O que é uma oficina de trabalho?

Qual o objetivo de uma oficina?

O objetivo da oficina é proporcionar espaço para a expressividade, a criatividade e o uso da arte como elemento de inclusão, da colaboração para a construção de uma cultura de paz, de garantia da cidadania, trabalhando em grupo e somando experiências como um importante veículo de crescimento pessoal.

O que é uma oficina?

A oficina é uma metodologia de trabalho que prevê a formação coletiva. Ela prevê momentos de interação e troca de saberes a partir da uma horizontalidade na construção do saber inacabado.

Como fazer uma oficina de trabalho?

A oficina deve ser dinâmica, prazerosa e envolvente, com atividades que contemplem dos mais tímidos aos mais falantes….As estratégias devem atender aos seguintes passos:

  1. Apresentação do grupo e do tema.
  2. Sensibilização.
  3. Provocação.
  4. Atividades do grupo – Produção.
  5. Apresentação das atividades.
  6. Comentários.
  7. Síntese / Avaliação.

13 de set. de 2008

Como descrever uma oficina?

Oficinas são momentos de produção de conhecimentos, que partem de uma realidade, fato concreto que são discutidos, e o conhecimento produzido é transferido para essa realidade com o objetivo de transformá-la (VIEIRA; VALQUIND, 2002).

Qual o objetivo das oficinas pedagógicas?

São roteiros de estudo e reflexão sobre o ensino da leitura e da escrita, para serem realizados presencialmente com grupos de professores.

O que é uma oficina temática?

As oficinas temáticas são continuamente utilizadas no ensino de Química. São instrumentos que possibilitam a construção de ambientes de investigação em sala de aula, a fim de romper com o ensino tradicional e proporcionar a significação dos conceitos estudados.

Qual a diferença de curso e oficina?

Uma oficina tem uma carga horária pequena, que pode variar entre 2 horas e 6 horas. … Já um curso maior costuma ter uma carga horária igual ou superior a 40 horas.

Qual a diferença de palestra e oficina?

As duas formas são válidas e entre elas há diversas variações, a depender do tema, do estilo do público e do palestrante. Já as oficinas são extremamente participativas. Estão alicerçadas na ideia de construção coletiva de saberes.

O que é uma oficina didática?

A utilização de oficinas didáticas em sala de aula é um método eficiente, que pode auxiliar o aluno no processo de aprendizagem, interligando teoria e prática motora. … Demonstrando a importância de atividades práticas para o processo crítico e reflexivo dos alunos.

Como avaliar uma oficina?

  1. 1) Com relação a satisfação geral das atividades. …
  2. 2) Com relação a linguagem e abordagem geral das atividades. …
  3. 3) Com relação a postura dos ministrantes, pontualidade e organização da oficina. …
  4. 4) Com relação a dúvidas, dicas, e conhecimento do tema (dos ministrantes). …
  5. 5) Com relação ao seu conhecimento do tema.

O que é uma oficina escolar?

São roteiros de estudo e reflexão sobre o ensino da leitura e da escrita, para serem realizados presencialmente com grupos de professores.

Quais as principais características das oficinas pedagógicas?

Além disso, as oficinas pedagógicas devem ser um espaço de diálogo e um momento de aprendizagem ativa, que acolhe e incentiva a participação de todos os estudantes. Dessa forma, exercita-se o protagonismo e a autonomia no processo de aprendizagem.

Qual a importância das oficinas pedagógicas na educação infantil?

Nesse sentido, as oficinas pedagógicas são estratégias didáticas que possibilitam os alunos em formação articularem a teoria e a prática e terem contato direto com o público infantil, além de promoverem situações de experiências significativas e espaço de aprendizagem para as crianças.

O que é uma oficina pedagógica?

São roteiros de estudo e reflexão sobre o ensino da leitura e da escrita, para serem realizados presencialmente com grupos de professores.