O que foi o Barroco na Europa?

O que é o barroco europeu?

O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. Caracterizado pela dualidade entre o antropocentrismo e teocentrismo, o Barroco permaneceu vivo no mundo das artes até as primeiras décadas do século XVIII.

O que causou o barroco na Europa?

Dois fatos históricos, no século XVI, foram de grande influência nas obras dos autores barrocos: a Reforma Protestante e a Contrarreforma. Essa última ocorreu como uma reação diante da perda de fiéis devido ao protestantismo (luteranismo e calvinismo).

Quais são as características do período barroco europeu?

As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.

O que é o estilo barroco?

Barroco é um estilo artístico que surgiu no século XVI e se estendeu até o começo do século XVIII, caracterizado por ter uma estética com excesso de ornamentos e representações do divino. O estilo barroco é marcado pelo rebuscamento, requinte e exagero de adornos.

Qual a diferença entre o Barroco europeu e brasileiro?

Capricho No barroco europeu encontram-se obras com traços mais elaborados, pesados, dramáticos e sofisticados do que nas peças brasileiras. Artista Gian Lorenzo Bernini (1598-1680), escultor do anjo da ponte de Sant’Angelo, em Roma, é um dos mais importantes expoentes do barroco.

Quem são os artistas do Barroco europeu?

Outros nomes que se destacaram no Barroco Europeu foram:

  • Caravaggio (1571-1610): pintor italiano.
  • Rembrandt (1606-1669): pintor holandês.
  • Johannes Vermeer (1632-1675): pintor holandês.
  • Peter Paul Rubens (1577-1640): pintor flamengo.

O que estava acontecendo na Europa e no Brasil durante o barroco?

No século XVII temos à reação da igreja contra ideias do antropocentrismo difundido pelo renascimento e contra a reforma protestante, solidificada na Inglaterra, Holanda e regiões do Reno e do Báltico. Esta reação da igreja, na tentativa de recuperar seu poder, chamou-se contra-reforma.

Como o barroco europeu influenciou o brasileiro?

O Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios. Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro.

Quais os principais características do Barroco?

Características do Barroco

  1. É uma ‘ferramenta’ da Contrarreforma. …
  2. Dualidade entre os prazeres do corpo e a espiritualidade. …
  3. Cultismo e Conceptismo. …
  4. Sombras e luzes: a valorização do contraste. …
  5. Obras rebuscadas e ricas em detalhes. …
  6. Emoção sobre a razão. …
  7. Valorização estética.

Quais as características do Barroco no Brasil e na Europa?

A linguagem predominante empregada na Literatura Barroca era rebuscada (excessivamente formal); A característica do Barroco também é marcada pelo uso da ideologia da contrarreforma com o objetivo de tentar converter, convencer e catequizar o povo por meio de obras de arte.

Quais são as principais características do estilo barroco?

Características do Barroco

  1. É uma ‘ferramenta’ da Contrarreforma. …
  2. Dualidade entre os prazeres do corpo e a espiritualidade. …
  3. Cultismo e Conceptismo. …
  4. Sombras e luzes: a valorização do contraste. …
  5. Obras rebuscadas e ricas em detalhes. …
  6. Emoção sobre a razão. …
  7. Valorização estética.

Qual o traço principal do estilo barroco?

As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.

Qual a relação entre o barroco europeu e o barroco brasileiro?

O Barroco no Brasil: No Brasil, escritores do século XVII e primeira metade do século XVIII seguiram os modelos padrões europeus. O estilo barroco desenvolve-se inicialmente nas artes plásticas, atingindo a sua fase áurea, de modo especial, nos estados de minas gerais, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Por que a arte barroca brasileira foi diferente da arte barroca europeia?

Nas regiões menos abastadas do país, onde não havia a produção de açúcar nem o ouro, o estilo arquitetônico barroco era mais simplificado. As igrejas não possuíam trabalhos tão elaborados, pois eram realizados por artistas menos experientes e renomados.