Qual a finalidade da punção venosa periférica?
Fornecer via de acesso venoso para a administração de sangue e hemoderivados, líquidos, eletrólitos, contrastes, nutrientes e medicamentos; • Coletar sangue.
Como é feito uma punção venosa?
Inserir o cateter na veia com a mão dominante com o bisel da agulha voltado para cima, em ângulo de 30º, 1 cm abaixo do local da punção. Após a verificação do refluxo sanguíneo, pedir para o paciente abrir a mão, introduzir delicadamente o corpo do cateter e retirar o mandril (cateter sobre agulha). Soltar o garrote.
O que é uma veia periférica?
Circulação periférica: o que é Circulação periférica é aquela que acontece em partes específicas do corpo como pernas, braços e abdômen. É isso que a diferencia da circulação geral, aquela que percorre todo o corpo humano, incluindo a região da cabeça.
Quais são os tipos de punção venosa?
As punções variam de acordo com a sua finalidade. – PUNÇÃO VENOSA – superficial (subcutâneo) ou profunda (centrais). – PUNÇÃO BIÓPSIA – hepática, pulmonar, renal, pericárdica, miocárdica, prostática…
Qual a finalidade de um acesso venoso?
O acesso venoso central é definido como colocação de um cateter com a sua extremidade posicionada na veia cava superior ou no átrio direito. Os CVC possuem diversas funções no manejo do paciente em estado crítico, tanto para diagnósticos quanto para tratamentos especializados: Monitorização hemodinâmica.
Quem faz a punção venosa?
A punção venosa é um procedimento realizado na necessidade de coleta sanguínea e para administrar medicações ou soluções por via endovenosa no paciente, seja para hidratação, tratamento ou profilaxia. Esse procedimento é realizado por técnicos de enfermagem e enfermeiros.
Quais locais evitar punção venosa?
São eles: área central do calcanhar, dedos de crianças menores de um ano de idade, locais edemaciados ou previamente puncionados, dedos de um mesmo lado de uma mastectomia.
Qual a melhor veia para puncionar?
Qual a melhor veia para coleta de sangue? A principal veia para a coleta de sangue venoso é a fossa antecubital. Caso não esteja aparente, o profissional terá de procurar por outra veia, pedindo para o paciente abaixar um pouco o braço e fechar a mão, deixando as veias basílica e cefálica mais aparentes.
Quais as complicações da terapia intravenosa periférica?
Entre as principais complicações predominam-se os hematomas, infiltrações, extravasamento, oclusão, infecção local, trombose e flebite.
Qual veia do braço e fatal?
Veia femoral
Veia femoral leva ao coração todo o sangue que sai da perna, diz médico. Ferimento profundo pode matar uma pessoa em até 20 minutos.
O que é Jelco e Scalp?
Jelco e scalp são dois dos materiais mais utilizados em hospitais nos procedimentos de acesso venoso periférico. A técnica consiste na introdução de um dispositivo em uma veia periférica com o objetivo de tirar uma amostra de sangue, administrar drogas via endovenosa ou realizar reposição volêmica e de hemoderivados.
Para que serve o acesso central?
O acesso venoso central (AVeC) envolve um cateter de grosso calibre inserido em uma veia no pescoço, na parte superior do tórax ou na área da virilha (femoral) para administrar fármacos que não podem ser administradas por boca ou por acesso venoso convencional (cânula ou tubo em veia do braço).
Quanto tempo o paciente pode ficar com acesso venoso?
Além disso, os pesquisadores constataram outro fator preocupante, um período de permanência de duas a 216 horas do acesso venoso, sendo que o período ideal de manutenção do cateter recomendado pelo Center for Diseases Control and Prevention (2005) está entre 72 e 96 horas.
Quem pode puncionar acesso venoso periférico?
Portanto, a determinação do local de punção deve ser realizada pelo Enfermeiro após avaliação clínica do paciente e condições de acesso venoso, podendo o procedimento ser delegado para os membros da equipe de enfermagem.
Comentários