Qual o objetivo de uma oficina?
O objetivo da oficina é proporcionar espaço para a expressividade, a criatividade e o uso da arte como elemento de inclusão, da colaboração para a construção de uma cultura de paz, de garantia da cidadania, trabalhando em grupo e somando experiências como um importante veículo de crescimento pessoal.
O que é uma oficina?
A oficina é uma metodologia de trabalho que prevê a formação coletiva. Ela prevê momentos de interação e troca de saberes a partir da uma horizontalidade na construção do saber inacabado.
Como fazer uma oficina de trabalho?
A oficina deve ser dinâmica, prazerosa e envolvente, com atividades que contemplem dos mais tímidos aos mais falantes….As estratégias devem atender aos seguintes passos:
- Apresentação do grupo e do tema.
- Sensibilização.
- Provocação.
- Atividades do grupo – Produção.
- Apresentação das atividades.
- Comentários.
- Síntese / Avaliação.
13 de set. de 2008
Como descrever uma oficina?
Oficinas são momentos de produção de conhecimentos, que partem de uma realidade, fato concreto que são discutidos, e o conhecimento produzido é transferido para essa realidade com o objetivo de transformá-la (VIEIRA; VALQUIND, 2002).
Qual o objetivo das oficinas pedagógicas?
São roteiros de estudo e reflexão sobre o ensino da leitura e da escrita, para serem realizados presencialmente com grupos de professores.
O que é uma oficina temática?
As oficinas temáticas são continuamente utilizadas no ensino de Química. São instrumentos que possibilitam a construção de ambientes de investigação em sala de aula, a fim de romper com o ensino tradicional e proporcionar a significação dos conceitos estudados.
Qual a diferença de curso e oficina?
Uma oficina tem uma carga horária pequena, que pode variar entre 2 horas e 6 horas. … Já um curso maior costuma ter uma carga horária igual ou superior a 40 horas.
Qual a diferença de palestra e oficina?
As duas formas são válidas e entre elas há diversas variações, a depender do tema, do estilo do público e do palestrante. Já as oficinas são extremamente participativas. Estão alicerçadas na ideia de construção coletiva de saberes.
O que é uma oficina didática?
A utilização de oficinas didáticas em sala de aula é um método eficiente, que pode auxiliar o aluno no processo de aprendizagem, interligando teoria e prática motora. … Demonstrando a importância de atividades práticas para o processo crítico e reflexivo dos alunos.
Como avaliar uma oficina?
- 1) Com relação a satisfação geral das atividades. …
- 2) Com relação a linguagem e abordagem geral das atividades. …
- 3) Com relação a postura dos ministrantes, pontualidade e organização da oficina. …
- 4) Com relação a dúvidas, dicas, e conhecimento do tema (dos ministrantes). …
- 5) Com relação ao seu conhecimento do tema.
O que é uma oficina escolar?
São roteiros de estudo e reflexão sobre o ensino da leitura e da escrita, para serem realizados presencialmente com grupos de professores.
Quais as principais características das oficinas pedagógicas?
Além disso, as oficinas pedagógicas devem ser um espaço de diálogo e um momento de aprendizagem ativa, que acolhe e incentiva a participação de todos os estudantes. Dessa forma, exercita-se o protagonismo e a autonomia no processo de aprendizagem.
Qual a importância das oficinas pedagógicas na educação infantil?
Nesse sentido, as oficinas pedagógicas são estratégias didáticas que possibilitam os alunos em formação articularem a teoria e a prática e terem contato direto com o público infantil, além de promoverem situações de experiências significativas e espaço de aprendizagem para as crianças.
O que é uma oficina pedagógica?
São roteiros de estudo e reflexão sobre o ensino da leitura e da escrita, para serem realizados presencialmente com grupos de professores.
Comentários