O que é uma equipotencialização?

Qual a definição de equipotencialização?

Equipotencializar significa adaptar sistemas elétricos – e também demais estruturas e massas metálicas – para evitar que gerem descargas elétricas inesperadas e indesejáveis. O objetivo é fazer com que o potencial elétrico em diferentes sistemas, máquinas estruturas, etc. sejam igualados ou equivalentes.

Onde se aplica a equipotencialização?

A equipotencialização é usada como forma de proteção elétrica de equipamentos e principalmente de pessoas, evitando que, em caso de uma falha em um equipamento elétrico ele não venha a causar choque elétrico em um indivíduo que inadvertidamente toque-o, pois o condutor de equipotencialização, também conhecido como …

O que é equipotencialização nr10?

Equipotencializar é ajustar os sistemas elétricos para evitar descargas elétricas inesperadas. … Diferente do aterramento, onde os elementos condutores obrigatoriamente precisam ter contato direto com a terra, a equipotencialização não envolve a ligação direta com a terra.

Qual é a diferença entre aterramento e equipotencialização?

Aterramento: ligação elétrica intencional e de baixa impedância com a terra. … Ligação equipotencial: ligação elétrica que coloca massas e elementos condutores praticamente no mesmo potencial.

O que são barreiras ou invólucros?

Invólucro: elemento que assegura proteção de um equipamento contra determinadas influências externas e proteção contra contatos diretos em qualquer direção. Barreira: elemento que assegura proteção contra contatos diretos, em todas as direções habituais de acesso.

Qual o principal objetivo de uma equipotencialização em um SPDA?

O objetivo de um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) é conduzir correntes de altíssima intensidade, de forma segura, até o sistema de aterramento.

Para que serve a caixa de equipotencialização?

A Caixa de Equalização/Equipotencialização é utilizada para fazer o aterramento dos equipamentos no edificio, seu uso é interno.

Qual a diferença do aterramento?

A diferença entre os tipos de aterramento, consiste nas ligações dos condutores neutro e terra entre o equipamento considerado e o transformador que está localizado em via pública. O neutro é um condutor fornecido pela concessionária de energia elétrica, pelo qual há o retorno da corrente elétrica.

Qual função do aterramento temporário e equipotencialização das fases de um sistema elétrico?

Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos. … A proteção por aterramento é a união de todas as partes que não fazem parte do circuito, mas que, devido a ocorrências de falhas de isolação, poderão tornar-se condutoras com a terra.

O que é o significado de invólucro?

Significado de Invólucro substantivo masculino O que tem capacidade ou é usado para cobrir e envolver algo; Envoltório. e. [Botânica] Conjunto de brácteas, dos órgãos foliáceos que estão reunidos ao redor da base de uma flor ou de uma inflorescência.

Quais os tipos de barreiras?

Veja quais os principais empecilhos.

  • Barreiras arquitetônicas. …
  • Barreiras de atitude. …
  • Barreiras sociais. …
  • Barreiras no transporte. …
  • Barreiras da comunicação.

20 de nov. de 2019

O que é equipotencialização SPDA?

A equipotencialização consiste basicamente da interligação entre partes metálicas das instalações e destas ao Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), direta ou indiretamente (através de Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) ou centelhadores de separação), envolvendo massas metálicas de …

O que é barramento de equipotencialização principal?

BEP é a abreviação de barramento de equipotencialização principal. Ele é a referência de terra de toda a instalação elétrica, hidráulica e de telecomunicações. É o primeiro barramento da edificação e fica normalmente próximo ao quadro geral de baixa tensão. Cada edificação deve possuir apenas um BEP.

Qual a função de um dispositivo de proteção a corrente diferencial residual?

O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.