O que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação?

Que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional?

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Qual o objetivo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação ou LDB é a legislação que define e regulamenta o sistema educacional brasileiro, seja ele público ou privado. Esta legislação foi criada com base nos princípios presentes na Constituição Federal, que reafirma o direito à educação desde a educação básica até o ensino superior.

Qual a importância da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional?

De forma geral, a Lei foi responsável por ampliar o acesso à educação a todos os brasileiros, dar maior autonomia às redes públicas e nortear, de maneira organizada, o trabalho das instituições de ensino.

O que propõe a Lei no 9.394 96?

Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. § 1º Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. … § 2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e a prática social.

Quais são as diretrizes da educação?

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são normas obrigatórias para a Educação Básica que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino. Elas são discutidas, concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

São princípios expressos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional exceto?

São princípios expressos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, EXCETO: a) Valorização da experiência extraescolar. b) Incentivo à educação inclusiva e tecnológica. c) Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

Qual o objetivo da instituição da disciplina educação Moral e Cívica durante a ditadura militar?

Essa disciplina pretendia orientar os brasileiros segundo os preceitos de moralidade e civismo propostos pelo Regime Militar (1964-1985).

Qual a importância do BNCC?

A BNCC tem como objetivo central garantir que todos os estudantes – de norte a sul do país, de escolas públicas e privadas – aprendam um conjunto essencial de conhecimentos e habilidades comuns.

Qual a importância de se ter conhecimento dos documentos que norteiam a educação?

Os documentos internos escolar permitem a compreensão do caminho das ações, da organização do trabalho pedagógico e a importância da participação coletiva e democrática tanto dos profissionais quanto da sociedade.

Quais direitos emanados pela Constituição Federal Exigia-se que fossem contemplados na LDB de 1996?

Quais direitos emanados pela Constituição Federal exigiase que fossem contemplados na LDB de 1996? a ) O direito à formação superior gratuita para as classes menos favorecidas. b ) O direito de ir e vir de todos os cidadãos brasileiros. c ) O direito à merenda escolar em todas as etapas da escolarização.

Quais as diretrizes da Bncc?

Quais são as 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular?

  1. Conhecimento. …
  2. Pensamento científico, crítico e criativo. …
  3. Repertório cultural. …
  4. Comunicação. …
  5. Cultura digital. …
  6. Trabalho e projeto de vida. …
  7. Argumentação. …
  8. Autoconhecimento e autocuidado.

Quais são os princípios das Diretrizes curriculares?

Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, estão contemplados os Fundamentos Norteadores, que priorizam os Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum; os Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do exercício da criticidade e do …

Quais são os princípios que baseiam o ensino Constituição Federal?

I – erradicação do analfabetismo; II – universalização do atendimento escolar; III – melhoria da qualidade do ensino; IV – formação para o trabalho; V – promoção humanística, científica e tecnológica do País.

São objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva exceto Escolha uma?

(REIS & REIS) São objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Pers- pectiva da Educação Inclusiva, exceto: a) Segregação social. b) Atendimento educacional especializado. c) Participação da família e da comunidade. d) Articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.