O que é veia parva?

Qual é a veia parva?

A veia safena parva (VSP) é a primeira veia superficial importante no membro inferior, e a veia axial ou ciática (a primeira veia do sistema venoso profundo) aparece de um esboço dela, antecedendo, inclusive, a aparição da veia safena magna (VSM).

Onde se localiza a veia safena parva?

A veia safena parva, pequena safena ou safena externa origina-se no pé e estende-se posteriormente ao longo da perna para terminar no joelho, onde habitualmente tributa na veia poplítea.

Qual a função da veia safena parva?

Ela é uma das responsáveis por levar o sangue dos pés, pernas e coxas de volta ao coração. Essa veia se forma ao nível do tornozelo e percorre toda a perna pela face medial (“parte de dentro da perna”) e termina ao nível da virilha, onde ela desemboca na veia femoral, a principal e maior veia dos membros inferiores.

O que significa insuficiência da safena parva?

Significa apenas que sua safena apresenta uma pequena parte com “defeito”, que na maioria das vezes não precisa de qualquer tratamento. Se avaliarmos 100 pessoas, uma boa parte apresenta essa mesma alteração ao exame de duplex scan e não tem qualquer sintoma. Ou seja, achado de exame complementar.

O que é região poplítea?

A veia poplítea tem uma trajetória ao lado da artéria poplítea e carrega sangue da articulação do joelho e músculos na coxa e da porção posterior da panturrilha em direção ao coração.

Qual é a principal veia da perna?

Assim, como o próprio nome diz, a Veia Safena Magna é a mais extensa veia do sistema venoso superficial. Quando se fala em Safena, geralmente, é dela que estamos falando. Ela nasce lá no dedão do pé e sobe por dentro da perna e coxa e termina na virilha onde deságua na veia femoral.

O que a veia safena pode causar?

A safena doente pode ser responsável pela sobrecarga de veias saudáveis, transformando-as em veias varicosas (dilatadas, tortuosas e sem função). A não retirada de uma safena doente pode acarretar em piora da doença venosa (Varizes) com o tempo (causando edema, dor, queimação e varizes).

Quais os sintomas de problemas na veia safena?

Habitualmente as pessoas que apresentam algum problema nas veias safenas desenvolvem os sintomas clássicos: dores e inchaço nas pernas. Além disso, elas podem estar dilatadas e serem identificadas pelo especialista durante a consulta médica.

Qual a origem da veia safena parva?

A veia safena parva começa na junção da veia digital dorsal do quinto pododáctilo com o arco venoso dorsal, passa ao longo da face lateral do pé, junto com o nervo sural e ascende ao longo da face lateral do tendão calcâneo (Aquiles).

Qual o perigo da safena entupida?

Riscos da cirurgia para retirar a safena Trombose nas pernas; Hematoma; Lesão de nervos próximos à veia safena; Embolia pulmonar.

Porque a veia safena fica doente?

Entretanto, estas veias podem dilatar e deixar de conduzir o sangue no sentido correto, é o que chamamos de refluxo nas veias safenas. As consequências disso são a possibilidade de outras veias ficarem sobrecarregadas e desenvolverem outras varizes ou provocarem sintomas como edema (inchaço) e dores nas pernas.

Onde fica localizada a veia poplítea?

A veia poplítea tem uma trajetória ao lado da artéria poplítea e carrega sangue da articulação do joelho e músculos na coxa e da porção posterior da panturrilha em direção ao coração.

O que pode ser dor na poplítea?

Geralmente as dores na região poplítea (atrás do joelho) pode estar relacionado com cisto poplíteo, mas também pode ser relacionado com compressão do nervo ciático, porém, quando você caminha não relata piora e sim melhora.

Qual a veia da perna que vai para o coração?

A ponte de safena, também conhecida por bypass cardíaco ou revascularização do miocárdio, é um tipo de cirurgia cardíaca no qual um pedaço da veia safena da perna e colocado no coração, para transportar sangue desde a aorta até ao músculo cardíaco.