosas brancas (ela não aceita flores de outra cor). No Ano-Novo, muitas pessoas também oferecem perfumes, jóias e espelhos, já que Iemanjá é vaidosa.

Que Iemanjá te proteja?

Iemanjá, tua luz norteia meus pensamentos. Que tuas águas lavem minha cabeça, derramai sobre mim a vossa proteção, incutindo em meu coração o respeito e a veneração devida à força da natureza que simbolizas. Permita que vossas falanges me protejam e amparem, assim o fazendo com toda a humanidade, nossa irmã.

O que Iemanjá não gosta?

São pessoas que não gostam de viver sozinhas, sentem falta da tribo, inconsciente ancestral, e costumam, por isso casar ou associar-se cedo. Não apreciam as viagens, detestam os hotéis, preferindo casas onde rapidamente possam repetir os mecanismos e os quase ritos que fazem do cotidiano.

Porque Iemanjá vem chorando?

Desesperada por estar em conflito com os três filhos, Iemanjá chorou tanto que se derreteu e formou um rio que correu para o mar. Yemanjá seria a filha de Olokum, deus (em Benin e em Lagos) ou deusa (em Ifé) do mar.