O que é uma partícula Apassivadora?

Que é partícula Apassivadora?

f) Partícula apassivadora: acompanha verbo transitivo direto e serve para indicar que a frase está na voz passiva sintética. Para comprovar, pode-se colocar a frase na voz passiva analítica, como está feito abaixo. … Neste caso, caso seja feita a tentativa, não é possível pôr a oração na voz passiva analítica.

Quando se é Apassivador?

O pronome apassivador segue um VTD (verbo transitivo direto) que esteja na 3ª (terceira) pessoa. Exemplos: Vendem-se casas. Os livros que se extraviaram, foram restaurados.

Qual a diferença entre partícula Apassivadora e índice de indeterminação?

Partícula apassivadora e índice de indeterminação do sujeito o índice de indeterminação do sujeito ocorrerá na junção do “se” com verbo intransitivo, transitivo indireto ou um verbo de ligação; a partícula apassivadora “se” será combinada com um verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto.

O que é a partícula se?

A partícula se pode aparecer na frase como: • Partícula apassivadora: Forma a voz passiva sintética (ou pronominal), juntando- se a verbos transitivos diretos. O verbo concorda com o sujeito. Exemplos: Vende-se casa.

O que é uma partícula expletiva?

As partículas expletivas, ou de realce, são aquelas que não possuem nenhuma função gramatical no interior das orações. Observe as frases a seguir: Nós é que nos divertimos de verdade.

Como identificar um verbo transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

Como identificar um pronome Apassivador?

A Partícula Apassivadora é a forma de utilizar o pronome “se” com o verbo na voz passiva, ou seja, recebendo a ação em vez de praticá-la. Obrigatoriamente ela existe mediante a seguinte construção: Partícula Apassivadora = pronome apassivador “se” + verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto.

O que é objeto indireto exemplos?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

Como saber se o se é índice de indeterminação do sujeito?

Maneiras práticas para reconhecer o Índice de Indeterminação do Sujeito:

  1. Quando o “se” for Índice de Indeterminação do Sujeito, o verbo ficará sempre na 3ª pessoa do singular;
  2. A partícula “se” só recebe essa classificação se os verbos forem intransitivos, transitivos indiretos e de ligação;

Qual a diferença entre o objeto direto e indireto?

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas.

Como classificar a partícula se?

A classificação do “se” enquanto pronome subdivide-se em: pronome apassivador ou partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito ou pronome indefinido, parte integrante do verbo, pronome reflexivo, pronome reflexivo recíproco e partícula de realce ou expletiva.

Qual a função do pronome SE?

O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o “um”. Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.

O que é partícula expletiva exemplos?

Uma partícula/expressão expletiva (ou de realce) tem o papel de realçar ou enfatizar um vocábulo ou um segmento da frase. Ela nunca exerce função sintática. Pode ser retirada da frase sem prejuízo sintático ou semântico.

Que palavra expletiva?

Palavra ou expressão redundante ou desnecessária, mas que dá ênfase, força, graça, etc.