O que é uma planta Autógama?

Quais são as plantas autógamas?

As plantas autógamas são caracterizadas pela homozigose. Uma população de plantas autógamas é representada por uma ou várias linhas puras (vide capítulo 7). Como exemplos de espécies autógamas podem citar: arroz, aveia, cevada, feijão, fumo, soja, tomate, trigo.

Qual a diferença entre plantas autógamas e alógamas?

As populações alógamas transmitem seus alelos às gerações seguintes, enquanto que as populações autógamas transferem seus genótipos integralmente fixando-os em gerações avançadas de autofecundações naturais sucessivas. No melhoramento genético dessas populações são aplicados procedimentos distintos.

O que é reprodução mista?

Nesse tipo de reprodução, um indivíduo se fragmenta, parte-se ou se divide, dando lugar a um ou mais indivíduos com a mesma carga genética, a não ser que se produza uma mutação.

Qual o objetivo do melhoramento de plantas autógamas?

No melhoramento de plantas autógamas, o principal conceito que devemos entender é o de LINHAS PURAS. A maioria das cultivares de espécies autógamas é formada por linhas puras e o objetivo geral do melhoramento de autógamas é obter LINHAS PURAS SUPERIORES.

Quais as principais características das espécies autógamas?

Espécies autógamas são aquelas nas quais a reprodução natural dos indivíduos se dá predominantemente ( > 95% dos cruzamentos) por autofecundação. É comum em plantas hermafrodias, ou seja, aquelas que possuem tanto órgãos reprodutivos masculinos quanto femininos na mesma flor.

Quais são os tipos de Autoincompatibilidade?

Autoincompatibilidade homomórfica

  • Autoincompatibilidade gametofítica.
  • Autoincompatibilidade esporofítica.
  • Genética da autoincompatibilidade heteromórfica.
  • Autoincompatibilidade reversa.
  • Autoincompatibilidade crítica.
  • A protrusão como mecanismo de autoincompatibilidade e sua base genética.

O que são plantas Alógamas e dê exemplos?

Plantas alógamas são plantas que fazem, preferencialmente, polinização cruzada. … Neste caso, a fertilização acontece quando o pólen de uma planta fertiliza o estigma da flor de outra planta. As espécies alógamas são caracterizadas pela heterozigose, apresentando heterose e endogamia.

Qual a diferença entre Autogamia e alogamia?

Alogamia significa uma reprodução em que inclui-se dois gametas advindos de seres com sexo opostos, como por exemplo a reprodução humana, que para gerar um novo ser é necessário que haja a junção do espermatozóide (gameta masculino) e o óvulo (gameta feminino). O oposto da alogamia é autogamia.

Quais são os seres vivos assexuados?

Espécies de animais que se reproduzem sozinhas

  • Bicho-pau australiano. O bicho-pau australiano é um perfeito exemplo de animais que se reproduzem sozinhos, por mais que exista uma grande quantidade de indivíduos de ambos os sexos em seu habitat. …
  • Cobras. …
  • Peixe-serra. …
  • Lagartos.

29 de mar. de 2018

Quais as características das espécies Autógamas?

Espécies autógamas são aquelas nas quais a reprodução natural dos indivíduos se dá predominantemente ( > 95% dos cruzamentos) por autofecundação. É comum em plantas hermafrodias, ou seja, aquelas que possuem tanto órgãos reprodutivos masculinos quanto femininos na mesma flor.

O que é o melhoramento de plantas?

O melhoramento de plantas engloba todas as técnicas, os métodos, as es- tratégias ou os recursos utilizados para que algum progresso seja incorpo- rado a uma espécie vegetal.

Quais são os principais métodos de melhoramento de plantas?

Método da População (Bulk); Método do Genealógico (Pedigree); Método do SSD (descendente de uma única semente); Método do Retrocruzamento (caracteres qualitativos). do programa de melhoramento é reunir em um único indivíduo – linhagem – os alelos desejáveis que se encontram em linhagens distintas.

Quais as principais características genéticas dos híbridos?

Os animais híbridos são seres oriundos do cruzamento genético entre espécies diferentes, porém do mesmo gênero, ou seja, ocorre quando dois animais distintos cruzam e surge um novo animal, geralmente estéril, devido aos seus genes incompatíveis: o animal híbrido.

O que caracteriza uma planta Autógama quais os mecanismos que favorecem a Autogamia?

Plantas autógamas ou de autofecundação são aquelas em que o polinizador (androceu ou pólen) é produzido na mesma planta que o gameta receptor (gineceu ou óvulo) e não existe auto-incompatibilidade entre estes. Nestas plantas pode ocorrer a fecundação cruzada, no entanto esta taxa não passa de 5%.